Buscar

Questoes de Farmacologia

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU
DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA
Aluna: Renata da Silva Santos Mat. 01201764
ESTUDO DIRIGIDO
1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem?
R. Via oral
2 – Considerando a ADME de um fármaco, pacientes com comprometimento hepático e/ou renal podem ter modificadas as condições de atuação de um medicamento em seu organismo. Quais etapas farmacocinéticas alteram os regimes terapêuticos de um medicamento?
R. Interações Farmacocinéticas acontecem quando afetam a Absorção(A),Distribuição(D),Metabolismo(M) ou Excreção(E) =ADME de outras medicações.Nesse grupo incluem-se interações nas quais a absorção de uma droga pelo tubo gastrointestinal está prejudicada,a capacidade de ligação às proteínas afetada, o metabolismo do medicamento aumentado ou inibido,ou a excreção urinária esta aumentada ou diminuída.
3- Quais os parâmetros farmacocinéticos do paciente, quando alterados, podem determinar o ajuste de doses?
R. Estados mórbidos, função renal, função hepática, níveis sérios de proteínas, ph urinário, fatores dietéticos.
4 – Foi prescrito a um paciente um medicamento em cápsula para uso por 3 meses. Esse paciente foi orientado a nunca retirar o pó do interior da cápsula, por que?
R. A cápsula é um revestimento que faz com que a liberação do fármaco seja gradual e seu tempo de meia vida seja preservado.
5 – A atropina é um alcaloide extraído, principalmente da planta Atropa beladona, usado na forma de sulfato e possui ação tanto central quanto periférica. A que classe de medicamento pertence esse fármaco?
R. Antagonista muscarínico
6 – Paciente C. L. H deu entrada na emergência com sintomas característicos de asma com elevada dificuldade de respiração, ação broncoconstrictora e tosse, além de ansiedade. A esse paciente foi administrado brometo de ipratrópio associado com fenolterol por via inalatória. Explique a ação farmacológica destes medicamentos.
R. O  brometo de ipratrópio na forma monoidratada, vendido sob a denominação comercial Atrovent, por exemplo, é um medicamento anticolinérgico derivado da atropina e administrado por via de inalação como coadjuvante na broncodilatação para o tratamento de asma, bronquite e DPCO. Ele atua bloqueando os receptores muscarínicos no pulmão, inibindo a broncoconstrição e a produção de muco nas vias aéreas.
O bromidrato de fenoterol, comercialmente conhecido como Berotec, é um agente simpaticomimético de ação direta, estimulando seletivamente os receptores beta2 em doses terapêuticas. A estimulação dos receptores beta1 ocorre com doses mais altas. Ele relaxa a musculatura lisa bronquial e vascular e previne contra estímulos broncoconstritores tais como histamina, metacolina, ar frio e exposição a alérgenos (fase precoce). Após administração aguda, a liberação de mediadores broncoconstritores e pró-inflamatórios dos mastócitos é inibida.
7 - Descreva, suscintamente, o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES).
R. Grupo de fármacos que se apresentam quimicamente diferentes. Diferem em suas atividades antipirética,analgésica e antiinflamatória, inibindo as enzimas da via cicloxigenase. São excelentes medicamentos para tratar os efeito sindesejáveis causados pela resposta inflamatória. Diminuem o edema, a hiperemia, a febre,a dor e a rigidez. São utilizados em variadas formas de inflamações, seja traumáticas ou provocadas por diferentes patologias. São classificados de acordo com sua respectiva substância derivada. São eles: derivados do ácidosalicílico, derivados da pirazolona, derivados do para-aminofenol, derivados do ácido acético, derivados do ácido enólico, derivados do ácido fenilantranílico, derivados do ácido propiônico, inibidores seletivos da enzima cicloxigenase-2.
8 – Qual o medicamento inibidor de ECA indicado aos hipertensos portadores de diabetes?
R. Os fármacos diuréticos. Os mais prescritos são: Captopril, Enalapril e Lisinopril.
9 – Qual é o medicamento anti-hipertensivo de primeira escolha para mulheres grávidas?
R. Metildopa. Ele promove estimulação os receptores adrenérgicos alfa2 do SNC, que como tem função inibitória da liberação de adrenalina, dilatando vasos arteriais e diminuindo a resistência vascular, não influindo muito no débito nem frequência cardíaca.
10 – O tratamento farmacológico para hipertensão arterial inclui, entre outros, o uso de diuréticos para controlar a pressão arterial. Cite dois diuréticos que se caracterizam como poupadores de potássio:
R. Atuam sobre os túbulos e ductos coletores, inibindo a reabsorção de Na+ e diminuindo a excreção de K+. Exemplos: Amilorida, Triantereno.
11- Cite os fatores que influenciam na biodisponibilidade dos medicamentos nos líquidos corpóreos:
 R=Fatores que interferem com a biodisponibilidade da droga:
Efeito de primeira passagem
Solubilidade da droga
Instabilidade química
Fórmula farmacêutica
Características individuais do paciente
12 – Qual a principal forma de ação dos fármacos bloqueadores neuromusculares?
R= Os bloqueadores neuromusculares são fármacos que interrompem a transmissão do impulso nervoso na junção neuromuscular. São classificados de acordo com o seu mecanismo de ação, em duas categorias: despolarizantes e não-despolarizantes. Estes fármacos diferem significativamente em seus efeitos.
O mecanismo de ação destes agentes se dá por meio de suas ações em receptores colinérgicos nicotínicos, resultando na despolarização da fibra muscular. Deste modo, a fibra muscular permanece despolarizada pelo período em que a molécula do bloqueador encontrar-se ligada ao receptor
13 – Que fatores devem ser aconselhados aos pacientes portadores de renite alérgica, em relação aos efeitos dos corticosteroides intranasais?
R--Efeitos Produz a rinorreia,o lacrimejamento, o prurido nasal e os espirros. Apresentam efeitos bloqueadores de histamina Estimulamos receptores alfa-adrenérgicos damucosanasal,causando vasoconstricção. A vaso constrição reduz o fluxo sanguíneo para a região nasal, a drenagem do seios, melhorando a passagem de ar.
14 – O AAS possui propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica, porém é um fármaco que que não pode ser usado em casos de Dengue, em virtude da sua ação sobre a coagulação. Qual é a ação do ASS sobre a coagulação?
R- O ASS a partir de determinada dose tem como efeito inibidor essa agregação das plaquetas, tornando o processo inicial da coagulação mais difícil de ocorrer. Efeito conhecido popularmente como afinar o sangue.
15 – Qual é a característica farmacocinética de um medicamento cuja concentração tecidual é mais elevada que a concentração tecidual?
R- Alto Volume de distribuição
16 – Quais são os receptores de acetilcolina? E quais são os receptores de adrenalina?
R- Há dois tipos receptores de acetilcolina que regulam as funções do hormônio neurotransmissor no corpo:
1.Muscarínico: são metabotrópicos (ação indireta) ligados a uma proteína G e atua nas sinapses neuronais
2.Nicotínico: são ionotrópicos, ou seja, canais iônicos de ação direta, que atua nas sinapses neuronais e neuromusculares.
17 – Que medicamento deve ser recomendado a um paciente com poliartrite?
R-Anti-inflamatórios não esteroides (AINE) Ibuprofeno
Dexametasona.
Ddiclofenaco
18 – Considerando a intervenção medicamentosa, qual é a ação dos medicamentos denominados relaxantes musculares?
R- os relaxantes musculares são fármacos que afeta o músculo esquelético diminuindo o tonus muscular. 
É usado para aliviar sintomas como espasmo muscular e dores.
19 – Em que situações são recomendados o uso de bloqueadores β-adrenérgicos? 
R- Em efeitos cardíacos diretos: Inotropismo (aumento da contratilidade cardíaca) e Cronotropismo (aumento da frequência cardíaca.
Vasodilatacao e broncodilatação.
20 – Por que, o propranolol é contraindicado em pacientes portadores de asma e bronquite?
O Propranolol é um bloqueador de receptores beta adrenérgicos, que existem nosvasos sanguíneos, nos brônquios, no coração, e vários outros tecidos. Esses receptores têm efeito de contração da musculatura lisa dos vasos, e sua dilatação no caso doe brônquios. No caso dos vasos e coração o bloqueio desses receptores com Propranolol é benéfico porque abaixa a pressão arterial, ao dilatar os vasos e reduzir a frequência cardíaca. Mas nos brônquios, o bloqueio desses receptores causa a contração dessa musculatura brônquica, piorando ou desencadeando a asma. Por este motivo, asmáticos não podem tomar Propranolol, Atenolol, Labetalol e outros tipos de drogas beta-bloqueadoras.
21 – Quais são as classes de antiabéticos orais indicados para o tratamento de Diabetes melitus?
R- Atualmente, seis classes de medicamentos hipoglicemiantes orais disponíveis são estas à Sulfonilureias (glimepirida),
Biguanidas (metformina),
Meglitinidas (repaglinida),
Tiazolidinedionas (pioglitazona),
Inibidores da dipeptidil peptidase IV (sitagliptina),
Inibidores da alfa glucosidase (acarbose).
22 – Cite os fármacos ou grupos de fármacos usados como estimulantes do respiratórios; e àqueles usados como depressores respiratórios:
R- Numa insuficiência respiratória aguda drogas denominadas analépticos como (leptazol, doxapram, niquetamida e etamivan), atuam estimulando a nível central o centro vasomotor, respiratório e em altas doses também estimula o córtex motor causando convulsões . atualmente elas são empregadas em algumas condições específicas (insuficiência respiratória por obstrução crônica das vias aéreas) sob supervisão hospitalar.
Algumas drogas podem deprimir o sistema respiratorio são elas depressoras do SNC que causam maior ou menor grau de depressão respiratória (analgésicos narcóticos, barbitúricos, antagonistas do receptor H1 da histamina, antidepressores, BZD e álcoois como o etanol e hidrato de cloral)
23 – Qual é o principal mecanismo de ação dos fármacos denominados opioides?
R- Redução de liberação de neurotransmissores de fibras aferentes do tipo C inibindo os neurônios pós-sinápticos que transmitem informações da medula espinhal para o encéfalo, alterando as vias descendentes envolvendo as noradrenalinas e serotonina sendo ligações que ocorrem entre emoções e dor.
24 – Quais são os aspectos estudados na farmacocinética? E que fatores podem interferir nestes aspectos?
R- ADME (Administração, Distribuição, Metabolização e Excreção) a via de administração muda a função de determinado fármaco, algumas situações fisiológicas (menstruação, puerpério) ou patológicas (edema, inflamação, ulceração) a modificam. Como também Genéticos, Idade, Diferenças individuais, Fatores ambientais (fumar), Propriedades químicas dos fármacos, Via de administração, Dosagem, Sexo alterações entre fármacos durante o metabolismo.

Continue navegando