Buscar

Antropologia Cultural: Conceitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA CULTURAL AULA 03
	
	 1a Questão (Ref.: 201702178258)
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Para ele, de todas as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais, a mais fundamental é a que:
		
	
	As ciências exatas trabalham com fenômenos isolados, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que não nos pertencem integralmente
	
	As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente.
	
	As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente
	
	As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente
	
	As ciências naturais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que não nos pertencem integralmente
	
	
	2a Questão (Ref.: 201702616497)
	Leia o fragmento do texto a seguir. Natureza e Cultura - Diferenças entre o homem e o animal de Marco Maluf O fato de o homem ser dotado da criação simbólica o diferencia dos outros animais fazendo com que o ser humano se torne um ser histórico, um ser que constrói a sua própria história, ao contrário dos outros animais que não possuem história. O homem vive num contínuo processo de criação de valores, ou seja, forma ideias sobre o que é o certo ou o que é o errado, noções ou conceitos como o de justiça, por exemplo. Portanto, o homem é consciente dos seus próprios atos e, por isso, é responsável por eles. Os animais vivem em meio à natureza e se misturam com ela, vivem o instante presente. O ser humano, através do trabalho, transforma a natureza e cria a cultura. A cultura se encontra acumulada nas ciências, nas artes, nas religiões, etc., que são a grande produção da humanidade. A filosofia é também um produto do conhecimento humano e fornece as bases da civilização ocidental. Fonte: Disponível em: http://filomundo.blogspot.com/2010/02/natureza-e-cultura-diferencas-entre-o.html . De acordo com o texto percebe-se o que diferencia o ser humano dos outros animais. Com base no texto, podemos entender que a diversidade cultural.
		
	
	constrói uma barreira entre as diferentes sociedades com sua multiplicidade de signos e valores, dificultando a relação entre os indivíduos.
	
	contribui para a criação de diferentes signos, símbolos e valores que representam os indivíduos mais intimamente.
	
	atenta contra uma cultura globalizada, impedindo o desenvolvimento da sociedade ao torná-la múltipla.
	
	busca distinguir cada individuo, aproximando-os do estado de natureza onde inexistia uma sociedade organizada.
	
	altera os valores das sociedades provocando diversos conflitos entre os indivíduos, afastando-os, assim, da natureza humana.
	
	3a Questão (Ref.: 201702759080)
	Roberto DaMatta afirma que o primeiro passo para distinguir o conceito de cultura e sociedade consiste em descartar a visão eclética segundo a qual os dois fenômenos são a mesma coisa, a realidade humana, e que suas diferenças são apenas em função da posição do investigador. Essa diferenciação é fato na prática antropológica, seja ela erudita ou ingênua. Sobre este tema, podemos afirmar que:
		
	
	A sociedade trabalha sempre com formas puras, perfeitas, que se ajustam ou não à sua reprodução concreta no mundo da sociedade, o mundo expressivo das realizações e realidades concretas, sendo que cada grupo humano situa o real e o ideal em seus esquemas conceituais.
	
	A perspectiva da realidade humana a partir da noção de cultura remete inevitavelmente a uma orientação diacrônica, integrada, assistêmica e concreta de pessoas, grupos, papéis e ações sociais que são muitas vezes vistos como um organismo ou uma máquina.
	
	A perspectiva da realidade humana a partir da noção de cultura remete inevitavelmente a uma orientação sincrônica, integrada, sistêmica e concreta de pessoas, grupos, papéis e ações sociais que são muitas vezes vistos como um organismo ou uma máquina.
	
	A perspectiva da realidade humana a partir da noção de sociedade remete inevitavelmente a uma orientação sincrônica, integrada, sistêmica e concreta de pessoas, grupos, papéis e ações sociais que são muitas vezes vistos como um organismo ou uma máquina.
	
	A cultura trabalha sempre com formas impuras, imperfeitas, que se desajustam à sua reprodução abstrata no mundo da sociedade, o mundo expressivo das realizações e realidades concretas, sendo que todo grupo humano situa o real e o ideal em um único esquema conceitual.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201702656178)
	Para Roberto Da Matta, é necessário distinguir o conceito de cultura do conceito de sociedade. Assim, o primeiro passo consiste em descartar a visão eclética segundo a qual os dois fenômenos são a mesma coisa, a realidade humana, e que suas diferenças são apenas em função da posição do investigador. Essa diferenciação é fato na prática antropológica, seja ela erudita ou ingênua. Nesse sentido, é correto afirmar que:
		
	
	Em todo tipo de sociedade sempre haverá algum tipo de cultura.
	
	Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir uma sociedade sem cultura.
	
	Pode haver sociedade humana sem cultura, mas não pode existir uma cultura sem sociedade.
	
	Uma se reflete na outra, uma é o espelho da outra, sempre uma pode reproduzir integralmente a outra.
	
	a cultura indica um conjunto de ações padronizadas; enquanto a sociedade expressa valores e ideologias.
	
	5a Questão (Ref.: 201702656175)
	Segundo Roberto DaMatta, as categorias social e cultural são categorias de análise distintas e precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo. Pela perspectiva adotada - a distinção entre a realidade social e a realidade cultural - pode-se dizer que:
		
	
	O ¿conteúdo¿ dos papéis sociais que variam enormemente de grupo para grupo, de sociedade para sociedade, é dado pela sociedade e não pela cultura.
	
	o arqueólogo tem a sociedade e não pode chegar à cultura.
	
	o arqueólogo tem a cultura e, por meio do seu estudo detalhado, espera chegar à sociedade.
	
	a cultura é algo inato, instintivo a todo ser vivo.
	
	o antropólogo social tem o sistema cultural e, espera-se chegar aos seus padrões e regras sociais.
	
	6a Questão (Ref.: 201702759088)
	DaMatta (2000) afirma que o conceito de Sociedade foi o último a surgir no campo das Ciências Sociais e da Antropologia, pois é fácil ter-se uma perspectiva do universo humano como constituído de categorias e grupos necessariamente relacionados, todos tendo relação com todos num jogo complexo que constitui dinâmica da vida coletiva. Assim, podemos dizer que:
		
	
	o conceito de cultura (e de cultural) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, buscando interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de cultura (e de cultrual) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéissociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é concretamente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, interligando seus domínios e segmentos.
	
	
	
	7a Questão (Ref.: 201702759072)
	Podemos estabelecer a distinção entre sociedade e cultura como dois segmentos importantes na realidade humana. Sobre este aspecto, marque a única opção correta:
		
	
	a cultura indica o conjuntos de ações naturais; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da natureza.
	
	a sociedade expressa os valores e ideologias que fazem parte da realidade social; enquanto a cultura, indica o conjuntos de ações padronizadas.
	
	a sociedade nega o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a cultura, afirma os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	a sociedade indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a cultura, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	a cultura indica o conjuntos de ações padronizadas; enquanto a sociedade, expressa os valores e ideologias que fazem parte da outra ponta da realidade social.
	
	8a Questão (Ref.: 201702759083)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	Os estudos antropológicos sobre a condição humana encontram um problema preliminar: a caracterização dos conceitos de cultura e sociedade. Assim, perspectivas científicas são construídas a partir dos paradigmas da Antropologia Social e da Antropologia Cultural. A este respeito é correto afirmar que:
		
	
	Cultura e Sociedade são dois lados da mesma moeda. Uma se reflete na outra, uma é o espelho da outra, uma sempre reproduz integralmente a outra.
	
	Cultura e Sociedade são categorias de análise e mesmo que possam ser vistas de forma complementar, precisam ser separadamente aplicadas ao objeto de estudo.
	
	não é necessária a distinção das categorias social e cultural para a reflexão sobre a realidade social humana de forma mais fecunda, uma vez que ambas expressam o mesmo fenômeno: as relações humanas.
	
	Não é necessário essa diferenciação entre cultura e sociedade. Trata-se de fato uma prática antropológica, seja ela erudita ou ingênua.
	
	o primeiro passo consiste em afirmar a visão eclética segundo a qual os dois fenômenos são a mesma coisa, a realidade humana, uma vez que suas diferenças são apenas em função da posição do investigador.

Outros materiais