Buscar

01.1 SENSACAO E PERCEPCAO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
Profa. Dra. Luciane Orlando Raffa
*
FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES
O conhecimento dos princípios que regem o funcionamento das principais funções mentais superiores constitui a base para o estudo do comportamento humano.
*
FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES
 sensação;
 percepção;
 atenção;
 memória;
 linguagem;
 pensamento;
 emoção.
*
FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES
O primeiro estudo sobre as funções mentais superiores está sistematizado no “Da alma” (em grego Περὶ ψυχης, em latim De anima), escrito pelo filósofo grego Aristóteles de Estagira. É considerado o primeiro tratado em Psicologia.
*
“DA ALMA” - ARISTÓTELES
O objetivo de Aristóteles nesta obra, composta de três livros, é analisar os principais problemas referentes à alma, que seria o princípio vital de todo e qualquer ser vivo. O livro I consiste em uma introdução e contextualização do tema abordado; o livro II apresenta análises sobre a relação entre alma e corpo, as faculdades da alma, nutrição e sensação; no livro III Aristóteles discute a imaginação e o pensamento, além das relações entre sensação e intelecto.
*
CONCEITOS DE SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
As informações relativas aos fenômenos do meio externo e ao estado do organismo são processadas em dois níveis: os níveis da sensação e da percepção.
*
Maior processamento pelo cérebro
Sensação Percepção
*
CONCEITOS DE SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
Sensação e Percepção constituem a base de todos os mecanismos mentais.
*
SENSAÇÃO
É a operação que possibilita levar ao cérebro informações relativas a fenômenos do mundo exterior, ou ao estado do organismo. Sem ela, nenhuma atividade (física ou mental) seria possível. 
*
FORMAÇÃO DA SENSAÇÃO
Mecanismo de recepção
Transmissão do sinal
Decodificação
Formação de imagem mental
*
SENSAÇÃO
Por meio da sensação, utilizando o órgão do sentidos, o homem relaciona-se com o meio ambiente, seu próprio corpo e compreende como este se posiciona em relação ao meio.
*
CONCEITO DE PERCEPÇÃO
Processo de transferência de estimulação física em informação psicológica; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência.
*
POR MEIO DA PERCEPÇÃO...
A pessoa interpreta:
Os fenômenos do mundo que a cerca;
Os fenômenos do mundo interno a ela; e
A posição que ocupa no espaço.
*
PERCEPÇÃO
A percepção conjuga a sensação com um significado que a experiência anterior lhe atribui. Portanto, depende da memória e do pensamento.
*
SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
Enquanto a sensação depende, em essência, do estímulo e da capacidade do indivíduo de registrá-lo, a percepção depende de acontecimentos anteriores que envolveram o mesmo estímulo e que afetarão a interpretação da sensação pelo cérebro. 
*
TIPOS DE SENSAÇÕES
Interoceptivas
Permitem ao cérebro tomar conhecimento do que acontece nos órgãos internos.
Ex: fome, calor, frio, desconforto etc.
*
TIPOS DE SENSAÇÕES
Proprioceptivas
São sensações que possibilitam ao cérebro tomar conhecimento do corpo no espaço e de sua posição em relação a outros corpos.
Ex: movimento, equilíbrio.
*
TIPOS DE SENSAÇÕES
Exteroceptivas
São sensações que permitem o contato entre o indivíduo e o meio externo, por meio do tato, paladar, olfato, audição e visão .
*
LIMIARES DE SENSAÇÃO
Para existir, a sensação requer a estimulação dos mecanismos de recepção celular em intensidade suficiente para ocorrer a transmissão da informação e posterior decodificação pelo sistema de reconhecimento.
*
LIMIARES DE SENSAÇÃO
Estímulos muito tênues, incapazes de impressionar os receptores ou gerar resposta suficiente para a transmissão interna, e estímulos elevados em excesso, ultrapassando a capacidade de resposta desses receptores, acabam não sofrendo detecção.
*
LIMIARES DE SENSAÇÃO
Limiar inferior de sensação
É o nível mínimo de intensidade de um estímulo capaz de produzir sensação reconhecível pelo indivíduo. Abaixo dele, tudo se passa como se o estímulo não existisse.
*
LIMIARES DE SENSAÇÃO
Limiar superior de sensação
 danifica os mecanismos de recepção, deixando de ser registrado;
 ultrapassa a possibilidade de resposta desses mecanismos; e/ou
 atinge um “patamar de saturação”, de tal ordem que suas variações deixam de ser detectadas pelos receptores. 
*
LIMIARES DE SENSAÇÃO
A sensação e seus limiares são relativos às condições do ambiente.
*
RELATIVIDADE DAS SENSAÇÕES
Condições de trabalho, estado emocional, transtornos físicos e mentais e uso de fármacos influem na sensibilidade aos estímulos e nos limiares da sensação.
*
RELATIVIDADE DAS SENSAÇÕES
A redução da capacidade sensorial traz riscos de acidentes em certas atividades; em outras, é imprescindível para o bom desempenho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais