Buscar

Caso Concreto 6 TGP

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo
Caso Concreto 6
Fábio instaura pro cesso em fac e de Car lo s, perante um ór gão integrant e da Just iça Est adual, requerendo a desconstitu ição de uma o brigaç ão represent ada em um t ít u lo de crédit o. O demandante, na própria pet ição inicial, po stula ao magistrado a antecipação dos efeit os da t ut ela para que o seu cre dor seja impedido de executar em ju ízo est a dívida enquanto perdurar a present e demanda. Est e ple it o se afigura possível? 
RESPOSTA: Não, pois a fr onta o princípio da disponibilidade – art . 5º, XXXV, CF/88 – afronta a constit u ição – o acesso primár io à justiça. A demanda não pode ser imped ida. A ação não pode ser imped ida. Não pode haver decisão que impeça a provocação .
___________________________________________________________________
e acordo com o princ ípio da co rrelação: 
RESPOSTA: a) o juiz decidirá a lide nos limit es em que fo i pro po sta, sendo -lhe defeso conhecer de uestõ es, não suscit adas, a cujo respeit o a le i e xige iniciat iva da parte; 
 OBS.: Princípio da correlação – art . 128 e 460 CPC – o juiz ju lga o que fo i ped ido. a jur isdição é inerte, só age quando uma part e fa z o pedido e o juiz julga o que fo i pedido, mas e xiste exceções, como por exemplo a abertura de inventários.

Continue navegando