Buscar

Fisiologia do Exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia do Exercício
Sistema Respiratório
Na fisiologia, a palavra respiração pode ter duas definições, que podem ser divididas em duas subdivisões separadas, porém relacionadas. 
(1) respiração pulmonar e 
(2) respiração celular.
A respiração pulmonar se refere à ventilação (respiração) e à troca de gases O2 e CO2 nos pulmões. A respiração celular se refere à utilização de O2 e à produção de CO2 pelos tecidos.
 A principal função do sistema pulmonar é prover um meio de troca gasosa entre o ambiente e o corpo. Além disso, o sistema respiratório é importante na regulação do equilíbrio ácido-básico durante o exercício.
O sistema pulmonar é constituído por um grupo de passagens que filtram o ar e o transportam para os pulmões, onde a troca gasosa ocorre no interior de pequenos sacos aéreos denominados alvéolos.
O principal músculo da inspiração é o diafragma. O ar entra no sistema respiratório em decorrência da redução da pressão intrapulmonar abaixo da atmosférica (efeito de massa). Em repouso a respiração é passiva. No entanto durante o exercício, ela se torna ativa e utiliza os músculos localizados na parede abdominal (p.ex. reto abdominal e oblíquos internos).
O principal fator que contribui para a resistência ao fluxo de ar do sistema respiratório é o diâmetro das vias aéreas.
A ventilação pulmonar se refere à quantidade de gás que se move para dentro e para fora dos pulmões. A quantidade de gás movido por minuto é o produto do volume corrente multiplicado pela freqüência respiratória. Os volumes pulmonares podem ser mensurados com a utilização da espirometria. Capacidade vital é a quantidade máxima de gás que pode ser expirado após uma inspiração máxima.
Volume residual é a quantidade de gás que permanece nos pulmões após uma expiração máxima.
Nos pulmões, o gás se move pela interface sangue‐gás em decorrência da simples difusão. A taxa de difusão é descrita pela lei de Fick que declara : o volume do gás que se move através de um tecido é proporcional à área de difusão e a diferença da pressão parcial através da membrana é inversamente proporcional à espessura da membrana.
Circulação pulmonar é um sistema de baixa pressão com uma taxa de fluxo sanguíneo igual à da circulação sistêmica.
Na posição ortostática, a maior a maior parte do fluxo sanguíneo aos pulmões é distribuída às bases pulmonares em razão da força gravitacional.
A troca gasosa eficaz entre o sangue e os pulmões exige uma coordenação adequada entre o fluxo sanguíneo e a ventilação (denominada relação ventilação‐perfusão). A relação ventilação‐perfusão ideal é de 1,0 ou levemente maior, uma vez que implica uma perfeita coordenação entre o fluxo sanguíneo e a ventilação. Mais de 99% de O2 transportado no sangue está ligado à hemoglobina.O efeito da pressão parcial de O2 sobre a combinação de O2 com a hemoglobina é ilustrado pela curva de dissociação da oxiemoglobina em forma S.
Volume residual é a quantidade de gás que permanece nos pulmões após uma expiração máxima. Nos pulmões, o gás se move pela interface sangue gás em decorrência da simples difusão. O aumento da temperatura corporal e a redução do ph sanguíneo acarretam o desvio à direta da curva de dissociação da oxiemoglobina e a redução da afinidade da hemoglobina pelo O2.
O dióxido de carbono é transportado no sangue sob três formas:
1. Co2 dissolvido (10% é transportado dessa maneira)
2. Co2 ligado à hemoglobina (denominada carboxiemoglobina cerca de 20% do Co2 do sangue é transportado sob essa forma)
3. Bicarbonato (70% do C02 encontrado no sangue é transportado com bicarbonato (HC02).
O aumento da ventilação pulmonar produz a exalação de CO2 adicional, que acarreta a redução da PCO2 do sangue e da concentração de íon hidrogênio ( ou seja , aumento do Ph).
No inicio de um exercício submáximo de carga constante, a ventilação aumenta rapidamente, sendo seguida por um aumento mais lento até atingir um valor estável. A Po2 e a PCO² arteriais são mantidas relativamente constantes durante esse tipo de exercício.
Durante o exercício prolongado num ambiente quente úmido, a ventilação se “desvia” para cima em razão da influência do aumento da temperatura corporal sobre o centro de controle.
O exercício progressivo resulta num aumento linear do vê até aproximadamente 50‐70% do VO2 máx.
Em taxas de trabalho superiores, a ventilação começa aumentar exponencialmente. Esse ponto de inflexão ventilatório.
O centro de controle respiratório está localizado no bulbo.
Em repouso, o padrão respiratório normal é determinado pelo disparo intríseco dos neurônios inspiratório, isso pode ser modificado pelos neurîonios localizados fora do bulbo.
O centro apnêustico e o centro pneumotáxico (ambos localizados na ponte regulam a profundidade da respiração, atuando como interruptor dos neurônios inspiratórios).

Outros materiais