Buscar

Direito Digital 2º estágio

Prévia do material em texto

CONTRATOS ELETRÔNICOS
O elemento predominante para a caracterização de um contrato como eletrônico é o meio pelo qual ele se forma, sendo assim esses contratos podem ser definidos como aqueles celebrados pelo meio eletrônico, informático, independe de qual seja o objeto contratado. Desse modo sempre envolvem em sua consecução, algum meio ou sistema informático. A Internet é um abrangente meio de contratação eletrônica, promove diversos serviços pelo qual se pode contratar, por exemplo os contratos de compra e venda pela Internet; igualmente aos contratos informáticos os contratos eletrônicos podem apresentar natureza jurídica de Direito Público ou de Direito Privado
DOCUMENTO ELETRÔNICO
Em sua definição o termo documento não está restrito unicamente ao papel, há outros instrumentos que podem servir de veículo para expressar um fato de maneira satisfatória, podemos citar então o documento eletrônico. Este é um elemento muito importante na composição do processo eletrônico, pois através dele é que todos os atos das partes, da autoridade julgadora e dos órgãos de apoio serão documentados, em meio próprio e adequado como se fossem realizados no próprio papel. O CPP em seu art. 232 dá a definição do que considera documento, é relevante que o legislador, apesar de se referir ao papel, não se prende unicamente a este, desse modo encaixamos aqui o documento eletrônico.
ASSINATURA DIGITAL
Esta é um meio de conferir o autor e a integridade do documento eletrônico, além disso, é uma das maneiras de utilizar o Certificado Digital ICP-Brasil, essa assinatura também implica a supressão de custos tais como manuseio, impressão e o armazenamento de documentos por exemplo. Ademais tornam-se desnecessários deslocamentos para assinaturas presenciais, autenticações adicionais e também para o envio de documentos à outra parte interessada. A pessoa resolve o ‘problema’ facilmente na comodidade de sua casa com apenas alguns cliques em qualquer horário, de qualquer lugar e ainda, de forma sustentável. Está garantida na Legislação Brasileira a validade jurídica dos documentos eletrônicos assinados de forma digital, desse modo a assinatura digital e a assinatura manuscrita possuem a mesma equivalência jurídica.
	
O homem é um ser racional dotado de interesses, estes nem sempre coincidem entre si, então para harmonizá-los foi necessária a criação dos negócios jurídicos, derivados destes últimos surgiram os contratos, para regular os negócios e conciliar os interesses de ambas as partes.
CONTRATOS INFORMÁTICOS
 São aqueles que envolvem a prestação de um serviço de cunho tecnológico, geralmente ocorrendo entre pessoas jurídicas, podendo ou não ser realizado de maneira virtual ou remota. Seu objeto sempre será relacionado a alguma atividade eminentemente tecnológica. Podem se revestir sob a natureza de Direito Público ou Privado, dependendo das partes que estão contratando. Assim, basta que o objeto daquilo que se está pactuando seja um bem ou um serviço de informática, que estará caracterizado o contrato informático, olvidando-nos, portanto, do meio pelo qual ele esteja sendo celebrado. É o contrato informático classificação quanto ao objeto contratual.
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Como sabemos a Internet é uma forma de interligar as pessoas, devido a este meio eficaz de comunicação as empresas enxergaram um ambiente propicio para a criação de um novo mercado, surgiu então o comércio eletrônico, uma nova forma de negociação de produtos ou serviços por meio eletrônico. Esse comércio tem grande importância para o estudo dos contratos eletrônicos, uma vez que a celebração do negócio jurídico é concretizada de forma totalmente eletrônica (não importando o tipo de equipamento eletrônico utilizado e nem mesmo o objeto do contrato). Basta apenas que este tenha sido celebrado por um meio eletrônico.

Continue navegando