Buscar

Direito do Consumidor AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Banco de questões Direito do Consumidor:
Paulo motorista de um carro particular colide com um ônibus da Viação Aplha, o coletivo estava com passageiros, os quais ficaram levemente feridos, não estava chovendo e tampouco neblinando no local no momento da colisão, o que afasta a ocorrência de força maior. Analisando o caso acima, identifique o tipo de Responsabilidade Civil , com o consequente dever de indenizar. Fundamente: a) Entre os condutores. b) Entre passageiros e empresa de ônibus.
a)	Em relação aos condutores é caso de responsabilidade subjetiva, será perquirida a culpa, deverá ser analisado qual dos dois violou um dever de cuidado.
 b)	Já a relação entre os passageiros com a empresa de ônibus é uma relação de consumo. Devendo a empresa responder objetivamente pelos danos causados aos seus passageiros.
Em ação de rito sumario, Renato reclama da Empresa X Ltda o reparo de vários defeitos do seu veículo, alem de indenização por danos materiais e morais. Alega ter adquirido um veículo tipo Van fabricado pela ré, que em menos de um ano apresentou vários defeitos. A despeito das muitas reclamações que fez, a ré não consertou os defeitos. Em resposta a ré alega: ausência de nexo causal entre os defeitos alegados e qualquer vicio do produto, pois foi o próprio autor quem provocou o desgaste das peças, mediante severo uso do veículo. Ficou provado que o autor adquiriu o veículo fabricado pela ré para fazer transporte alternativo de passageiros e que, em menos de seis meses, rodou 48.600Km, quando a Van começou a apresentar problemas. Em face dessa realidade retratada nos autos, decida a questão. Bernadete comprou uma geladeira na casa Ponto Branco, com a garantia de doze meses. No décimo terceiro mês de uso a geladeira apresentou grave defeito, mas a Casa Ponto Branco se recusa a consertar a geladeira ao argumento de já estar vencido o prazo de garantia. Em face da negativa da vendedora, há algum fundamento jurídico para pretensão de Bernadete de exigir judicialmente a reparação do defeito?
GABARITO Ver Ap.Civel n. 13.028/2009, TJRJ Responsabilidade do fornecedor. Vício do Produto. Veículo de Transporte Alternativo. Desgaste de Peças pela Intensa Utilização. Inexistência de Vicio do Produto. Vício é defeito de fabricação circunscrito à qualidade ou quantidade do produto e que o torna impróprio ou inadequado ao consumo a que se destina, ou lhe diminua o valor (CDC, art.18). Assim, não pode ser considerado vicio do produto o desgaste de peças decorrente da intensa utilização do veículo no transporte alternativo, que em menos de seis meses rodou quase cinqüenta mil quilômetros. A boa fé é princípio cardeal do Código do Consumidor de mão dupla, isto é, exigível não só do fornecedor mas também do consumidor. Desprovimento do recurso. GABARITO Há no caso vício oculto de produto durável, cujo prazo de garantia é de 90 dias e que só se inicia no momento em que ficar evidenciado o defeito ( art. 26, § 3º do CDC). Prevalece no caso a garantia legal (art. 24 do CDC) e não a garantia convencional (art. 50 do CDC), que é um complemento à primeira. Importa dizer que mesmo vencido o prazo da garantia convencional (1 ano), persiste a garantia legal, pelo que a pretensão de Bernadete tem pleno amparo jurídico.
Quando o Código de Defesa do Consumidor trata do conceito de consumidor em seu art. 2° é incorreto dizer com relação ao tema que:
O STJ adota a teoria maximalista para conceituar consumidor.
Maria Fernanda contratou com determinada empresa de telefonia fixa um pacote de serviços de valor preestabelecido que incluía ligações locais de até 300 minutos e isenção total dos valores pelo período de três meses, exceto os minutos que ultrapassassem os contratados, ligações interurbanas e para telefone móvel. Para sua surpresa, logo no primeiro mês recebeu cobrança pelo pacote de serviços no importe três vezes superior ao contratado, mesmo que tivesse utilizado apenas 32 minutos em ligações locais. A consumidora fez diversos contatos com a fornecedora do serviço para reclamar o ocorrido, mas não obteve solução. De posse dos números dos protocolos de reclamações, ingressou com medida judicial, obtendo liminar favorável para abstenção de cobrança e de negativação do nome. Considerando o caso acima descrito, assinale a afirmativa correta:
A conversão da obrigação em perdas e danos faz-se independentemente de eventual aplicação de multa.
É abusiva a publicidade:
Quando discriminatória de qualquer natureza, que incite à violência ou explore o medo ou superstição.
Analisando o artigo 6º, V, do Código de Defesa do Consumidor, que prescreve: ¿São direitos básicos do consumidor: V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas¿, assinale a alternativa correta.
Admite a incidência da cláusula rebus sic stantibus.
Ao consumidor adquirente de produto de consumo durável ou não durável que apresente vício de qualidade ou quantidade que o torne impróprio ou inadequado ao consumo a que se destina, não sendo o vício sanado no prazo de 30 dias, assegura-se
Convencionar com o fornecedor um prazo maior que 30 dias para que o vício seja sanado.

Outros materiais