Buscar

APOL LITERATURA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o exerto de texto a seguir:
''Para que o convívio de leitor com a literatura resulte efetivo, nessa aventura espirital que é a leitura, muitos são os fatores em jogo. Entre os mais importantes está a necessária adequação dos textos às díversas etapas do desenvolvimento infantil/juvenil''. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. p.32.
Após a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as fases da leitura ao longo do ensino fundamental, relacione corretamente as fases às suas respectivas características:
1. Primeira fase.
2. Segunda fase.
3. Terceira fase.
(  ) Fase da leitura compreensiva.
(  ) Fase da Pré-leitura.
(  ) Fase da leitura interpretativa.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 2
	
	B
	2 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 2,1,3.
2 - Segunda fase - Fase da leitura compreensiva: corresponde ao período de alfabetização, a criança começa a decifrar o código escrito e faz uma leitura silábica e de palavras. (p. 103)
1 - Primeira fase - Fase da Pré-leitura: vivida pela criança na pré-escola, período preparatório para a alfabetização, a criança desenvolve capacidades e habilidades que a tornarão apta à aprendizagem da leitura. (p. 101)
3 - Terceira fase - Fase da leitura interpretativa: Período de consolidação da alfabetização e letramento. (p. 104)
	
	C
	1 – 2 – 3
	
	D
	3 – 2 – 1
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 2/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir:
“Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra foi concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com seu destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 25. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e os objetivos preconizados nessa tarefa, analise as seguintes afirmações:
I. É preciso aprender a reconhecer e compreender os diferentes gêneros literários.
II. É necessário desenvolver capacidades sociais e formas de conduta a partir do exercício das vivências por meio das personagens que representam pessoas e acontecimentos próximos da realidade.
III. É preciso aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa, uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola.
IV. É importante refletir sobre aspectos gerais da vida, compreendendo a vida em sociedade e valorizando as existências.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa I é correta, pois o conhecimento sobre os gêneros literários acarreta o conhecimento mais aprofundados sobre os elementos constituinte do texto poético, bem como do texto narrativo, diferenciando suas especificidades e desenvolvendo habilidades de leitura diferenciadas. 
A afirmativa II é correta, pois, diferentemente da literatura tradicional, que impunha normas de conduta bastante restritas, numa perspectiva contemporânea, por meio das vivências propostas junto às personagens e suas experiências, o leitor vivencia a simulação da sua própria realidade. 
A afirmativa IV está correta, pois a literatura, como arte da palavra, propõe uma reflexão sobre a vida, as relações e a valorização da existência (livro-base, p. 124,125). A afirmativa III é incorreta, pois o aprofundamento dos conhecimentos linguísticos não é a função primeira da literatura, até mesmo porque muitos textos contemporâneos optam por uma linguagem muito mais coloquial do que orientada pela norma culta padrão.  “A literatura infantil (...) é levada a realizar sua função formadora que não se confunde com uma missão pedagógica. (...) Aproveitada em sala de aula na sua natureza ficcional que aponta a um conhecimento de mundo e não enquanto súdita do ensino de boas maneiras (de se comportar e ser ou de falar e escrever) ela se apresenta como o elemento propulsor que levará a escola à ruptura com a educação contraditória e tradicional. Reconhecida a possibilidade do trabalho com a literatura na escola e dado o objetivo comum a ambas de formar cidadãos críticos e leitores podemos pensar a partir de agora como podem ser descritas as diferentes funções da leitura e da literatura no ambiente escolar lembrando que elas se alternam ao longo do processo educativo visto que os textos podem ter aproveitamentos diferentes no trabalho escolar” (livro-base, p. 20).
	
	B
	II, III e IV apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Questão 3/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir:
''Interpretar é dialgoar com o texto tendo como limite o contexto. Esse contexto é de mão dupla: tanto é aquele dado pelo texto quanto o  dado pelo leitor; um e outro precisam convergir para que a leitura adquira sentido. Essa covergência dá-se pelas referências á cultura na qual  se localizam o autor  e o leitor, assim como por força das constrições que a comudidade do leitor impões ao ato de ler. O contexto é, pois, simmultaneamente aquilo que está no texto , que vem com ele, e aquilo que uma comunidade de leitores julga como próprio da leitora''
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 41.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos comportamentos do leitor competente, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Necessita que um adulto selecione textos dentro do seu horizonte de expectativa, pois seu repertório ainda não lhe permite avaliar suas escolhas.
II. ( ) Tem habilidade suficiente para identificar as pistas oferecidas pelo autor ao longo do texto.
III. ( ) Tem a capacidade de dialogar com novos textos, posicionando-se criticamente frente ao que lê devido à sua bagagem de leituras anteriores.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V
Você acertou!
A afirmação I é falsa, pois é um comportamento do leitor competente saber selecionar textos a partir de suas preferências. A afirmação II é verdadeira, pois um leitor competente consegue identificar o jogo de construção do sentido construído pelo autor. A afirmação III é verdadeira, pois o leitor competente sente-se desafiado por novos textos, utilizando-se das experiências de leituras anteriores como base para estabelecer um juízo crítico sobre o que leu (livro-base, p. 106-107).
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – F
	
	E
	V – F – F
Questão 4/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus
intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 52.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, para a implantação de uma atividade pedagógica renovada que objetiva ampliar os espaços de manifestação dos alunos, exige um professor com uma nova postura que consiste em:
Nota: 20.0
	
	A
	Planejar de forma criteriosa o trabalho em sala de aula para que não haja equívocos que o obriguem a questionar e reorganizar as atividades propostas.
	
	B
	Propor atividades niveladas que evitem que os alunos com dificuldade não as consigam realizar, evitando assim a frustração e o sentimento de impotência.
	
	C
	Adotar propostas de atividades que, mesmo sendo mais tradicionais, têm seus resultados conhecidos e, por esse motivo, evitam equívocos e fracassos dos alunos envolvidos.
	
	D
	Estar disposto a implantar atividades renovadas, mesmo correndo os riscos dos maus resultados.
Você acertou!
conforme o livro-base, para a implantação de uma atividade pedagógica renovada, há a necessidade de um professor afinado com essa proposta, o qual deve estar disposto aos erros e maus resultados como consequência da mudança (livro-base, p.123).
	
	E
	Propor atividades renovadas que, em se tratando de promover a liberdade de pensamento dos alunos, dispensa todo e qualquer planejamento, devendo ser executada conforme a necessidade momentânea em sala de aula.
Questão 5/5 - Literatura: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte afirmação:
“O texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações:
I. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
II. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado por ter aprendido e vencido os obstáculos em seu processo de aprendizagem.
III. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve intervir de forma enérgica sobre as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura para que este não se torne lento e ineficiente.
IV. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve orientar o aluno sobre o domínio de suas emoções, uma vez que o processo de leitura demanda uma percepção racional das informações contidas no texto, o que garante uma aprendizagem eficaz e mais rápida.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II, III e IV apenas.
	
	B
	I, II apenas.
Você acertou!
as afirmativas I e II estão corretas, pois a partir das afirmações feitas por Isabel Solé, a autora do livro-base estabelece as finalidades apresentadas como aquelas que devem ser privilegiadas numa metodologia de ensino de literatura. A afirmativa III está incorreta, pois, segundo o livro-base, a intervenção sobre o processo de aprendizagem da leitura deve ser respeitosa e adequada ao seu modo de construção lento e progressivo. A afirmação IV está incorreta, pois, segundo a abordagem feita no livro-base, emocionar-se com aquilo que lê é uma das habilidades esperadas do leitor de literatura, uma vez que, como texto artístico, uma leitura puramente racional não daria conta da sua especificidade (livro-base, p. 42).
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando