Buscar

Portfólio Willians Augusto RU 1718340

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
ABC AUTISMO: EDUCAÇÃO COM RESPONSABILIDADE
Por Willians Augusto Correia de Oliveira
Polo de Apoio Presencial de Guaratinguetá
Data 27/08/2017
Fonte: Aplicativo ABC AUTISMO
Na EE Prof. Maria da Conceição Augusta professores da rede estadual de São Paulo estão utilizando uma grande ferramenta para o aprendizado da inclusão dos autista dentro da sala de aula: o aplicativo “ABC Autismo”. Este é muito utilizado no Estados Unidos por professores para o letramento e conteúdos na área de matemática por estar muito associado a figuras e xaradas que influenciam os alunos autistas a pensarem e raciocinarem no conteúdo estudado.
O aplicativo adota as premissas do programa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação (Teacch), criado em 1964, na Universidade da Carolina do Norte (EUA), por ele ser um programa mundialmente utilizado para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com o transtorno de desenvolvimento. Coordenadora do projeto que desenvolveu o aplicativo, Mônica Ximenes explicou que a estrutura do ABC Autismo é baseada em quatro níveis de dificuldade, assim como o programa Teacch. “Os dois primeiros níveis são com habilidades concretas, mas como a gente não podia transpor essas atividades concretas para um aplicativo, a gente pegou atividades dos níveis 3 e 4 do Teacch e transformou em quatro níveis de complexidade no aplicativo”.
A faixa etária para utilização do aplicativo desenvolve-se a partir das crianças de 2 até 12 anos nas séries infantil e fundamental de escolas públicas e privadas. O procedimento adotado dentro do aplicativos baseia-se em jogos de letramento, quebra-cabeças, transposição de figuras geométricas, elucidação de imagens relacionadas ao cotidiano e muitas outras ferramentas educacionais que tendem a desenvolver o raciocínio crítico e lógico nas crianças com deficiência criando capacidade para que possam se comunicar com outras crianças da mesma idade.
O autismo é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. O objetivo deste aplicativo é que ele tende a desenvolver toda a capacidade de comunicação que os autistas possuem dificuldade, seja no cotidiano dentro ou fora da escola, pois com jogos e interação de imagens ilustrativas a criança tende a despertar o interesse, facilitando o aprendizado com certa autonomia e se associar a outras crianças e adultos em busca de respostas e curiosidades.
O ABC autismo possui grandes vantagens de utilização devido ao seu fácil manuseio. De acordo com as mães de alunos desta escola devido a boa interface da ferramenta as crianças conseguem abrir o game espontaneamente e jogá-lo com bastante autonomia, tornando-se prazeroso pois facilita a compressão do conteúdo e eles acabam aprendendo coisas de uma forma que, para eles, é mais fácil. Todavia esta ferramenta possui limitações, pois para uma aprendizagem mais sólida o programa deveria ter mais conteúdo nesse mesmo formato do aplicativo, introduzindo mais a aprendizagem de português e aumentando-se o número de módulos no jogo com graus de dificuldade bem maiores do que ele já possui.

Continue navegando