Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Questões: Ultravioleta
1. O diagrama de níveis de energia do eteno é dado na Figura A abaixo.
Que tipo de transições eletrônicas os elétrons de mais alta energia podem sofrer?
2. O diagrama de níveis de energia de um grupo carbonila (C = O) é dado na Figura B abaixo. 
a) Que tipos de transições eletrônicas os elétrons de mais alta energia podem sofrer? 
b) Qual dessas transições requer maior energia?
c) Qual dessas transições corresponde ao maior comprimento de onda de luz?
A						B
3. Certa amostra de ciclohexano está contaminada com benzeno. Em 260 nm o benzeno tem absortividade molar igual a 230, enquanto que o ciclohexano não absorve nesse comprimento de onda. Um espectro de UV de um ciclohexano contaminado com benzeno (célula porta-amostra com 1 cm de comprimento) mostra uma absorbância de 0,03 em 260 nm. Qual a concentração de benzeno na amostra?
4. Qual grupo cromóforo é responsável pela transição de menor energia no ciclopenteno? Se o ciclopenteno absorve luz em aproximadamente 190nm e não apresenta nenhuma outra absorção com comprimento de onda maior, que tipo de transição é responsável pela absorção observada?
5. O maior comprimento de onda absorvido pelo 3-octeno na região do UV é a 185nm. Qual o cromóforo responsável pela absorção e que tipo de transição ocorre?
6. A transição de mais baixa energia no UV detectada no éter dimetílico ocorre em 185nm. Qual o cromóforo responsável por essa transição e qual a transição que ocorre?
7. A transição de mais baixa energia no UV detectada na trietilamina ocorre em 195nm. Qual o cromóforo responsável por essa transição e qual a transição que ocorre?
8. Considere o diagrama de energia do cromóforo carbonila, representado acima. Disponha as transições n 	 σ*, π	 π* e n π* em ordem decrescente de energia.
9. As absorções devidas às transições π	 π* do eteno e do 3-octeno ocorrem em 163 e 185nm, respectivamente. Por que as duas absorções não ocorrem no mesmo comprimento de onda?
10. Explique por que o eteno absorve em 165 nm enquanto que o 1,3-butadieno absorve em 217nm.
11. Explique por que o 1,3-butadieno absorve em 217nm enquanto que o 1, 4-pentadieno absorve em 175 nm.
12. Que diferença você pode prever nos espectros de ultravioleta próximo dos compostos a seguir: 
13.Considerando somente as transições π π* qual dos compostos abaixo deve apresentar absorção no maior e o menor comprimento de onda? Por quê?

Mais conteúdos dessa disciplina