Buscar

Prova de História Moderna Formação do sistema internacional 20171a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409187675)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	"Estamos presenciando o início do terceiro ciclo do processo de globalização. O primeiro ciclo se iniciou com as descobertas de Vasco da Gama e Colombo, abrindo um período de expansão mercantilista da Europa. O segundo ciclo correspondeu ao desenvolvimento da Revolução Industrial, que conduziria ao desigual intercâmbio entre produtos manufaturados da Europa e produtos primários dos demais países. O terceiro e atual ciclo corresponde à revolução tecnológica de meados deste século e está conduzindo ao assimétrico relacionamento entre países de alta e de baixa competitividade." 
(Hélio Jaguaribe. JORNAL DO BRASIL, 28/8/97.) 
Com o auxílio das informações do texto, apresente os elementos referentes ao processo histórico de internacionalização da economia.
		
	
Resposta: Da exploração das colônias passando pelas revoluções burguesas, objetivando sempre o lucro de metais preciosos, taxas alfandegárias e protecionismo econômico-comercial.
	
Gabarito: A expansão marítimo-comercial dos séculos XV e XVI, liderada pelos países ibéricos, abriu novas perspectivas à exploração econômica européia, quer ativando áreas de contato no Oriente, quer incorporando a América, recém-descoberta. A Revolução Industrial, iniciada pela Inglaterra na segunda metade do século XVIII, consolidou o capitalismo como sistema dominante, impulsionando sua universalização.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409285470)
	Pontos: 0,1  / 1,0
	Relacione o poder político e a Ilustração moderna.
		
	
Resposta: O poder político antes concentrado nas mãos dos reis, começa a ser transferido aos governos através dos Estados nacionais com a burguesia já enriquecida. Há uma valorização da descentralização do poder régio. Mais em comum tinham o objetivo de gerar lucros para as metrópoles.
	
Gabarito: O aluno deve destacar como em movimentos como a Revolução Inglesa e Francesa, como as formas de despotismo esclarecido foram importantes nesta discussão.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): " Há uma valorização da descentralização do poder régio" ???
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409193777)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"[...] Mercantilismo significa a transferência do afã de lucros capitalistas à política". (Max Weber). Disto conclui-se que:
		
	
	O mercantilismo não apoiava a interferência do estado na economia.
	
	O lucro era legitimado pela Igreja Católica,que se empenhou em garantir a consolidação da prática mercantilista nas colônias europeias
	 
	Para fortalecer o Estado nacional, os governos passam a interferir na vida econômica com objetivos de lucro.
	
	Havia uma incompatibilidade entre o lucro capitalista e o poder político
	
	O objetivo fundamental do mercantilismo era a tomada do poder político.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409667570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Superpro) A frase de Luiz XIV, "L'Etat c'est moi" (O Estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava:
		
	
	a unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma Igreja Francesa (nacional);
	 
	a centralização do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos;
	
	a superioridade do príncipe em relação a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia enriquecida;
	
	o desejo régio de garantir ao Estado um papel de juiz imparcial no conflito entre a aristocracia e o campesinato.
	
	a submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios fiscais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409277261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No século XVII, a estética entrava em declínio e surgiam outras formas de arte particularmente influenciadas pelo pensamento católico. Nesse sentido, podemos apontar como exemplo desse novo tipo de arte:
		
	
	Naturalismo
	
	Arcadismo
	 
	Barroco
	
	Modernismo
	
	Romantismo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409986757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Mas dizia o Arcebispo de Canterbury, em 1690, que 'em todas as lutas e disputas que nos últimos anos ocorreram nesta parte do mundo, julgo que, embora alegassem objetivos altos e espirituais, o fim e o objetivo verdadeiro era o Ouro, a Grandeza e a Glória secular'" (Leo Huberman. História da Riqueza do Homem: do feudalismo ao século XXI. Rio de Janeiro: LTC, 2010). Acerca do Mercantilismo, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Os ideais do mercantilismo combatiam o tráfico de escravos e o colonialismo nas Américas, visando a liberdade dos povos.
	
	A exploração de metais preciosos fez parte do mercantilismo, mas não era o foco principal de tal lógica econômica, mas sim o desenvolvimento de estruturas produtivas nas colônias.
	
	O mercantilismo foi um período histórico onde as diversas nações promoviam o livre comércio entre elas, entre os séculos XV e XIX.
	 
	Mercantilismo foi uma lógica econômica baseada na exploração colonial e no protecionismo econômico-comercial das metrópoles.
	
	O mercantilismo visava uma lógica econômica baseada no colonialismo, onde a colônia detinha liberdade de promover comércio com as demais nações.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409334719)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a China durante o período da Idade Moderna, assinale a única alternativa que NÃO está correta:
		
	
	a Dinastia Qing foi formada após a invasão dos manchu, povo que habitava a região próxima ao nordeste da China, a Manchúria, em meados do século XVII, governando do século XVII até o século XX.
	 
	após uma grande revolta popular a Dinastia Qing foi retirada do poder e foi restaurada a Dinastia Ming na China. Essa Dinastia governou até a eclosão da Revolução Comunista liderada por Mao Tsé Tung, em 1949.
	
	a expansão do catolicismo no China, sobretudo, como consequência do trabalho dos jesuítas, pode ser relacionada como um dos elementos que contribuíram para a crise no Império, no período da Dinastia Ming.
	
	no último século em que governou a Dinastia Ming, uma série de problemas climáticos provocou uma grave crise agrária que contribuiu para a desestabilização do Império.
	
	o período de maior desenvolvimento do Império Chinês ocorreu durante a Dinastia Ming, nos séculos XIV a XVII, quando foram construídos a Muralha da China e a Cidade Proibida.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409667155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
		
	
	Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
	
	Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
	
	Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).
	 
	Críticas ao Mercantilismo e Absolutismo.Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo.
	
	Valorização da descentralização do poder régio; críticas aos modelos de explicação científicos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409277296)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os tipos de colonizações empreendidos na Era Moderna, tanto as de povoamento e fixação no território quanto as de exploração das terras recém-descobertas, apresentavam similaridades e diferenças mas, tinham um objetivo comum:
		
	
	Deter a expansão inglesa e francesa
	 
	Gerar lucro para as metrópoles
	
	Consolidar o papel dos Estados Modernos no processo de consolidação do feudalismo
	
	Garantir o expansionismo da fé cristã de cunho católico
	
	Fortalecer o feudalismo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409335954)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	NapoleãoBonaparte chegou ao poder na França em 1799, através do "Golpe do 18 Brumário". Apoiado pela burguesia, Bonaparte governou até sua derrota definitiva na Batalha de Waterloo, em 1815. Sobre as mudanças políticas do governo de Napoleão conhecido como Consulado podemos assinalar:
		
	 
	a França passou a ser governada por três cônsules e em 1802 Napoleão assumiu o poder sozinho, proclamando-se cônsul vitalício.
	
	o novo código civil instituiu a igualdade de todos os homens perante a lei e liberdade irrestrita de pensamento e ação política.
	
	o novo código civil, conhecido como "código napoleônico", foi instituído em 1804, suas leis se afastavam do modelo predominante oriundo do direito romano.
	
	durante o Consulado o governo era exercido por dois cônsules e Napoleão Bonaparte tinha livre acesso ao Legislativo e ao Judiciário.
	
	ao afirmar que as leis de um povo deveriam emanar de suas tradições, o "código civil napoleônico" se distanciava do direito consuetudinário de origem germânica.

Outros materiais