Buscar

Caso Concreto 2 TGP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo
Caso Concreto 2
Regina, brasileira, solteira, com seis f ilhos menores, desempregada, residente na comunicada carente de s ua cidade, procura certo órgão de atuação da Defensoria Pública, narrando que durante uma incursão policial na comunidade, uma de suas filhas, Ana, de apenas cinco anos de idade, foi vítima de uma bala perdida e apesar de socorrida, morreu logo ao chegar ao Hospital Municipal local. A Defensora Pública, diante do relato e após verificar as condições sócio-econômicas de Regina, decide ajuizar ação buscando indenização junto ao Estado. INDAGA-SE: 
 a) A Defensoria Pública é órgão criado para servir de instrumento de acesso à justiça? Justifique a resposta? Aponte o fundamento legal. 
 Resposta: Sim, as Defensorias Públicas visam efetivar o acesso à justiça, inclusive para os hipossuficientes, tendo em vista que nossa Carta Magna aponta o acesso à justiça como um direito fundamental.
 b) O prazo em dobro concedido à Defensoria Pública infringe o princípio da igualdade das partes? Justifique. 
Resposta: Não, o prazo em dobro reforça o princípio da igualdade, tratando desigualmente os desiguais. Isso se chama “isonomia material”.
 c) Analisando o quadro de evolução histórica do Direito Processual Civil, em que fase nos encontramos? Qual a preocupação do processualista moderno? Justifique as respostas. 
Resposta: Atualmente, nosso Direito Processual Civil enc ontra -se na fase “instrumentalista” e a preocupação do processualista moderno é encarar o processo como um inst rumento para viabilização das pretensões do direito material e não como um fim em si mesmo.
_____________________________________________________________________
2ª Questão. Analise as seguintes assertivas, assinalando a alternativa correta: I. Pretensão de direito material corresponde à fac uldade que o titular de um direito subjetivo pos sui de exigir que tal direito s eja respeitado em caso de violação. II. Entender o direito de ação como autônomo e abstrato significa distingui-lo do direito material disputado entre os litigantes, bem como reconhecer que s ua existência independe da própria existência do direito material controvertido. III. Não existem exceções à proibição da autotutela. IV. O ac esso à justiça restringe-se à admissão ao processo ou ao ingresso em juízo. V. A sentença arbitral, para gerar efeitos jurídicos, deve ser homologada judicialmente. 
Resposta: d) (X) apenas as assertivas I e II estão corretas

Continue navegando