Buscar

Resumo Aleatoriedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Aleatoriedade
A Aleatoriedade significa quebra de ordem ou imprevisibilidade, cujo não se existe um padrão determinado, mas segue uma proporção. O termo aleatório é bastante usado na estatística para definir uma propriedade, tal como um a quebra da neutralidade.
Os filósofos gregos dividiam a aleatoriedade na natureza em dois grupos: a aleatoriedade subjetiva de Demókritos é a aleatoriedade do desconhecimento de causas e a aleatoriedade objetiva de Epikuros é a aleatoriedade de ausência de causas.
O aleatório ou aleatoriedade está presente na vida pessoal passada, presente e futura, um exemplo disso é conhecer algumas pessoas se não fosse por evento aleatório ocorrido, como se atrasar para pegar o trem ou de ter manchado a camisa antes de sair de casa, um exemplo da aleatoriedade na antiguidade era em relação a sobrevivência, se tivesse dormido um pouco mais em algum local poderia ter sido morto por algum animal, e aleatoriedade no futuro está presente evidentemente nos jogos de sorte ou em loterias.
Os algoritmos, mesmo que não sejam aleatórios, geram números que se comportam como se fossem, podendo ser reproduzidos em um sistema controlado como o computador, facilitando a compreensão da aleatoriedade na estatística ou em casos que se tenham constantes e variáveis. Assim, hoje em dia casos aleatórios ou não-aleatórios vêm sendo resolvidos através desses sistemas.
Hoje em dia com tamanha evolução tecnológica tem sido desenvolvidos diversas técnicas como a técnica de simulated annealing que tem se mostrado eficaz em uma função complexa onde se era impossível achar o seu máximo, técnicas de Monte Carlo que se consegue resoluções de integrais complexas, entre outras que ajudam nessa compreensão da aleatoriedade que vem sendo aproveitadas em diversos campos científicos.

Outros materiais