qestionário sobre títulos de crédito
6 pág.

qestionário sobre títulos de crédito


DisciplinaTítulos de Crédito367 materiais3.449 seguidores
Pré-visualização2 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
QUESTIONÁRIO SOBRE TÍTULOS DE CRÉDITO
ALESSANDRO DA SILVA FERNANDES RA: N91011FJ0
SÃO PAULO 
2017
Questionário sobre títulos de crédito - responder as questões abaixo. Trabalho individual ( valor 2,0).
I	Que é Letra de Câmbio ?
R. Letra de câmbio é uma ordem de pagamento à vista ou à prazo, emitida pelo sacador contra o sacado a favor de um terceiro que é o beneficiário. 
2.	Quais são os personagens essenciais da Letra de Câmbio?
R. Sacador \u2013 é quem dá a ordem de pagamento, a favor de outrem ou à sua ordem, autorizado por um crédito contra outrem (o sacado). 
Sacado \u2013 é o encarregado de pagar a letra; é o devedor anterior transformado em aceitante e sobre quem se saca a letra. 
Beneficiário \u2013 é a favor de quem o título deve ser pago; é quem recebe a letra e deve cobra-la. É o primeiro proprietário, podendo ser o próprio sacador, capaz de transferir o título por endosso. Pode ser o portador.
3.	Quais os requisitos essenciais da Letra de Câmbio?
a) a expressão \u201cLetra de Câmbio\u201d, inserta no próprio texto do título e expressa na língua empregada para a redação desse título; 
b) o mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada; 
c) o nome do sacado (devedor);
d) o nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga a letra (beneficiário); 
e) a assinatura de quem passa a letra (sacador).
4.	Quais os requisitos não essenciais da Letra de Câmbio?
a) a época do pagamento - (considera-se à vista) 
b) a indicação do lugar em que se deve efetuar o pagamento - (considera-se o lugar ao lado do nome do sacado);
c) a indicação do lugar onde a letra é passada - (considera-se o lugar ao lado do nome do sacador).
5.	Qual é o principal requisito da Letra de Câmbio?
É a assinatura do sacador, sem a qual a Letra de Câmbio não existe.
6.	 Que se entende por aceite?
É a assinatura do sacado, aposta ao título, significando que ele reconhece a dívida. A sua negativa traz ao título um vencimento imediato.
7.	Quem pode aceitar a Letra de Câmbio?
R. A Letra de Câmbio somente pode ser aceita pelo sacado.
8.	Que é protesto?
R. É o ato oficial pelo qual se prova a não realização da promessa de pagamento contida na letra: é o meio legal de provar a falta de aceite ou de pagamento da letra.
9.	O protesto é obrigatório?
R. É dispensável contra o aceitante e seu avalista, mas é obrigatório, se for pretendida a sua falência. É necessário, também, para guardar o direito de regresso contra os co-obrigados: sacador, endossadores e seus avalistas.
Não pode ser objeto de renúncia ou proibição e é insubstituível, para os fins legais.
10.	Como pode ser o vencimento da Letra de Câmbio?
À vista \u2013 é aquele que se dá na apresentação ao sacado, para que pague imediatamente. 
A dia certo \u2013 é aquele em que o dia do pagamento vem expressamente indicado na letra. 
A certo termo da data \u2013 é aquele em que o dia do pagamento será determinado a partir da data em que a letra é sacada. 
A certo termo da vista \u2013 é aquele em que o dia do pagamento será determinado a partir da data do aceite ou, inexistindo, do protesto do título.
11.	Quando prescrevem as ações contra o aceitante da Letra de Câmbio?
R. As ações contra o aceitante na letra de câmbio prescrevem em 3 (três)anos a contar do seu vencimento.
12.	Qual o prazo de prescrição das ações do portador contra os endossantes e contra o sacador?
R. Em um ano a contar da data do protesto feito em tempo útil, ou da data do vencimento, se se tratar de letra que contenha a cláusula \u201csem despesa\u201d.
13.	Quando prescrevem as ações dos endossantes uns contra os outros e contra o sacador?
R. Prescrevem em seis meses a contar do dia em que o endossante pagou a letra, ou em que ele próprio foi acionado
14.	Qual o meio judicial que o credor tem para receber a importância constante de uma Letra de Câmbio e qual o rito estabelecido?
R. O meio judicial é a através de uma ação cambial e o rito é o executivo, segundo o Art. 585 do Código de Processo Civil.
15.	Qual a definição de Nota Promissória?
R. È a promessa de pagamento de certa soma em dinheiro, feita por escrito, por uma pessoa, em favor de outra ou à sua ordem.
16.	Quais as pessoas intervenientes na Nota Promissória?
R. São o emitente, isto é, o devedor, e o beneficiário, isto é, o credor.
17.	Conceitue cheque.
R. É uma ordem de pagamento, à vista, emitida pelo sacador contra o sacado, em favor próprio ou de um terceiro, que incide sobre fundos que o sacador dispõe em poder do sacado, que será sempre um banco ou instituição assemelhada
18.	Qual a diferença entre um Cheque nominal à ordem e um Cheque nominal não à ordem?
R. Cheque nominal à ordem \u2013 indica o nome do beneficiário, e sua transferência é feita por endosso em branco ou em preto. Cheque nominal não à ordem \u2013 indica o nome do beneficiário, e sua transferência é feita com os efeitos de cessão ordinária de crédito.
19-	. O que caracteriza o Cheque cruzado?
R. O cheque cruzado é caracterizado por ser atravessado por duas linhas paralelas, a que se dá o nome de cruzamento.
20-	O que significa o cruzamento de um cheque?
R. Significa que o cheque somente deve ser pago a um banco ou a um cliente do banco.
21 .Qual a diferença entre um Cheque Visado e um Cheque Administrativo?
R. Cheque visado \u2013 é o cheque nominal, cujo montante é transferido, já no momento da emissão, da conta corrente do emitente para o próprio banco, ficando desde logo à disposição do beneficiário legitimado. 
Cheque administrativo \u2013 é aquele emitido, contra a própria instituição financeira (sacador), desde que não ao portador. Também denominado cheque de tesouraria, cheque de caixa ou cheque bancário.
22.	O que significa um cheque Viagem ou turismo e qual a sua finalidade?
R. Cheque viagem ou Travellers check é o cheque de importância fixa, vendido pelo banco para garantir maior segurança ao viajante. Contém um campo para a assinatura do portador na parte superior, que deve ser preenchido na presença de funcionário do banco. Quando o viajante desejar utilizar a importância indicada no cheque, em qualquer praça, deverá assinar em um campo situado na parte inferior do cheque, em presença de funcionário de outra instituição que opere com essa modalidade de cheques. Sua assinatura será conferida com a assinatura aposta na parte superior, e, coincidindo, o valor lhe será colocado à disposição
23.	O que significa um Cheque especial ou garantido?
R. Cheque especial é aquele que permite movimentação de valores acima dos fundos momentaneamente disponíveis na conta do sacador. É uma modalidade de crédito concedida pelos bancos a clientes credenciados, mediante contrato firmado entre o banco e o depositante.
24.	Quais os prazos de apresentação para pagamento do Cheque?
R. Deve ser apresentado para pagamento a contar do dia da emissão, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago, e,no prazo de 60 (sessenta) dias, quando emitido fora do lugar onde houver de ser pago ou no exterior.
25- O que significa fatura?
É a nota que o vendedor dá ao comprador, descrevendo a mercadoria vendida, com a discriminação da quantidade e/ou marca e qualidade, apontando o respectivo preço
26.	Qual o conceito de Duplicata comercial?
R. É um título formal, assim considerado por força de lei, que consiste em um saque baseado em crédito concedido pelo vendedor ao comprador, baseado em contrato de compra e venda mercantil ou de prestação de serviços celebrado entre ambos, cuja circulação é possível mediante endosso.
27.	Qual o prazo para remessa da duplicata?
R. Trinta dias, contados da data de sua emissão.
28.	O comprador pode deixar de aceitar a duplicata e em quais casos?
R. Sim o comprador pode deixar de aceitar a duplicata, e os motivos são: 1. avaria ou não recebimento das mercadorias, quando não expedidas ou não entregues por sua conta ou risco; 2. vícios, defeitos e diferenças na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; 3. divergências nos prazos ou