Buscar

AV LITERATURA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701307241)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Apresente duas características de cada modalidade de cantiga trovadoresca.
		
	
Resposta: Cantiga de amigo: voz feminina, amor espiritualizado; Cantiga de amor: Sofrimento do trovador por amar uma Dama da Corte, enaltecimento dessa Dama.
	
Gabarito: O aluno pode indicar as seguintes características: Cantigas de Amor: amor espiritualizado; coyta amorosa; vassalagem amorosa; relação hierárquica entre o eu lírico e a Dama da Corte; amor cortês. Cantigas de Amigo: eu lírico feminino; temas domésticos ou campesinos; lamento da mulher abandonada pelo amado; confidências amorosas do eu lírico feminino à mãe, a uma amiga ou à natureza; elementos naturais como ondas do mar e árvores; amor físico. Cantigas de Escárnio e Maldizer: críticas e sátiras a comportamentos medievais inadequados; ambiguidade e ironia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701303699)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Elabore um texto, entre 3 e 5 linhas, no qual sejam apresentadas propostas ideológicas do Arcadismo.
		
	
Resposta: O Arcardismo celebrava um modo ideológico e estético de representação que aludia à simplicidade, ao equilibrio e à harmonia, também presentes no Classicismo. Existia uma repulsa aos excessos e rebuscamento da expressão barroca e também do estilo de vida da aristocracia e do clero, considerados decadentes, num momento em que a burguesia ganhava força em várias esferas.
	
Gabarito: O aluno pode dissertar sobre carpe diem, fugere urbem, bucolismo, pastoralismo, elogio da vida simples etc.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701187589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que define a expressão "coita amorosa".
		
	
	Alegria e júbilo do trovador por amar uma Dama da Corte.
	
	Sentimento abstrato do rei pelo povo.
	
	Amor carnal.
	
	Amor espiritualizado.
	 
	Sofrimento do trovador por amar uma Dama da Corte.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701288986)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A obra de Gil Vicente tem como pano de fundo um período importante da história de Portugal, o século XVI, época das grandes navegações e do Humanismo. Sobre as inovações dramatúrgicas do teatro de Gil Vicente, podemos afirmar que:
		
	
	Seu teatro faz críticas severas a uma sociedade que experimenta uma modificação profunda e ainda não sabe como reorganizar os seus valores, poupando, apenas o campesinato, por reconhecer a vida miserável, à qual esse grupo estava submetido.
	
	As ações do drama vicentino representavam o choque entre os valores humanistas e medievais e a desorganização social.
	
	O desejo de ascensão social é muito criticado nas personagens, pois demonstraria um caráter questionável e uma postura ambiciosa, egoísta e, muitas vezes, corrupta.
	
	A população de Lisboa aumentou e uma diversidade de tipos sociais, advindos de várias regiões do país, serviu de matéria para a obra vicentina.
	 
	Uma das críticas principais de Gil Vicente se referia ao desprezo pelo trabalho braçal, em decorrência do lucro fácil trazido pelas navegações; tal crítica é muito clara no Auto da Barca do Inverno, que de acordo com um dos personagens pelejar e roubar era o objetivo de todos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701289036)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa que não se constitui uma característica do lirismo de Luis de Camões:
		
	
	O lirismo tradicional camoniano dialoga com as produções medievais, especialmente em seus aspectos populares, como o emprego da medida velha e de temáticas relacionadas à vida no campo
	
	O jogo de ideias antitéticas presentes na poética camoniana já anunciaria uma sensibilidade conceptualista, que desabrocharia com força na poesia barroca.
	 
	A temática do paradoxo amoroso e da contradição entre o desejo e o amor, próprias da poesia renascentista, são influências da poesia de Sá de Miranda.
	
	A temática da lírica erudita camoniana versa sobre questões filosóficas e existenciais e revela um pensamento complexo e tenso.
	
	A forma poética medieval, em sua clave popular, tensiona-se com a presença de um jogo intelectualizado de contraposição de ideias.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201701289056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A epopeia ganhou destaque na literatura classicista e, em Portugal, ia ao encontro da urgência de cantar as grandes conquistas vividas pelo país na era moderna. Camões criou uma épica para esse tempo moderno português, Os Lusíadas. Sobre esta epopeia, podemos afirmar:
		
	
	A presença categórica e única da visão de mundo humanista, deixando para trás os valores medievais.
	
	Os processos de expansão marítima não foram aludidos pela epopeia camoniana.
	 
	A dialética entre o imaginário medieval e a visão de mundo humanista vem à tona no poema, apresentando-se como uma característica marcante de Os Lusíadas.
	
	A inserção da personagem de ¿O velho do restelo¿ na narrativa é uma herança da Antiguidade Clássica, importante, trazida por Camões à épica, pois apresenta uma visão relativa do acontecimento histórico celebrado na epopeia, como faziam os gregos.
	
	O divino e o humano são expressos de maneira pacífica, pois esta era a visão do novo homem que emergia.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201701289070)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os sermões do Padre António Vieira foram instrumentos expressivos de sua reflexão sobre questões de seu tempo. A obra de Vieira esteve afinada com o estilo da linguagem de sua época, em que a habilidade do artista e o domínio das convenções poéticas convergiam para um elemento importante da expressão barroca: o discurso engenhoso. Sobre o discurso engenhoso na obra de Vieira, é correto afirmar:
		
	
	O estilo adotado para a construção do discurso engenhoso, por Vieira, é claramente o cultista.
	
	O alvo das críticas de Vieira ao conceptismo está no uso de proporções contrastantes obtidas pelo emprego de antíteses, responsável pelo sermão em xadrez de palavras.
	
	Apesar de sua aderência aos princípios da agudeza, típicos do universo artístico barroco, a parenética em Vieira sustenta-se em uma linguagem herdada da Antiguidade Clássica.
	
	Há, nos sermões, uma oposição profunda ao conceptismo, visto por Vieira como um discurso fútil, manipulador e nocivo.
	 
	A expressão da agudez em seus sermões é organizada por elementos como o esforço de criação de cadeias de imagens correspondentes, o uso da hipérbole e as imagens representadas com precisão.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201701289090)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o Iluminismo português, é fundada, em 1756, uma associação literária nos moldes das que já se uniam sob a égide da expressão arcádica, em um movimento iniciado pela Arcádia Romana, criada décadas antes. Tratava-se da Arcádia Lusitana, cujo lema era Inutilia Truncat, ou seja, eliminar o inútil. Tal lema apontava para a exigência de uma arte despida do que se percebia como os excessos do barroco. A respeito do Arcadismo em Portugal é incorreto afirmar:
		
	
	A repulsa aos excessos e ao rebuscamento da expressão barroca ia ao encontro da crescente repulsa ao estilo de vida da aristocracia e do clero, vistos como decadentes, em um momento no qual a burguesia ganhava força nas esferas social, econômica, política e cultural.
	
	Os escritores árcades valeram-se de traços do movimento classicista quinhentista.
	
	A percepção clássica da Natureza como um locus amoenus, ou seja, como um espaço de acolhimento contraposto ao espaço urbano repleto de vícios e ilusões, é difundida.
	 
	Segundo Nicolas Boileau, o processo de construção do texto literário árcade prevê dois momento, um deles seria a organização do poema, a partir da subjetividade e da liberdade do poeta, em relação ao tema e o planejamento de sua estrutura, respectivamente.
	
	O Arcadismo celebrava um modo ideológico e estético de representaçãoque aludia à simplicidade, ao equilíbrio e à harmonia, já visitados pelo Classicismo do século XVI, identificava uma postura contrária aos exageros presentes nos modos de viver do clero e da nobreza.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201701683113)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual poeta é identificado como sendo o fundador da modernidade poética portuguesa?
		
	
	Gregório de Mattos
	
	Luís de Camões
	
	Fernando Pessoa
	
	Antero de Quental
	 
	Cesário Verde
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201701187135)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Neo-Realismo é um movimento que ainda provoca grandes estudos, devido ao período em que surgiu: entre 1940 e 1970 e a tredição de mudanças sociais pela literatura de combate. As duas vertentes de ficção desse período são a objetividade e a reconstrução social. O desejo de fazer literatura com herois pé-fabricados é substituído por personagens:
		
	 
	humildes e injustiçados
	
	anti-líricos e complexos
	
	planos e simples.
	
	nobres e clássicos
	
	intimistas e líricos

Outros materiais