Buscar

prova etica e org

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
O conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir –se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade.
WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 58)
Bartnik (2011) apresenta as competências do conselho escolar em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. O que são consideradas competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(   ) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino.
(  ) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
(  ) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
Você acertou!
Competências administrativas do conselho escolar: propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino. Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação. Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino é considerado uma competência pedagógica (p. 137)
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V - F
�
Questão 2/10
“[...] não permite que tenha uma atitude exterior ao processo ensino aprendizagem, como mero repetidor de “conteúdos” aos seus alunos. Mais do que sujeito, ele tem a função de propiciar condições para que os educandos se façam sujeitos”.
PARO, Vitor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. 5ed.São Paulo: Cortez, Autores Associados, 2008 (p. 31)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, qual deve ser a atitude do professor ao assumir a docência?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Reproduzir as práticas educacionais que encontra na escola para não criar conflitos com a equipe pedagógica.
( ) O professor precisa considerar a inteligência apenas como um ato relacionado à facilidade de memorização, à repetição das teorias e conclusões de outros, sem propor o “pensar”.
(  ) O professor deve ser compromissado com uma proposta educativa de qualidade que vai a busca de metodologias e currículos adequados.
(  ) O professor precisa estabelecer certa distância dos livros didáticos que são baseados em currículos centrados nos conteúdos  e que apresentam a matéria pronta, incentivam a “decoreba” e dificultam a reflexão, a ação e o questionamento crítico.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F - V - F
	
	B
	F – V - F - F
	
	C
	F – F - V – V
Você acertou!
Precisamos de professores compromissados com uma proposta educativa de qualidade, que buscam metodologias e currículos adequados. O professor também precisa estabelecer certa distância dos livros didáticos que são baseados em currículos centrados nos conteúdos e que apresentam a matéria pronta, incentivam a “decoreba” e dificultam a reflexão, a ação e o questionamento critico (p. 127-129)
	
	D
	V – V - V – F      
	
	E
	F – F – V - F
�
Questão 3/10
Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino com um todo e de coordenação das escolas em especifico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas.
LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional.3ed. Petrópolis: Vozes,  2008 (p. 35)
De acordo com Bartnik (2011), autora do livro base da disciplina, a aplicação efetiva de uma gestão democrática dentro da escola ainda passa por limitações. Quais são as principais limitações citadas pela autora? Analise as afirmativas a seguir:
I. Precarização das escolas públicas, decorrentes da pouca destinação de verbas.
II. Desatenção dada à formação continuada dos professores que se sujeitam a receber salários incompatíveis com sua competência humana, técnica e política.
III. Formação das crianças com necessidades especiais sem a devida competência técnica do corpo docente e da equipe pedagógica. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa II apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II apenas.
Você acertou!
As limitações impostas ao pleno desenvolvimento da gestão pedagógica democrática nos dão a noção de que ainda há a precarização das escolas públicas, decorrentes de pouca destinação de verbas. Pouco é feito para melhorar o ambiente escolar em termos de promover a escola com laboratórios, bibliotecas e áreas de esporte e recreação. Desatenção dada à formação continuada dos professores, que se sujeitam a receber salários incompatíveis com sua competência humana, técnica e política (p.131)
	
	C
	Afirmativas I e III apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III apenas.
	
	E
	Afirmativa III apenas.
_1573543547.unknown
_1573543549.unknown
_1573543550.unknown
_1573543548.unknown
_1573543543.unknown
_1573543545.unknown
_1573543546.unknown
_1573543544.unknown
_1573543541.unknown
_1573543542.unknown
_1573543539.unknown
_1573543540.unknown
_1573543537.unknown
_1573543538.unknown
_1573543536.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais