Buscar

A sociabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sociabilidade
- Sociedade significa a interação entre indivíduos. Essa interação surge de determinados impulsos ou da busca de certas finalidades.
- O ser humano exerce efeito sobre os demais e também sofre efeitos por partes deles.
- São fatores da sociação apenas quando transformam a mera agregação isolada dos indivíduos em determinadas formas de interação, na qual os indivíduos, em razão de seus interesses, se desenvolvem conjuntamente em direção a uma unidade, no seio da qual esses interesses se realizam.
- De acordo com nossos propósitos, os interesses se liberam do serviço à vida que os havia gerado, tornam-se autônomos.
- O que é autenticamente social é aquele ser que com os conteúdos ou interesses materiais experimentam uma forma, por meio de impulsos ou finalidades. Essas formas adquirem então, por si mesmas, uma vida própria, um exercício livre de todos os conteúdos materiais; esse é o fenômeno da sociabilidade.
- Todas as formas de sociação são acompanhadas por um sentimento e por uma satisfação de estar socializado, pelo valor da formação da sociedade enquanto tal.
- O impulso da sociabilidade, em sua efetividade, se desvencilha das realidades da vida social e do mero processo de sociação como valor e como felicidade, e constitui assim a sociabilidade, em sentido rigoroso.
- A sociabilidade, mesmo a mais primitiva, quando assume qualquer sentido e consistência, dá grande valor à forma. A forma é a mútua determinação e interação dos elementos pelos quais se constrói uma unidade. Para a sociabilidade, a forma pura, a interação-relação interativa dos indivíduos, precisa ser acentuada com o máximo de força e eficácia.
- Quanto mais perfeita for a sociabilidade, mais ela adquire da realidade um papel simbólico, fornecendo um significado que o racionalismo busca somente nos conteúdos concretos.
- Sociedade significa, exatamente, convivência sociável, ou seja, uma sociedade mantida por alguma finalidade consciente.
- Sociabilidade é a forma lúcida da sociação, e à medida que não tem qualquer finalidade objetiva, conteúdo ou resultado, que estivesse fora do instante sociável, se apoiaria totalmente nas personalidades.
- Quando os interesses reais, em cooperação ou colisão, determinam a forma social, eles mesmos já cuidam para que o indivíduo não apresente sua especificidade, e singularidade, de modo tão limitado e autônomo.
- O sentido do tato tem um grande significado na sociedade, uma vez que leva à auto-regulação do indivíduo em sua relação com os outros, e num nível em que nenhum interesse egoísta, externo ou imediato, possa assumir a fincão reguladora.
- O homem é, como ser sociável, uma figura singular, que em nenhuma outra relação mostra-se tão perfeito.
- No momento em que o estar junto se apoia em um conteúdo e em uma finalidade objetiva, a sociabilidade não é mais o elemento central e formador, mas, no máximo, o princípio mais formalista superficial e mediador.
- Kant estabeleceu como princípio do direito que cada qual deveria ter sua medida de liberdade na coexistência com a liberdade do outro.
- Cada indivíduo deve garantir ao outro aquele máximo de valores sociáveis, compatível com o máximo de valores recebidos por esse indivíduo.
- A igualdade ressalta do que é inteiramente pessoal, do que é inteiramente material.

Continue navegando