Projeto Integrador
13 pág.

Projeto Integrador

Disciplina:Projeto Integrado I16 materiais192 seguidores
Pré-visualização3 páginas
FACULDADE ANHANGUERA
PÓLO SÃO LUÍS-MA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
7º PERÍODO

Leandro Rafael Martins Serra

PROJETO INTEGRADOR I

São Luís/MA
2017

 
 
PROJETO INTEGRADOR I

Apresentação do Projeto Integrador I, como exigência parcial para obtenção de grau de Bacharel em Ciências Contábeis na Faculdade Anhanguera de São Luís, Maranhão, sob orientação da Tutora Tânia Regina B. Benites.

 

São Luís/MA
2017

RESUMO
O objetivo central deste projeto é analisar se a empresa escolhida, atuante no ramo de informática, atende satisfatoriamente às necessidades de seu público, assim como apresentarmos propostas que permitam a promoção de melhorias operacionais, aumento de produtividade e, consequentemente, melhores resultados.
Após pesquisa de campo, objetivando-se a geração de dados reais para fins de análise, será apresentado um plano de melhorias, o qual poderá ser utilizado pela gestão da empresa a fim de auxilia-la na sua gestão de qualidade, na busca da melhoria contínua na prestação de seus serviços. Para tal, seguiu-se a metodologia proposta na disciplina, visando à realização de um diagnóstico adequado da empresa, analisando-se todos os seus setores, colaboradores e as funções exercidas, assim como a oferta de serviços e produtos aos seus clientes e consumidores.
Após a realização de visita e avaliação, observaram-se alguns gargalos e pontos de melhorias necessários à garantia de um conforto adequado aos seus clientes, além da otimização do fluxo produtivo. Vários setores são passiveis de mudanças, trazendo-se como principal ponto a ser melhorado o aperfeiçoamento de seu quadro funcional, visando-se à qualificação no atendimento aos seus clientes, agilidade na reposição de produtos, e, ainda, a redução de preços. Todas estas melhorias com os objetivos de atração e fidelização de mais clientes.

INTRODUÇÃO
A sobrevivência das empresas em um mercado competitivo torna-se um grande desafio na atualidade. Aliado ao crescimento da competitividade, tem-se a necessidade de implementação de melhorias contínuas em seus processos e oferta de produtos. Para tanto, há a necessidade da existência de programas que possibilitem a participação e o comprometimento de todo o quadro funcional, na busca pelo alcance dos objetivos e metas da empresa.
O presente trabalho estrutura-se em um modelo de plano de negócios que visa à melhoria dos resultados em uma empresa de informática. Este mercado tem atraído um grande número de empreendedores, em especial para a área de prestação de serviços, visto que oferece inúmeras possibilidades de atuação para o pequeno empreendedor, tornando-se fundamental a identificação dos segmentos deste mercado que ainda podem ser explorados, por não encontrarem-se saturados. Existem algumas características do mercado da informática que o tornam interessante, destacando-se três, sendo elas: grande número de concorrentes; direcionado a uma grande variedade de produtos; e representado pela qualidade destes produtos.
Diante do exposto, a proposta está baseada em proporcionar algumas alterações em setores da empresa, buscando–se como resultado final oferecer ao consumidor produtos e serviços com eficácia, segurança, agilidade e, principalmente, bom atendimento, o que engloba toda a atuação da empresa, desde a escolha dos produtos e serviços ofertados, armazenamento, disponibilidade, até a entrega ao consumidor final, trazendo valorização da empresa perante este consumidor, fazendo com que se torne um cliente fiel ao negócio.
Para implantação do programa de melhorias adotado, foram efetuadas pesquisas dos modelos e ferramentas existentes no mercado, analisando-se aqueles que melhor se adéquam à realidade da Martins Suprimentos e Assistência Técnica em Informática Ltda. Tais modelos possibilitaram a definição do programa de melhorias da empresa, onde através da concepção e implementação deste programa, torna-se possível a introdução de uma nova cultura organizacional, com o envolvimento de todos os funcionários, possibilitando a geração de melhores resultados.

Objetivos gerais
Estabelecer um programa de melhoria contínua, na busca pelo aumento da eficiência econômica da empresa, assim como de um melhor posicionamento frente à concorrência, através de novos métodos e modelos, com o envolvimento de todo quadro funcional da empresa, e abrangência de seus objetivos, sistemas de gestão utilizados, diretrizes e processos, controle de qualidade, ambiente, saúde e segurança, produtos e serviços ofertados, além das ferramentas de melhoria que serão implantadas no programa.

Os objetivos do programa são os seguintes:
Melhora na qualidade dos produtos ofertados;
Melhora nos processos da empresa;
Aumento de Competitividade;
Atendimento às demandas de clientes cada vez mais exigentes;
Sistematização das ferramentas de melhorias implantadas;
Envolvimento e motivação do quadro funcional da empresa;
Estruturação da nova cultura organizacional da empresa.
Objetivos específicos
Apresentar à empresa ferramentas administrativas, tais como organograma e layout.
Examinar a estrutura, o mercado e o papel da informática na economia Brasileira;
Propor o aumento do quadro funcional da empresa e melhorias no processo de gestão;
Sugerir um programa de treinamento e aprimoramento para os colaboradores;
Implantação de um manual de normas da empresa;
Propor à empresa a adoção de programas de benefícios aos seus colaboradores.

A EMPRESA
A Martins Suprimentos e Assistência Técnica em Informática Ltda. foi fundada no ano de 2009, portanto há 08 anos, estando localizada em uma avenida de grande movimento de um bairro periférico da cidade de São Luís/MA, atendendo diariamente um grande fluxo de clientes, desde para realização de serviços básicos, tais como emissão de documentos, digitalização, serviços gráficos, etc., passando pela venda de suprimentos, até serviços de assistência técnica especializada, buscando satisfazê-los de acordo com suas necessidades.
Empresa familiar de pequeno porte, administrada por 02 (duas) irmãs, sócias na empresa, possui em seu quadro de funcionários 03 (três) colaboradores, sendo um atendente, que também atuava como caixa, um vendedor e outro para a execução das demandas de assistência técnica especializada, ficando a administração propriamente dita a cargo das sócias, possuindo uma área de aproximadamente 50m², divididos entre administração, assistência técnica e espaço de atendimento ao público.
Tendo como foco principal a execução de serviços de assistência técnica especializada, que representa cerca de 50% de sua demanda total, além da revenda de outros produtos de suprimentos para equipamentos de informática, a empresa encontra-se em período de elaboração de um projeto de melhoria, a fim de analisar a viabilidade de mudanças necessárias ao seu crescimento no mercado.

REFERENCIAL TEÓRICO

Vários aspectos da empresa que poderiam ser aperfeiçoados através de um projeto de melhorias foram analisados e, Segundo Brocka, p. 209, 1994:

 “O caminho para a melhoria da qualidade, baseado em diagnósticos rotineiros, passa pelo correto uso das ferramentas disponíveis. Antes de sua aplicação, deve-se dominar a técnica de uso das ferramentas e preparar previamente um sistema de indicadores que permita avaliar a efetividade de seu uso”.

Conforme artigo publicado pela Endeavor Brasil [06/jul/2016], os maiores desafios para os empreendedores estão relacionados à Gestão de Pessoas, à Gestão Financeira da Empresa, às Burocracias encontradas, ao Processo de Inovação e, principalmente, ao Marketing e Venda de seus produtos e serviços. Em relação ao aspecto da Gestão de Pessoas, “a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa” (Endeavor Brasil, 2016), sendo este um ponto de extrema importância para qualquer negócio, pois “sem bons líderes, a empresa não consegue ir para