Buscar

Questões do Sistema Cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de Cardiovascular
Quais são os componentes do sistema cardiovascular?
Sangue – formado por uma fração líquida, o plasma, e diversos tipos de células, hemácias, glóbulos brancos e plaquetas. É chamado de arterial, após hematose nos alvéolos pulmonares, e venoso, quando transporta gás carbônico.
Coração – órgão oco muscular responsável pelo bombeamento do sangue. Podem ser formados por quatro cavidades, os átrios e os ventrículos direitos e esquerdos.
Vasos sanguíneos - órgãos tubulares que se ramificam pelo corpo. Em consequência das diferentes dimensões (calibre) são classificados em: Artérias, arteríola, vênulas, veias e capilares.
Quais as camadas que constituem o coração?
	Pericárdio – Camada acima do miocárdio;
	Miocárdio – Camada média do coração;
	Endocárdio – Camada abaixo do miocárdio.
Podemos afirmar que todo sangue oxigenado é transportado pelas 	artérias e o carboxilizado pelas veias? Justifique sua resposta.
	Sim, pois no processo de bombeamento sanguíneo o sangue que vem com um pouco 	de oxigênio e muito dióxido de carbono pelo processo de troca gasosa, o sangue é 	liberado do coração direito aos pulmões por meio da circulação pulmonar, dentro dos 	pulmões o oxigênio é carregado no sangue e o dióxido de carbono liberado, esse 	sangue oxigenado vai para o lado esquerdo do coração e bombeado aos tecidos do 	corpo pela circulação sistêmica.
Por que o ventrículo esquerdo possui sua parede muscular mais grossa em relação ao direito?
O ventrículo esquerdo é responsavel por enviar o sangue ate os pulmões, colocando mais oxigênio no sangue e consequentemente ser enviado aos outros órgãos.
Quais são as estruturas que inervam o coração?
Sistema nervoso simpático e parassimpático. Estes nervos interagem com o tecido para exercerem o controle neural da função cardíaca. As fibras parassimpáticas distribuem pelo nervo vago, do qual derivam nervos cardíacos parassimpáticos, sendo dois cervicais e um torácico. 
Descreve o processo elétrico da contração cardíaca.
O batimento cardíaco ocorre com a formação e propagação de potenciais de ação de forma sequencial ao longo das estruturas anatômicas cardíacas. O batimento cardíaco tem início no nodo sinoatrial (SA) com a geração espontânea de um potencial de ação, esse potencial de ação se propaga para o miocárdio atrial direito e através do feixe Bachmann para o miocárdio atrial esquerdo. Do miocárdio atrial converge para o nodo atrioventricular (AV), conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos. Após isto o potencial elétrico atinge o feixe de His e o os ramos dos feixes esquerdo e direito que são constituídos por células de Purkinje. Esse sistema His-Purkinje distribui de maneira rápida e uniforme a ativação elétrica para o miocárdio ventricular.
Em um batimento normal, ambos os átrios contraem-se quase simultaneamente. Em seguida, há uma breve pausa (causada pela condução lenta do potencial de ação através do nodo AV). Então os dois ventrículos contraem-se quase simultaneamente. E por fim, o coração relaxa e novamente se enche de sangue.
Por que podemos afirmar que o coração é autômato?
O nervo simpático instiga as batidas do coração, o nervo parassimpático reduz o ritmo cardíaco, estes dois nervos formam o sistema nervoso autônomo, e fiscalizam os batimentos cardíacos humanos. O nervo vago iniciado no crânio é responsável pela distribuição dos nervos com a função parassimpática, como ele tem a função de reduzir o ritmo cardíaco se houver uma intensidade ocorrerá a parada dos batimentos do coração a parada cardíaca. O nervo simpático tem como função instigar os batimentos do coração, caso haja uma intensidade maior do que a considerada normal ocorre à taquicardia a aceleração do coração.
Como realizamos o controle da Frequência Cardíaca?
Atividade elétrica do coração: Como o nódulo AS controla a frequência cardíaca, as alterações desta envolvem fatores que influenciam. Os impulsos originados do Nódulo AS espalham-se para os átrios e ventrículos, estimulando as áreas rapidamente, de modo que o ritmo torna-se único. 
Controle Nervoso do coração: Em geral, a estimulação do hipotálamo posterior aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca, enquanto que a estimulação da área pré-óptica, na porção anterior do hipotálamo, acarreta efeitos opostos, determinando notável diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial e são transmitidos através dos centros de controle cardiovascular da porção inferior do tronco cerebral, e que passam a transmitir através do sistema nervoso autônomo
Sabemos que o sangue é bombeado pelo coração, possuindo assim uma pressão, contudo ao passar pelos capilares essa pressão chega a praticamente zero. De que forma esse sangue consegue ter seu retorno pelas veias, já que sua pressão é praticamente nula?
O Fluxo sanguíneo através do sistema vascular depende parcialmente da diferença de pressão nas duas extremidades do sistema. Se as pressões nas duas extremidades do vaso forem iguais, não haverá fluxo, por isso se a pressão for maior numa extremidade do que na outra, o sangue fluirá da região da pressão mais elevada para a de menor pressão, lembrando que a taxa de fluxo sanguíneo através do sistema vascular é proporcional a diferença de pressão, mas é inversamente proporcional a resistência, criando uma variável no denominador de uma fração, uma vez que a fração diminui quando o denominador aumenta, portanto a relação entre o fluxo sanguíneo, a pressão e a resistência é dada pela equação (Fluxo Sanguíneo = Pressão/Resistência)

Continue navegando

Outros materiais