Buscar

discursivas de patologia

Prévia do material em texto

1 Questão (Ref.: 201202263095) 
A.M.S, 62 ANOS, APOSENTADO, HIPERTENSO, COM SOBREPESO, TABAGISTA E CONSUMIDOR DE PELO MENOS 4 CERVEJAS DIARIAMENTE, VEIO A ESTA CLÍNICA REALIZAR UM EXAME DE ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL. OS EXAMES DE IMAGEM INDICARAM AUMENTO DO VOLUME HEPÁTICO PRESENÇA DE GO RDURA EM SEU FÍGADO. EXAMES SANGUÍNEOS IDENTIFICARAM AUMENTO DE TRANSAMINASES HEPÁTICA E HIPERCOLESTEROLEMIA. EXPLIQUE COMO O PACIENTE DESENVOLVEU ESTEATOSE HEPÁTICA CONSIDERANDO O ÁLCOOL E A DISLIPIDEMIA COMO AGENTE ETIOLÓGICO. 
 
 
Resposta: O organismo não consegue absorver adequadamente o lipídio adquirido por isso adquiriu dislipidemia aumentando assim a gordura no fígado ,o consumo do álcool e outro fator para a esteatose hepática já que o paciente ingere uma quantidade exagerada diariamente mesmo com todos os problema de hipertensão e sobrepeso. 
 
 
Gabarito: ALCOOL CAUSA LESÃO CELULAR (LESÃO MITOCONDRIAL) E TAMBÉM DÁ ORIGEM AOS ÁCIDOS GRAXOS. DISLIPIDEMIA -EXCESSO DE LIPÍDEOS LEVA À SOBRECARGA HEPÁTICA
2 Questão (Ref.: 201202074286) 
Embora o nosso organismo seja constantemente exposto a agentes infecciosos, a doença infecciosa é relativamente rara. A resposta imune adequada é, de certo modo, garantia de integridade e resistência do organismo a infecções. Sob esse contexto, diferencie: Imunidade I nata X Imunidade Adquirida: 
 
Gabarito: Imunidade Inata: Defesa presente em indivíduos saudáveis, desde o nascimento e preparada para bloquear a entrada de micróbios e eliminar micróbios que têm sucesso entrando em tecidos. Imunidade Adquirida: Defesa estimulada por micróbios que invadem tecidos, e geram adaptação à presença desses invasores microbianos.

Continue navegando