Buscar

Raças Bovinas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bovinos 
Introdução
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Bos
Espécie: Bos taurus
Vacas são as fêmeas da espécie Bos taurus. Já os machos podem ser chamados de touro ou de boi. Neste último caso, estamos falando de um indivíduo castrado. São duas as suas subespécies: Bos taurus taurus, o gado europeu, ou gado taurino, bastante produtivo; e o Bos taurus indicus, gado asiático ou gado zebuíno, bem-adaptado a ambientes tropicais.
Habitos e Curiosidades
Você sabe o que é aquela "bolota" nas costas dos bois? Aquilo é chamado de cupim ou jiba, é feito de músculo e só é escontrado em animais zebú. Serve para acumular gordura e ajudar no equilíbrio e locomoção.
 Os bovinos são herbívoros, se alimentam principalmente de pastagens, capins, fenos, cana-de-açúcar e podem ser alimentados com rações feitas pelo homem que pode conter milho, sorgo, farelos e até resíduos de indústrias.
 Os bovinos são chamados de ruminantes, pois são capazes de retornar o alimento do estômago para a boca e reemastigar, isto é chamado de "ruminação" , Os bovinos possuem o estômago dividido em quatro partes. 
 Os filhotes nascem com peso, em média, de aproximadamente de 23 a 40 kg, dependendo da raça.
 Os animais que vão para o frigorífico para serem abatidos em média, tem peso entre 16 a 18 kg, ou até mais.
Principais raças criadas no Brasil
 -Angus - do nordeste da Escócia, sem chifres, para corte
-Caracu - para corte e como animal de tração
-Charolais ou charolês - para carne
-Devon
-Frísia, ou Holstein - para leite
-Hereford
-Jersey
-Limousin - da França
-Nguni, típica de África
-Simental ou semental ou suíça-malhada.
-Brahman ou Zebu Americano, sagrado na Índia
-Gir - do sul da Índia
-Guzerá - Guzerat ou Kankrej, principal raça da Índia
-Hariana
-Indubrasil
-Nelore no Brasil, chamada Ongole na Índia - para corte
-Tabapuã - O zebu mais precoce.
Raças "sintéticas" brasileiras
Raças crioulas brasileiras
 As raças crioulas brasileiras descendem dos rebanhos trazidos para a América pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
-Caracu - origem São Paulo
-Crioulo Lageano - origem Santa Catarina
-Curraleiro - origem Piauí
-Mocho Nacional - origem São Paulo e Goiás
-Pantaneiro - origem Mato Grosso do SuL
-Alberdeen- Angus, Red Angus
Frutos de cruzamentos entre as demais:
-Naobrasil - cruzamento de Nelore e Zebu
-Simbrasil - cruzamento de Simental e Zebu para corte
-Girolando - cruzamento de Holandês e Gir com dupla aptidão
-Toledo - cruzamento de Holandês e Simental
-Bravon - cruzamento de Devon e Brahman para corte
-Canchim - cruzamento de Charolais e Zebu
-Pitangueiras - cruzamento de Red Poll e Zebu (Gir e Guzerá)
-Purunã - cruzamento de Charolais, Caracu, Red Angus e Canchim
Raças bovinas mais populares brasileiras
A diversidade das raças e o desenvolvimento genético garantem o sucesso da pecuária de corte e produção leiteira no Brasil
O Brasil possui uma tecnologia em agropecuária única no planeta e tem a melhor genética zebuína do mundo
CURIOSIDADE: Os bovinos podem ser divididos de acordo com duas classificações. Os taurinos, de origem europeia, e os zebuínos, originários da Ásia. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), por causa da adaptação ao clima tropical, os zebuínos se desenvolveram mais no Brasil e representam atualmente cerca de 80% do rebanho brasileiro.
Gado Angus
Essa é a mais famosa raça de taurinos no Brasil. Seu nome ficou conhecido e a raça se popularizou especialmente a partir do investimento de grandes empresas, como o MC Donald’s, que criou um hambúrguer com a carne Angus. De acordo com a Associação Brasileira de Angus, as principais vantagens da raça para a criação são a alta fertilidade e precocidade, pois atingem a puberdade e o estado de abate mais cedo. Seu diferencial é a ótima qualidade da carne, que é marmorizada e macia.
Gado Brahman
Veio em 1994 dos Estados Unidos e é o resultado do cruzamento de Nelore, Guzerá, Sindi, Cangaian e Indubrasil. A coloração pode ser cinza-claro, cinza-escuro ou vermelho. Não tem chifres e as orelhas são de tamanho médio. É indicado como gado de corte.
Gado Charolês
De origem francesa, essa raça taurina é excelente para produção de carne. Informações do Conselho Nacional de Pecuária de Corte indicam que, no Brasil, é também muito usada na criação de mestiços, como o gado Canchim. A raça possui pelagem branca ou creme, com narinas rosas e é uma das melhores para engorda em confinamento, porque chega a atingir, em machos adultos, mais de uma tonelada.
 Gado Cangaian
Essa raça chegou ao Brasil entre 1962 e 1963, vindo da região Sul da Índia. A raça representa um rebanho pequeno e pouco representativo, em números, no Brasil. Os bois têm pequena estatura e possuem chifres longos e grossos, mas são indicados somente à produção de carne, porque não produzem muito leite. São muito resistentes ao calor e a doenças.
Gado Caracu
É um gado taurino português, trazido para o Brasil na época colonial, que tem pelagem amarela ou alaranjada. Segundo informações do Conselho Nacional de Pecuária de Corte, a raça é extremamente rústica, atingindo níveis de engorda mesmo em pastagens ruins. Outra vantagem da raça é ser resistente a doenças endêmicas brasileiras e a ectoparasitas. É usada como gado de corte ou de leite e também como animal de tração.
Vaca Gir
Trazido ao Brasil em 1911, das montanhas Gir na Índia, a raça é indicada para a pecuária de leite. Inclusive, a raça Girolando, a mais famosa na produção leiteira no Brasil é resultado de cruzamento de Gir com a vaca Holandesa. Os indivíduos dessa raça apresentam chifres compridos e torcidos para baixo, com orelhas enroladas na parte superior. A pelagem varia do vermelho ao amarelado e pode apresentar pintas. A raça é dócil e as fêmeas têm grande habilidade materna.
Boi Guzerá
Foi a primeira raça de zebuíno a ser trazida para o País e é uma das mais antigas do mundo. É reconhecida por possuir um par de chifres grandes e curvados para cima e pode ser direcionada tanto para a pecuária de corte como de leite. A pelagem varia em tons de cinza, do mais claro ao escuro. Os animais apresentam grande porte, a raça é muito fértil e resistente à seca.
Gado Indubrasil
A raça é fruto do cruzamento de Nelore, Gir e Guzerá. Surgiu no Brasil em 1930, sendo criação de bovinicultores do Triângulo Mineiro. A pelagem pode ser branca, cinza ou vermelha e tem chifres médios. É usado como gado de corte e já foi exportado para os Estados Unidos.
Nelore
É a raça predominante no Brasil, muito procurada por produtores de carne. Sua característica marcante é a pelagem branca, que pode ter tons de cinza claro. Tem orelhas pontiagudas e chifres curtos, mas algumas variações são mochos, ou seja, sem chifres.
Gado Sindi
Originária da província de Sindi, no Paquistão, a raça veio para o Brasil em 1952 e é formada por animais resistentes, que sobrevivem em locais secos e com pouco pasto sem perder peso. Por causa disso, são criados principalmente em regiões nordestinas. São bois pequenos, com chifres curtos e pelo vermelho. Podem ser usados para a produção de carne ou leite.
Boi Tabapuã
Surgiu ao cruzar zebuínos Nelore, Gir e Guzerá com os mochos brasileiros e apesar de ser uma raça nacional, é criada também em outros países, na maioria da América do Sul. A pelagem varia do branco ao cinza e não possui chifres. É usado na produção de carne, porque tem boa musculatura.
Exposição de Bovinos
As raças mais comuns para exposições no Brasil, são as Nelore e Gir, porem, existem diversas raças que são expostas. Alguns criadores possuem raças estrangeiras onde usam apenas para expor e não para corte e leite
Rodeios
As raças mais utilizadas nesse meio são a Nelore, Simental e Marchigiana. Atualmente, o animal que tem recebido atenção no mundo todo é o Bipolar. O animal pesa mais de mil quilos e tem 1,70 de altura, do cupim ao casco.
Bipolar
Provas de Laçador
Normalmente ocorre com bezerros.
Importância Zootécnica
Os bovinos de corte são explorados para produção de carne, mas também podemos obter outros produtos dos animais abatidos, tais como: O couro, para a indústria de roupas, sapatos cintos, Os chifres, que servem para fabricar berrantes e peças de artesanato; Graxa, feita dos restos do boi depois de abatido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando