Buscar

EXERCÍCIOS DIREITO PENAL IV AULA 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL IV - PLANO DE AULA 9
CASO CONCRETO
Mediante denúncia anônima, foi descoberto que ROBERTO possuía no interior de sua residência, armas de fogo e munições de uso permitido com os respectivos registros vencidos. Indagado por policiais, informou que tinha conhecimento das regras estabelecidas pelo Estatuto do Desarmamento, mas que não tinha a intenção de utilizá-las, mas, de tornar-se um colecionador de armas, pois acreditava ser esta conduta permitida por lei.
Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre o Estatuto do Desarmamento, responda de forma objetiva e fundamentada às questões:
a) Qual a tipificação dada à conduta de ROBERTO?
b) Uma vez denunciado, quais teses defensivas a serem apresentadas?
Respostas: a) Posse irregular de arma de fogo de uso permitido (Art. 12 da Lei 10826/2003 – Estatuto do Desarmamento)
b) Tese do perigo concreto: Não gerou nenhum perigo ao bem jurídico de segurança pública.
Erro de proibição. O erro é sobre a ilicitude do fato. Ele sabia da existência da lei, mas a entendeu errado (Art. 21 do CP)
QUESTÃO OBJETIVA.
Sobre os crimes previstos no Estatuto do Desarmamento, assinale a resposta correta.
a) O crime previsto no art. 14 do Estatuto (porte ilegal de arma de fogo de uso permitido) versa sobre armas de fogo e munições, não contemplando os acessórios entre suas elementares. (Errada: Acessórios também)
b) Entende-se como posse de arma de fogo a conduta de possuir ou manter arma em casa ou local de trabalho, qualquer que seja ele, em desacordo com determinação legal ou regulamentar. (Errada: Art. 12 da Lei 10826/2003)
c) Comete o crime do art. 14 do Estatuto o praticante de tiro esportivo que transporta arma de fogo municiada, quando a guia de tráfego autoriza apenas o transporte de arma desmuniciada. (Correta: Art. 14 da Lei 10826/2003 fala em “autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar)
d) Para a consumação da infração penal prevista no art. 13 do Estatuto, basta que o sujeito ativo omita as cautelas necessárias para impedir que pessoas menores de 18 anos ou portadores de deficiência mental se apoderem de munições. (Errada: Art. 13 da lei 10826/2003 – Se apodere de ARMA DE FOGO)
e) O porte de simulacro de arma de fogo de uso restrito caracteriza o crime previsto no art. 16 do Estatuto. (Errada: Art. 16 trata da posse ou porte de arma de fogo de uso restrito)

Outros materiais