EXERCICIOS AV1
35 pág.

EXERCICIOS AV1


DisciplinaFísica34.725 materiais725.841 seguidores
Pré-visualização6 páginas
Voltar
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Densidade e pressão
Exercícios
 
	
01-(CFT-MG) Durante uma aula de laboratório de Física, um estudante desenhou, em seu caderno, as etapas de um procedimento utilizado por ele para encontrar a densidade de um líquido, conforme representado a seguir.
Sabendo-se que em ambas as etapas, a balança estava equilibrada, o valor encontrado, em g/cm3 foi
a) 1,9.             b 1,5                         c) 40.                      b) 0,20                   e) 2,0
 
02-(UFPR-PR) O mercúrio é um metal que possui densidade de 13,6 g/cm3 em condições normais. Dessa forma, um volume de 1 litro (1 dm3 desse metal tem massa, em quilogramas, igual a:
a) 0,0136.                 b) 0,136                      c) 1,36.                        d) 13,6.                            e) 136.
 
03-(UFB) Uma esfera oca de alumínio tem massa de 50g e volume de 30cm3.
O volume da parte vazia é de 10cm3. Pede-se:
a) a densidade da esfera
b) a massa específica do alumínio
 
04-(UNIFOR-CE) Dois líquidos, A e B, quimicamente inertes, e não-miscíveis entre si,  de densidades dA=2,80g/cm3 e  dB=1,60g/cm3, respectivamente, são colocados em um mesmo recipiente. Sabendo que o volume do líquido A é o dobro do de B, a densidade da mistura, em g/cm3, vale:
a) 2,40                     b) 2,30                        c) 2,20                       d) 2,10                       e) 2,00
 
05-(ENEM) A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos.
 Se os tanques NÃO fossem subterrâneos:
I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido.
Destas considerações, somente:
a) I é correta.                       b) II é correta                      c) III é correta                      d) I e II são corretas.
e) II e III são corretas.
 
06-(CEFET-MG) A  figura 1 representa quatro barras metálicas maciças de mesmo volume.
Essas barras foram fundidas e, parcelas iguais de suas massas, usadas na construção de novas barras maciças A, B, C, D, mais finas e de diâmetros idênticos, mostradas na figura 2.
Os metais 1, 2, 3 e 4 foram usados, respectivamente, na fabricação das barras
a) C, A, B, D.                  b) C, B, A, D.                        c) B, D, C, A.                  d) A, D, B, C.
 
07-PI) Em uma cena de um filme, um indivíduo corre carregando uma maleta tipo 007 ( volume 20 dm³) cheia de barras de um certo metal.
Considerando que um adulto de massa média (70kg) pode deslocar, com uma certa velocidade, no máximo o equivalente à sua própria massa, indique qual o metal contido na maleta. Observando os dados.
a- alumínio                b- zinco                   c- prata                   d- chumbo                    e- ouro
Informações Adicionais: dado (1 dm³=1L=1000 cm³)
 Densidade em g/cm³: aluminio 2,7; zinco 7,1; prata 10,5; chumbo 11,4; ouro 19,3
08-(ENEM)  Pelas normas vigentes, o litro do álcool hidratado que abastece os veículos deve ser constituído de 96% de álcool puro e 4% de água(em volume).
As densidades desses componentes são dados na tabela.
água= 1000g/L   álcool= 800g/L
Um técnico de um órgão de defesa do consumidor inspecionou cinco postos suspeitos de venderem álcool hidratado fora das normas. Colheu , então uma amostra do produto de cada posto e mediu a densidade de cada uma delas. Obteve os seguintes reusltados:
A partir desses dados, o técnico pôde concluir que estavam com o combustível adequado somente os postos
a) I e II                    b) I e III                   c) II e IV                   d) III e V                    e) IV e V
 
09-(UNICAMP-SP) Durante uma tempestade de 20 minutos, 10 mm de chuva caíram sobre uma região cuja área
total é 100 km2.
a) Sendo que a densidade da água é de 1,0 g/cm3 qual a massa de água que caiu?
b) A partir de uma estimativa do volume de uma gota de chuva, calcule o número médio de gotas que caem em 1m2 durante 1s
 
10-(UNIFOR-CE) Um corpo sólido, de massa 90g e volume 100cm3, encontra-se no fundo de um recipiente de um líquido de densidade 0,60g/cm3.
 Misturando-se um outro líquido de densidade 1,5g/cm3, o corpo começa a flutuar quando a densidade da mistura, em g/cm3, for superior a:
a) 0,90                        b) 1,0                      c) 1,1                        d) 1,2                       e) 1,3
 
11-(UFAL) Um prisma reto, maciço, é constituído de alumínio e ferro na proporção de 3 para 1, respectivamente, em
massa. Se a densidade do alumínio vale 2,7g/cm3 e a do ferro 7,5g/cm3, a densidade do prisma em g/cm3, vale:
a) 3,2                  b) 3,9                     c) 4,5                       d) 5,1                     e)7,8
 
12-(UERJ-RJ) A razão entre a massa e o volume de uma substância, ou seja, a sua massa específica, depende da temperatura. A seguir, são apresentadas as curvas aproximadas da massa em função do volume para o álcool e para o ferro, ambos à temperatura de 0oC.
Considere \u3c1f a massa específica do ferro e \u3c1a a massa específica do álcool.
De acordo com o gráfico, a razão \u3c1f/\u3c1a é igual a:
a) 4                     b) 8                    c) 10                       d) 20                    e) 35
 
13-(CESGRANRIO-RJ) Uma chapa de metal, homogênea e fina,  (de espessura constante), é cortada para formar as faces de dois cubos ocos C1 e C2, sendo que a aresta de C2 é o dobro da aresta de C1.
A densidade do cubo menor é d. Logo, a densidade do cubo maior é:
a) 2d                           d                             c) d/2                              d) d/4                               e) d/8
 
14-(UNESP-SP) Um bloco de granito com formato de um paralelepípedo retângulo, com a altura de 30cm e base de
20cm de largura por 50cm de comprimento, encontra-se em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. Considerando a massa específica do granito igual a 2,5.103kg/m3, determine a massa m do bloco.
 
15-(UERJ-RJ-09) Nas ilustrações a seguir, estão representados três sólidos de bases circulares, todos com raios iguais e mesma altura. Considere as medidas dos raios iguais às medidas das alturas, em centímetros.
As massas específicas de quatro substâncias, três das quais foram empregadas na construção desses sólidos, estão indicadas na tabela:
Admita que os sólidos tenham a mesma massa e que cada um tenha sido construído com apenas uma dessas substâncias.
De acordo com esses dados, o cone circular reto foi construído com a seguinte substância:
a) w                            b) x                              c) y                             d) z
 
16-(UFMG-MG) José aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura:
A cabeça da tachinha está apoiada no polegar e a ponta, no indicador.
Sejam F(i) o módulo da força e p(i) a pressão que a tachinha faz sobre o dedo indicador de José. Sobre o polegar, essas grandezas são, respectivamente, F(p) e p(p).
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que
a) F(i) > F(p) e p(i) = p(p).               b) F(i) = F(p)   e  p(i) = p(p).               c) F(i) > F(p)   e   p(i) > p(p).
d) F(i) = F(p)   e  p(i) > p(p).
 
17-(UFMG-MG) As figuras mostram um mesmo tijolo, de dimensões 5cm x 10cm x 20cm, apoiado sobre uma mesa de três maneiras diferentes. Em cada situação, a face do tijolo que está em contato com a mesa é diferente.
As pressões exercidas pelo tijolo sobre a mesa nas situações I, II e III são, respectivamente, \u3c11, \u3c12 e \u3c13. Com base nessas informações, é correto afirmar