Buscar

apol literatura

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Estudiosos da leitura têm mostrado como o ato de ler e seus rituais são marcados por uma necessidade de controle na busca de se evitar uma leitura não prevista, subversiva. É o fenômeno da legitimação da leitura, que por sinal, não ocorre apenas na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
Em razão da leitura do texto dado como reflexão e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a utilização da literatura infantil com função meramente instrumental, cumprindo apenas objetivos pedagógicos, é correto afirmar que:
	
	A
	A literatura, quando utilizada de forma instrumental, contribui para a aprendizagem dos alunos, pois, servindo como apoio para o ensino de outras disciplinas, torna a aprendizagem mais lúdica e prazerosa.
	
	B
	A organização do trabalho pedagógico com a literatura na escola tem uma função meramente instrumental, pois o ensino está centrado nos conteúdos contemplados pela grade curricular, não havendo espaço para o trabalho com o texto apenas como entretenimento.
	
	C
	O trabalho com a literatura apenas com finalidade instrumental, sujeita a objetivos pedagógicos, reduz o foco sobre a qualidade do texto literário e sua função poética, anulando a sua natureza de expressão artística.
	
	D
	A utilização da literatura com função instrumental pode acarretar alguns problemas para o professor, pois uma vez que é escrita com a função de servir como entretenimento, nem sempre tem o aprofundamento necessário para garantir a aprendizagem de conteúdos e informações confiáveis.
	
	E
	Apesar de sua função artística, a literatura, quando trabalhada na escola, assume uma função de auxiliar na aprendizagem, ficando o foco no prazer e na leitura descompromissada para atividades direcionadas para fora do ambiente escolar ou para atividades a serem desenvolvidas no recreio ou momentos extraclasse.
Questão 2/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o excerto de texto a seguir:
“Então, a tarefa de formar leitores fica mais difícil ainda, pois agora temos que, quase unicamente, desempenhar tal coisa no espaço escolar. E como fazer o caminho corretamente se a escola é, ainda, o maior representante institucional da repetição, da mesmice semiótica, de valores estanques e padrões de comportamento anacrônico, em que a diferença ameaça os moldes estabelecidos peal ordem da razão e da ciência?”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: Dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. p. 76.
Levando em consideração a leitura do texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as propostas de Philippe Perrenoud para a renovação de práticas pedagógicas em sala de aula consideradas tradicionais, analise as propostas do referido autor a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Tarefas diferenciadas, não simultâneas.
II. ( ) A fragmentação de tarefas.
III. ( ) A alternância rápida de tarefas.
IV. ( ) Tarefas assumidas coletivamente.
V. ( ) A relativa facilidade das tarefas.
VI. ( ) Tarefas de longa duração.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F– V – V
	
	B
	F – F – V – V – F – F
	
	C
	V – F – F – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F – F – V
	
	E
	V – V – V – V – F – F
Questão 3/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o trecho de texto a seguir:
“O conhecimento não está pronto nos textos a serem decodificados pelos leitores, mas concebendo-o como construção interacional, como um processo social que envolve diversos agentes – e nenhum paciente – podemos dar conta dessa relação leitura/conhecimento sem estarmos presos ao modelo de mundo já pronto, já sabido e já dominado por outrem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAULINO, G. Sobre leitura e saber, de Anne-Marie Chartier. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 73.
Após a leitura do texto dado como reflexão e de acordo com os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos quatro tipos de leituras que identificam comportamentos diferenciados frente à leitura do texto literário, relacione corretamente cada tipo às suas respectivas características:
1. Leitura ativa.
2. Leitura criativa.
3. Leitura única.
4. Leitura cooperativa.
( ) Leitura como experiência compartilhada entre o autor e o leitor, na qual a construção do sentido se situa entre ambos.
( ) Habilidade de compreender como a ficção opera no imaginário durante o ato da leitura.
( ) Cada momento de leitura é uma experiência ímpar. Mesmo se tratando de uma obra já lida, a variação imaginativa do leitor se renova no ato da leitura e o individualiza.
( ) O leitor constrói um mundo paralelo em sua mente a partir do diálogo entre o autor, o narrador, os personagens e o leitor. Todas essas vozes operam em conjunto na construção do sentido.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	1 – 4 – 3 – 2
	
	E
	4 – 1 – 3 – 2
Questão 4/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações:
I. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
II. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado por ter aprendido e vencido os obstáculos em seu processo de aprendizagem.
III. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve intervir de forma enérgica sobre as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura para que este não se torne lento e ineficiente.
IV. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve orientar o aluno sobre o domínio de suas emoções, uma vez que o processo de leitura demanda uma percepção racional das informações contidas no texto, o que garante uma aprendizagem eficaz e mais rápida.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV apenas.
	
	B
	I, II apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 5/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinteafirmação:
“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, para a implantação de uma atividade pedagógica renovada que objetiva ampliar os espaços de manifestação dos alunos, exige um professor com uma nova postura que consiste em:
	
	A
	Planejar de forma criteriosa o trabalho em sala de aula para que não haja equívocos que o obriguem a questionar e reorganizar as atividades propostas.
	
	B
	Propor atividades niveladas que evitem que os alunos com dificuldade não as consigam realizar, evitando assim a frustração e o sentimento de impotência.
	
	C
	Adotar propostas de atividades que, mesmo sendo mais tradicionais, têm seus resultados conhecidos e, por esse motivo, evitam equívocos e fracassos dos alunos envolvidos.
	
	D
	Estar disposto a implantar atividades renovadas, mesmo correndo os riscos dos maus resultados.
	
	E
	Propor atividades renovadas que, em se tratando de promover a liberdade de pensamento dos alunos, dispensa todo e qualquer planejamento, devendo ser executada conforme a necessidade momentânea em sala de aula.
_1573805549.unknown
_1573805553.unknown
_1573805555.unknown
_1573805556.unknown
_1573805554.unknown
_1573805551.unknown
_1573805552.unknown
_1573805550.unknown
_1573805541.unknown
_1573805545.unknown
_1573805547.unknown
_1573805548.unknown
_1573805546.unknown
_1573805543.unknown
_1573805544.unknown
_1573805542.unknown
_1573805537.unknown
_1573805539.unknown
_1573805540.unknown
_1573805538.unknown
_1573805535.unknown
_1573805536.unknown
_1573805533.unknown
_1573805534.unknown
_1573805532.unknown

Continue navegando