Buscar

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO RH

Prévia do material em texto

Professor:MARISA DE PAULA FIDELIS CARDOSO
	Turma: 9002/AB
	Nota Prova: 8,0 de 9,0      Nota Partic.: 1,0     Av. Parcial.: 1,5
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 837900)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito que abarca e ultrapassa o de segurança e saúde, a partir da visão integrada e holística do ser humano (Vizioli, 2010). Mencione no mínimo duas ações praticadas pelas organizações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
		
	
Resposta: Estabelecer momentos de descansos, estimular a afetividade na convicência com a família,promover a saude dostrabalhadores, facilitar a participação em encontros culturais e a incentivar a pratica de atividades físicas.
	
Gabarito: Estabelecer momentos de descanso, estimular a afetividade na convivência com a família, promover a saúde dos trabalhadores, facilitar a participação em encontros culturais e a incentivar a prática de atividades físicas.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 158937)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As classificações dos riscos ocupacionais são: Físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, de acidentes e comportamentais. Relacione 2 (dois) riscos físicos:
		
	
Resposta: Riscos fisicos - Ao se expor em locais muitos quentes (caldeiras), Frios (frigorificos) e ruídos acima do normal (máquinas)
	
Gabarito: RISCOS FÍSICOS: - RUÍDO. - VIBRAÇÕES. - RADIAÇÕES IONIZANTES. - CALOR. - FRIO. - UMIDADE. - PRESSÕES ANORMAIS. - RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 264235)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A segurança no trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Sua finalidade é profilática, no sentido de minimizar os riscos de acidentes, contribuindo diretamente para a qualidade de vida de seus empregados. Neste sentido marque a alternativa correta.
		
	
	A segurança no trabalho esta relacionada com as condições ambientais de trabalho, mas a segurança à saúde física e mental dos empregados depende exclusivamente das condutas comportamentais de cada empregado;
	 
	Segurança no trabalho é o conjunto de medidas de ordem técnica, educacional, médica e psicológica, utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente ou quer convencendo as pessoas sobre a necessidade da implantação de pratica preventivas.
	
	A segurança no ambiente de trabalho envolve apenas as condições sociológicas saudáveis, pois as condições físicas atuam direta e individualmente sobre o comportamento dos empregados;
	
	Minimizar as condições insalubres e perigosas através de novos processo de trabalho ou terceirização das atividades muito perigosas é de responsabilidade social da empresa e não precisa, necessariamente do envolvimento dos empregados.
	
	Segurança no trabalho não necessariamente esta relacionada apenas com as condições de trabalho seguras e saudáveis, porém grande parte dessa segurança é de responsabilidade do empregado e não da empresa;
		
	
	 4a Questão (Ref.: 159050)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das preocupações das organizações para prevenir acidentes de trabalho, é o uso de EPI que significa:
		
	
	Extintor para incêndio.
	
	Equipamento Profissional Individual.
	
	Extintor de proteção para incêndio.
	
	Equipamento de Proteção de Incidentes.
	 
	Equipamento Proteção Individual.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 640228)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta, quanto falamos de acidente do trabalho:
		
	
	É o evento não planejado que tem o potencial de conduzir a situação de um acidente;
	 
	É a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão;
	
	As alternativas B e C estão corretas.
	
	As alternativas A e C estão corretas
	
	É qualquer ação ou condição com potencial de provocar, direta ou indiretamente, danos ao meio ambiente, ao patrimônio ou às pessoas e que está em desacordo com um procedimento, ou requisito legal ou boa prática;
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 677142)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os setores de segurança do trabalho e de medicina do trabalho, normalmente são subordinados ao setor de recursos humanos nas empresas. Podemos afirmar que esses setores  tem o mesmo compromisso com os colaboradores  por que:
		
	
	NDR
	 
	 A segurança do trabalho mantém uma relação direta com recursos humanos e medicina do trabalho;
	
	Todos os setores estão ligados apenas ao DP;
	
	Os setores não mantém nenhuma relação entre si;
	
	 O setor de recursos humanos trabalha junto ao DP apenas;
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 727176)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes possui como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho coma preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. É considerada atribuição da CIPA nas organizações:
		
	
	Atender aos empregados acidentados e emitir a CAT.
	 
	Elaborar o PPRA e o PCMSO, registrando os documentos na Delegacia Regional do Trabalho.
	 
	Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras.
	
	Contratar o Engenheiro de Segurança e o Médico do Trabalho que irão compor o SESMT.
	
	Elaborar laudos acerca das atividades e operações insalubres e perigosas.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 159039)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Newton é vendedor de uma distribuidora de produtos manufaturados. Entretanto, em face de um ritmo de trabalho excessivo, trabalhos diurno e noturno, monotonia, repetitividade e jornada prolongada, além de controle rígido de produtividade, passou a apresentar cansaço, dores musculares e diabetes. Aponte a classificação de risco ocupacional na qual Newton se enquadra:
		
	
	Riscos químicos.
	
	Riscos físicos.
	
	Riscos de acidentes.
	
	Riscos biológicos.
	 
	Riscos ergonômicos.
		
	
	 9a Questão (Ref.: 42345)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Consideram-se que agentes físicos são as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores - 1-ruído, 2-vibrações, 3- pressões anormais, 4- temperaturas extremas, 5- radiações ionizantes, 6-Gases ou vapores, 7- bem como o infrassom e o ultrassom, 8-Fumos, 9-Nevoas. Dos elementos apresentados quais não fazem parte dos agentes físicos.
		
	
	5, 8 e 9
	
	2,3,4,5 e 9
	 
	6,8 e 9
	
	1,4,5,6 e 7
	
	4,5,6,8 e 9
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 573684)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma figura importante no processo da perícia judicial de insalubridade e periculosidade possui formação técnica semelhante àquela exigida para o perito e tem como objetivo apresentar a opinião técnica da parte que o contratou na avaliação técnico-judicial. Está se falando do:
		
	 
	Assistente técnico
	
	Presidente da CIPA
	
	Fiscal trabalhista
	
	Perito auxiliar
	
	Advogado pago pelo Reclamante
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando