A situação política portuguesa, que desaguou no ‘25 de abril’, criou possibilidades para que Portugal se recontasse”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STEINBERG, Vivian. Literatura estrangeira em língua portuguesa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 245.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Literatura estrangeira em língua portuguesa sobre a literatura portuguesa na segunda metade do século XX, assinale a alternativa correta:
ACom o fim da ditadura salazarista, a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974, motivou o aparecimento de uma literatura crítica ao regime.
BA literatura produzida durante as guerras coloniais motivou uma escrita contrária à perspectiva dos militares que promoveram o “25 de abril”.
CEscritores como António Lobo Antunes endossavam uma ideologia com perspectiva valorativa de um discurso mítico, de ordem colonialista.
DAo relacionar o neorrealismo e a atualidade, José Saramago abdica de questões como a identidade nacional portuguesa e a internacionalização.
EOs romances de Saramago e Lobo Antunes produzem uma cisão entre literatura, história e memória, afastando a arte de questões sociais.
jocilane felizardo dimantino
há 8 meses
Um livro didático inclui, em suas atividades de interpretação de texto, uma entrevista, a descrição de um folheto turístico, um poema de Carlos Drummond de Andrade e um fragmento de um romance de Clarice Lispector.
Assinale a alternativa que melhora representa essa seleção:
Múltipla Escolha:
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade