Buscar

EMBRIOLOGIA MUSCULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EMBRIOLOGIA MUSCULAR
 Sistema Muscular desenvolve-se do Mesoderma, exceto a musculatura da íris, que tem origem do Neuroectoderma.Os mioblastos, células musculares embrionárias, se originam do Mesênquima (tecido conjuntivo embrionário).
Músculo Esquelético
No embrião, tanto os músculos estriados do tronco quanto dos membros têm origem no mesoderma paraxial segmentado (os somitos) embora sejam formados de maneira distinta : músculos esqueléticos do tronco são derivados dos mioblastos do mesoderma das regiões do miótomo dos somitos, já os músculos dos membros desenvolvem-se a partir de células precursoras que migram para o broto dos membros a partir da parte ventral do dermomiótomo dos somitos. 
O que os somitos originam?
Os somitos são estruturas segmentadas derivadas do mesoderma paraxial. Depois de se formarem, as células do somito passarão por uma transformação e formarão o esclerótomo; o restante do somito permanece epitelial e forma o dermomiótomo. O esclerótomo originará as vértebras, as costelas, já o dermomiótomo contém as futuras células miogênicas e dérmicas.
Além disso, o somito controla as vias das células da crista neural e da migração dos axônios motores, e portanto, é responsável pela segmentação do sistema nervoso periférico.
Cada porção do miótomo de um somito apresenta uma divisão epiaxial (ou epímero dorsal) e uma divisão hipoaxial (ou hipômero ventral). O epímero originará os músculos segmentares da maior parte do eixo do corpo, os músculos extensores do pescoço e da coluna vertebral. Os músculos extensores embrionários derivados dos miótomos sacrais e coccigeanos degeneram; seus derivados adultos são os ligamentos sacrococcígeos dorsais.
O hipômero dos miótomos cervicais forma os músculos escaleno, pré-vertebral, gênio-hióide e infra-hióide Os miótomos torácicos (Figura 4) formam os músculos flexores lateral e ventral da coluna vertebral, enquanto os miótomos lombares formam o músculo quadrado lombar.
Os músculos dos membros, os músculos intercostais e os músculos abdominais também são derivados das divisões hipoaxiais dos miótomos. Os mioblastos no membros formam duas grandes condensações no broto do membro: uma ventral e uma dorsal. A massa dorsal originará os extensores e supinadores do membro superior e aos extensores e abdutores do membro inferior. Já a massa ventral originará os flexores e pronadores do membro superior e flexores e abdutores do membro inferior.Os miótomos sacrococcígeos formam os músculos do diafragma pélvico e, provavelmente, os músculos estriados do ânus e dos órgãos sexuais.Cada nervo espinhal em desenvolvimento também se divide e envia um ramo para cada divisão, com o ramo dorsal primário suprindo a divisão epiaxial e o ramo ventral primário, suprindo a divisão hipoaxial.Acredita-se que a origem dos músculos extrínsecos do olho possam ser derivados de células mesenquimais próximas da Placa Pré-Cordal. As fibras musculares lisas diferenciam-se do Mesoderma Esplâncnico que envolve o endoderma do intestino primitivo e seus derivados.
EMBRIOLOGIA MUSCULAR
Origem do mesoderma, principalmente o mesoderma paraxial que está dos dois lados do tubo neural
Mesoderma quebra em somitos e com o dobramento do embrião o mesoderma paraxial fica no dorso
Os somitos da parte cefálica são somitômeros e participarão da formação do esqueleto da cabeça
	
Epímero se divide em dois e o hipômero em três. Parte do hipômero migra e fica na região bem ventral
Músculos abdominais latero ventrais são divididos em três camadas pois quando tínhamos 40 dias houve três fragmentações formando músculos obliquo interno, externo e transverso
O miótomo é atingido por nervos antes de se fragmentar em epímero e hipômero. Quando se fragmenta esses nervos se ramificam ainda mais fazendo com que o médico veja através de repetição da dor muscular qual nervo foi atingido já que ele é o mesmo. Se tiver dor em um, terei dor na cadeia toda.
Nervos saem da medula quebrando o esclerótomo e se ligam ao miótomo
Arcos faríngeos, formados por células da crista neural durante neurulação (origem ectodérmica), formam ossos e também musculatura como da mastigação e audição (primeiro arco), da expressão facial(segundo arco) e músculos do pescoço (terceiro e quarto arco).A musculatura da língua e músculos oculares vem da migração de miótomos mais cefálicos.
Músculo extensor do pescoço e coluna vem do epímero que está na região mais dorsal, no centro das costas.
Torácica e lombar serão sempre três camadas porque o hipômero divide em três.
Ossos dos membros, vasos e nervos deles vem do mesoderma lateral somático MAS o músculo vem das células perto do tubo neural, ou seja, miótomos que migram e ocupam a área lateral.
A musculatura lisa vem do mesoderma lateral esplacnico: o endoderma fecha sobre si mesmo e forma o intestino, mesoderma lateral esplacnico fecha em volta do endoderma formando a musculatura lisa.
Na musculatura do coração, não forma sincício. As células ficam individualizadas, no entanto, elas tem que contrair ao mesmo tempo e para isso o neurotransmissor tem que chegar rápido e ao mesmo tempo em todas. Para isso ocorrer, elas fazem milhões de junções comunicantes sendo chamadas de sincício funcional. Já o músculo estriado é um sincício estrutural pois é uma massa de células.

Outros materiais