Buscar

Nocoes de Macroeconomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NOÇÕES DE MACROECONOMIA
Engenharia de Produção 
INTRODUÇÃO 
 O conceito de macroeconomia está interligado ao setor econômico de um país fazendo uma analise de tendência econômica visando o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e o superávit da balança comercial.
OBJETIVO
 Fazer uma analise em relação as noções de macroeconomia dentro de um setor econômico pontuando alguns principais indicadores econômicos. 
MACROECONOMIA 
 Macroeconomia é uma área de estudo das Ciências Econômicas, responsável por analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país.
 A análise feita pela macroeconomia é global, desconsiderado as particularidades ou os comportamentos individuais. O prefixo grego macro é relativo a tudo o que é grande, largo e amplo.
 Os principais objetivos dos estudos macroeconômicos são: o desenvolvimento do crescimento econômico, a geração de empregos, a redução da inflação, a construção de um comércio internacional vantajoso e a estabilização dos preços.
SETORES ECONÔMICOS DE UM PAÍS
 SETOR PRIMÁRIO: 
	Agricultura, mineração, pesca, pecuária.
SETOR SECUNDÁRIO: 
	Roupas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas e etc.
 SETOR TERCIÁRIO: 
	Comércio , educação, saúde, telecomunicações, seguro, transporte, turismo e etc.
PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS 
 PIB (Produto Interno Bruto) – O PIB de uma economia estima o valor dos bens e serviços produzidos no país no período de um ano.
 
 Índice de Inflação (IPCA, IGP-M, INPC, IPC) – Inflação nada mais é do que o aumento consistente e indiscriminado de preços. A taxa de inflação mede acréscimo percentual médio nos preços de bens e serviços produzidos pela economia.
Essas notas influenciam decisões de investimentos no mercado internacional conseguindo uma nota alta o pais acaba por atrair mais recursos estrangeiros.
CLASSIFICAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE RISCO
JUROS
O juros é o preço do dinheiro aplicado ou emprestado. Por isso, você pagará uma taxa se tomar dinheiro emprestado de um banco. Alguns exemplos de taxas de juros:
 Taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia)
 Taxa DI
 Taxa de Câmbio
CAPITAL E VALOR
 Balança Comercial – É um termo econômico que representa as importações e exportações de bens entre os países, esse é um dos indicadores econômicos mais importantes.
Produção Industrial – O indicador varia de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 pontos representam queda na produção em relação ao mês anterior.
 A macroeconomia e a microeconomia estão ligadas devido como as mudanças na economia resultam das decisões de milhares de pessoas, é impossível entender os desdobramentos macroeconômicos sem considerar as decisões microeconômicas a elas associadas.
 O Brasil espera o rendimento bom mais por causa de um grande crescimento da população os juros tiveram que aumentar, mas se a demanda dos produtos fosse menor o Banco Central brasileiro poderia baixar seus juros para os níveis internacionais, mas isto é quase impossível, pois a demanda ainda é grande.
 Um dos sintomas da crise é a forte recessão econômica, foi a pior recessão da história do país, havendo recuo no (PIB) por dois anos consecutivos. A economia contraiu-se em cerca de 3,8% em 2015. Em setembro de 2016, a taxa de desemprego chegava a 11,8%, atingindo 12 milhões de brasileiros.
 Em junho de 2017, o PIB subiu um por cento no primeiro trimestre do ano, sendo o primeiro aumento, após oito quedas trimestrais consecutivas. O ministro da fazenda, Henrique Meirelles, disse que o país "saiu da maior recessão do século".
CRISE ECONÔMICA NO BRASIL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais