Buscar

AV hsitória do Brasil Colonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0515_AV_201601547994 » HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201601547994 - VICTOR GONÇALVES DE LIMA
	Professor:
	ALESSANDRA SILVEIRA BORGHETTI SOARES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0,5   Av. Parcial 2  Data: 23/11/2017 17:56:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201601697433)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fernando Novaes em seu texto sobre a crise do antigo sistema colonial afirma que O exclusivo metropolitano do comércio colonial consiste em suma na reserva do mercado das colônias para a metrópole, isto é, para a burguesia comercial metropolitana. Comente tal afirmação.
		
	
Resposta: Consistia na obdiência do pacto colonial firmado entre colönia e metrópole, que não se fazia tão eficaz, pois a colônia produzia para sua subexistência e negociava clandestinamente.
	
Gabarito: O luno deve responder lembrando da dependência do mercantiliso de portugal a produção da colônial de acordo com a visão de Fernando Novaes e do texto trabalhado em aula.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601699352)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A aliança entre a Companhia de Jesus e o Marquês de Pombal permitiu aos jesuítas estender o projeto missionário desenvolvido com os indígenas ao vale do rio Amazonas e ao sul da colônia. Discuta a afirmação.
		
	
Resposta: Não houve aliança, pois uma das atitudes de Pombal foi a expulsão dos Jesuítas dos territórios Portugueses e suas colônias, por entender que os mesmos tinham muitos poderes sobre a educação e grandes quantidades de terras.
	
Gabarito: O aluno deve relacionar a política pombalina ao processo relacionado as drogas do sertão.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602224570)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Sérgio Buarque de Holanda, no livro Raízes do Brasil, os portugueses eram dotados de um "espírito aventureiro" essencial para empreender a busca pelo caminho das Índias. Vários fatores contribuíram, segundo o autor, para o pioneirismo português na descoberta de novas terras no período moderno. Qual dessas alternativas NÃO se relaciona ao pensamento do autor em questão:
		
	
	a falta de uma hierarquia mais rígida naquela sociedade, onde a burguesia nascente acabou por adotar os valores da nobreza.
	
	a vontade de enriquecer sem muito esforço e trabalho, em função da ausência de uma "ética protestante", comum em outras regiões da Europa.
	
	a presença de alianças e interesses entre a burguesia e parte da nobreza que apoiava a Revolução de Avis.
	 
	a presença de rupturas traumáticas entre a burguesia nascente e a nobreza, tendo cada grupo social pensamentos, modo de agir e viver completamente distintos.
	 
	a ausência do feudalismo em Portugal, que permitiu a ousadia portuguesa .
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601641466)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma pesquisa acadêmica o investigador observa a inserção do Brasil dentro do sistema mercantil entre os séculos XVI e XVIII. Conclui, ele, que a colônia fornecia alguns elementos agrícolas, metais e pedras preciosas à Metrópole e que obtinha produtos manufaturados, ficando limitado na sua produção aos interesses da metrópole. Que nome atribuímos aos instrumentos que controlava a colônia na sua relação com a metrópole?
		
	
	Medidas Mercantis
	
	Leis régias
	
	Tratados de exploração
	
	Protocolo de comércio
	 
	Pacto Colonial
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601697693)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
		
	
	criação do sistema de governo geral
	
	doação de terras a colonos
	
	sistema de parceria
	 
	criação das capitanias hereditárias
	
	criação e distribuição de sesmarias
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602224585)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a Holanda invadiu o nordeste açucareiro , no século XVII, por duas vezes. Primeiramente, na Bahia, em 1624 e depois em Pernambuco, em 1630. Nesse último local obteve êxito e permaneceu na região, transformando aquela sociedade. Sobre o assunto, é correto dizer que: I)Portugal e Espanha encontravam-se naquela época unidos na chamada União Ibérica e por isso o ataque de um inimigo a um deles implicava no ataque ao outro. II)A Holanda já era um grande parceiro comercial dos produtores de açúcar do nordeste. III)A Holanda resolveu invadir o nordeste porque começou a perder dinheiro com a proibição de negociar com os produtores de açúcar daquele local, uma vez que era inimiga da Espanha. Está(ao) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação (ões):
		
	
	Apenas I e II
	
	Apenas I
	 
	I, II, III
	
	Apenas III
	
	Apenas II e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201601652023)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O afluxo de escravos para o Brasil foi mais intenso nas cidades de:
		
	
	Recife e São Luis
	
	São Paulo e Salvador
	 
	Rio de Janeiro e Salvador
	
	Rio de Janeiro e São Paulo
	
	Recife e Fortaleza
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601641496)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o processo o colonial, o período de maior relevância para os interesses portugueses foi sem dúvida, o ciclo do ouro. A extração aurífera no Brasil redefine o sistema colonial português. Que elementos são mais característicos deste período?
		
	
	A definição de uma política fiscal que cobrava o quinto do ouro explorado, a proibição do uso do ouro na ornamentação de igrejas nas áreas mineiras, prioridade de concessão das minas aos desbravadores que as descobriram.
	 
	A criação das Casas de Fundição para facilitar o recolhimento do quinto da Coroa Portuguesa, deslocamento do eixo do tráfico de escravos do Nordeste canavieiro para o sudeste aurífero, conflitos entre paulistas e portugueses pelo controle das minas.
	
	O abandono por completo de outras atividades produtivas em detrimento da exploração aurífera, a exclusiva utilização da mão de obra negra no garimpo, o deslocamento do eixo econômico do nordeste para o sudeste da colônia.
	
	A valorização do porto de Salvador para o embarque do ouro e o desembarque de escravos para as áreas de minas, deslocamento do eixo de tráfico de escravos do sul para o norte, estímulo a novas expedições de sondagens em outras áreas do território.
	
	A montagem de um sistema mais eficiente de fiscalização da base produtiva da colônia, o abandono da região Nordeste, que quase foi dominada pelos holandeses, políticas migratórias para povoar a área de produção de ouro.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201601852070)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A criação da Companhia do Grão-Pará e do Maranhão pelo Marquês de Pombal tinha objetivos definidos. Assinale, abaixo, quais eram esses objetivos:
		
	
	Por ser uma companhia militar, seus objetivos eram o de proteger a região e vigiar o trabalho dos missionários jesuítas cuja conduta Pombal não aprovava.
	
	Povoar a região tornando mais difícil a ocupação da mesma pelos franceses.
	
	Apresar índios para trabalharem na região, devido à transferência da mão-de-obra escrava para a região da mineração do ouro.
	 
	Desenvolver a região norte produzindo mercadorias muito procuradas na Europa como cacau, cravo, canela, algodão e arroz a preços atraentes e transportadas nos navios da companhia.
	
	Desenvolver a economia da região com a produção de madeiras nobres e a tentativa de encontrar novas jazidas de ouro e outros metais preciosos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201601871025)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A economia de plantation se caracterizou por ter plantações constituídas por um único produto. O objetivo delas era vender para o mercado externo e obter o maior lucro possível com essa venda. Sobre essa economia, podemos dizer que:I)Em função do pacto colonial, quem mais lucrava com a venda do produto era a própria Coroa Portuguesa, uma vez que Portugal tinha o monopólio de comércio com o Brasil. II)Os latifundiários costumavam enriquecer com a venda dos produtos, pois constituíam o grupo social mais rico da economia agro-exportadora. III)Havia homens livres nessa sociedade, que não se enquadravam nem como escravos, nem como grandes proprietários. A grande parte não tinha acesso à terra. IV)A grande lavoura convivia com uma fartura enorme , uma vez que os engenhos de açúcar, por exemplo, destinavam parte da terra cultivável para o plantio de alimentos , pensando na função social que essa empresa agrícola tinha naquela sociedade. Está(ao) INCORRETA(AS) a(s) seguinte(s) alternativa(s):
		
	 
	IV somente
	
	Somente II, III
	
	Somente III, IV
	
	III somente
	
	Somente I, IV

Outros materiais