Buscar

ARTIGO AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AÇO INOXIDÁVEL DUPLEX
CARACTERÍSTICA: principal característica é a excelente resistência à corrosão em meios agressivos devido à sua habilidade em se passivar e permanecer no estado passivo em diversos meios aos quais é submetido; Devido ao efeito do refino de grão obtido pela estrutura austenítica-ferrítica e ao endurecimento por solução sólida, estes aços apresentam resistência mecânica superior aos aços inoxidáveis austeníticos e ferríticos. Sua desvantagem cita-se o processamento mais difícil e a baixa resistência à corrosão por pites.
APLICAÇÕES: Suas principais aplicações estão nas indústrias químicas, de óleo, gás, papel e celulose, aplicado principalmente em evaporadores, dutos, unidades de dessalinização e dessulfuração, equipamentos para destilação, tanques de condução e armazenamento de material corrosivo.
COMPOSIÇÕES: Conta com cromo (22%), níquel (5%), molibdênio(3%), nitrogênio (0,15%),carbono (0,02%), austenita e ferrita em sua composição. Um exemplo é o aço 2205.
PROPRIEDADES: Possui comportamento super plástico indicado pelas grandes deformações as quais pode ser sujeito sem a ocorrência de estricção em temperaturas próximas da metade da sua temperatura de fusão. Além da sua super plasticidade estão entre as propriedades mecânicas dos aços duplex a alta resistência a corrosão e a sua resistência mecânica superior a dos aços inoxidáveis comuns. Estes aços possuem limites de resistência à tração da ordem de 770 MPa, limite de escoamento próximo de 515 MPa, e alongamento em 50mm de 32% em média.
CUSTO: O custo total dos componentes é relativamente baixo em comparação com os aços austeníticos, devido principalmente aos seus baixos teores de níquel.
ALGUNS TIPOS: X2 CrNiMoSi 19 5 (DIN); UNS 532760; UNS S31200; G-X40 CrNiSi 27 4 (DIN).
Conclusão: O desenvolvimento dos aços inoxidáveis dúplex vem contribuindo para a solução de problemas de corrosão verificados na indústria. A alta resistência mecânica e a dilatação térmica próxima à dos aços carbono colocam os dúplex em posição privilegiada do ponto de vista de projeto, pois permitem a utilização de equipamentos mais leves, mais seguros, isento de manutenções, além de propiciarem aumento da vida útil.

Outros materiais