Buscar

Positivismo - Maria Cristina Castilho Costa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Positivismo: uma primeira forma de pensamento social
- A primeira corrente de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira teoria a organizar alguns princípios a respeito do homem e da sociedade tentando explicá-los cientificamente.
- O positivismo derivou da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Essas leis seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza como um todo e do próprio universo.
- O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto à sua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exteriores aos homens; os outros, a questão humana.
- A própria sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organicismo.
- Foi intensa a atuação dos europeus sobre os demais continentes, no sentido de destruir suas formas tradicionais de vida e neles implantar os valores europeus. Essa nova forma de colonialismo se assentava na justificativa de que o europeu tinha, frente a essas sociedades, a obrigação moral de civilizá-las, subtraí-las ao atraso em que viviam.
- Para Darwin, os seres vivos se transformam continuamente tendo por finalidade seu aperfeiçoamento e a necessidade de garantir sua sobrevivência. Em consequência, os organismos tendem a se adaptar cada vez melhor ao ambiente, criando formas mais complexas e avançadas de existência que possibilitam, através da competição natural, a sobrevivência dos seres mais aptos e evoluídos.
- Darwinismo social é a crença de que as sociedades mudariam e evoluiriam num mesmo sentido, esse tipo de mudança garantiria a sobrevivência dos organismos (sociedades e indivíduos) mais fortes e mais evoluídos.
- Apesar do otimismo positivista em relação ao caráter apto e evoluído as sociedade europeia, o desenvolvimento industrial fazia emergir a todo o momento novos conflitos sociais. A essa questão, os primeiros pensadores sociais positivistas responderam com as ideias de ordem e progresso.
- Ordem é a integração e ajustamento dos elementos aos princípios reguladores do organismo social.
- Progresso é a transformação visando formas mais evoluídas de vida.
- Haveria dois tipos característicos de movimentos na sociedade. Um levaria à evolução, transformando as sociedades, segundo a lei universal, da mais simples a mais complexa. Outro procuraria ajustar todos os indivíduos às condições estabelecidas que garantissem o melhor funcionamento da sociedade.
- Os movimentos reivindicatórios deveriam ser contidos sempre que pusessem em risco a ordem estabelecida ou o funcionamento da sociedade, ou ainda quando inibissem o progresso, a passagem para estágios superiores da vida.
- Augusto Comte identificou na sociedade dois movimentos vitais: chamou de dinâmico o que representava a passagem para formas mais complexas de existência e de estático o responsável pela preservação dos elementos permanentes de toda organização social. Relacionava os dois de modo a privilegiar o estático sobre o dinâmico, a conservação sobre a mudança, para ele o progresso destinava-se a aperfeiçoar os elementos da ordem, e não destruí-la.
- O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Buscava justificar através de um método científico adequado, os padrões burgueses e industriais da organização social. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social.

Continue navegando