Buscar

Sistema Endócrino- fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Endócrino
Grupos de órgãos responsáveis por secretar no sangue alguns hormônios. Os hormônios atuam como mensageiros para coordenar atividades de várias partes do corpo.
Hormônios
Substância química produzida por uma célula ou um grupo de células e liberada no sangue para seu transporte até um alvo distante, onde exerce seu efeito em concentrações muito baixas.
 Podem ser secretadas no meio externo, como o feromônio.
Os hormônios ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior. A ligação de um hormônio a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de uma outra maneira. Em última instância, os hormônios controlam a função de órgãos inteiros. Eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reprodução e as características sexuais.
Hipotálamo
O hipotálamo é uma estrutura que se localiza abaixo do tálamo, na região do diencéfalo, juntamente com o epitálamo e o tálamo. Controla a maioria das funções vegetativas, endócrinas, comportamentais e emocionais do corpo. Está ligado também a hipófise fazendo: Regulação cardiovascular regulação da temperatura; regulação hídrica; contrações do útero e ejeção do leite; Regulação gastrointestinal; Controle sobre a hipófise.
Interações Hormonais 
Permissivos: A presença de um hormônio potencializa a ação do outro.
Exemplo: adrenalina e hormônio da tireóide (T3 e T4) causam a lipólise (liberação e degradação de triglicerídeos nas células adiposas), porém, um desses hormônios atuando sozinho não é capaz de manter a mesma intensidade do efeito.
Sinérgicos: Dois hormônios atuam com uma determinada finalidade.
Exemplo: FSH (hormônio folículo estimulante) e o estrógeno causam o amadurecimento do oócito, mas isso só ocorre se nenhum dos dois atuar isoladamente.
Antagônicos: Os hormônios apresentam efeitos contrários.
Exemplo: a insulina favorece a diminuição das taxas de glicose no plasma sanguíneo quando estas estão altas.
Hipersecreção e hipossecreção

Continue navegando

Outros materiais