Buscar

Estudo Dirigido - Termorregulação - UNIVALI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Termorregulação
Defina e diferencie os termos ectotermia, endotermia, homeotermia e pecilotermia
Endotermia: Animais capazes de manter uma temperatura corpórea elevada pela produção interna de calor.
Ectotermia: Animais que dependem de fontes externas de calor, principalmente radiação solar, para regular sua temperatura.
Homeotermia: Termo usado especificamente para aves e mamíferos que são capazes de manter sua temperatura corporal praticamente constante, e não varia de acordo com o ambiente. Mantem uma temperatura corpórea elevada e permanecem ativos em ambientes frios e quentes.
Pecilotermia: Termo usado para animais cuja temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do meio em que vivem.
O que é dormência e quais seus tipos?
R.: A dormência é um período no ciclo de vida de um organismo no qual o desenvolvimento é temporariamente suspenso. Há uma redução das atividades corporais e minimiza o gasto energético, por reduzir inclusive a atividade metabólica, e pode auxiliar um organismo a conservar energia. A dormência está normalmente associada com as condições ambientais. A dormência pode ser de dois tipos:
- Dormência Preditiva: Ocorre quando um organismo entra em uma fase de dormência antes do estabelecimento das condições adversas. Por exemplo, fotoperíodo e baixa da temperatura são usadas por muitas plantas para prever a chegada do inverno.
- Dormência consequencial: Ocorre quando o organismo entra em fase dormente após as condições adversas terem “chegado”. Esta é normalmente observada em áreas de climas imprevisíveis. Seria de se esperar que alterações muito súbitas nas condições levem a uma alta mortalidade entre animais com dormência consequencial, porém seu uso pode ser vantajoso, uma vez que como os organismos se mantêm ativos mais tempo, estão aptos a maior uso dos recursos disponíveis.
O que caracteriza cada um dos estados abaixo, em que animais estão presentes e em que condições ambientais ocorrem:
Torpor: É como uma hibernação de nível baixo e de curto prazo. Ele dura somente algumas horas e acontece diariamente em alguns animais e a redução da temperatura do corpo é de apenas alguns graus, cujo objetivo é a conservação de energia. Ocorre em beija-flor, camundongo de bolso e morcegos. Condições: Quando as aves chegam aos locais de reprodução antes das flores serem abundantes, quando a produção de néctar cai ou a alimentação é interrompida por tempestades ou baixa nas temperaturas.
Hibernação: Estágio inativo durante todo o inverno, onde a temperatura corporal se iguala a temperatura do meio. Condição letárgica com queda substancial na taxa metabólica, frequência cardíaca, respiração bastante diminuídas. Condições: No frio do inverno, animais com altas taxas metabólicas, alimentos escassos ou inacessíveis. Ocorre em mamíferos (roedores, morcegos) e aves (beija-flores). 
Sono: É um estado que impõe extensos ajustes na função cerebral. Em mamíferos, está associado a queda tanto na sensibilidade hipotalâmica à temperatura quanto na temperatura corporal bem como a alterações nos reflexos respiratórios e cardiovasculares. A frequência de batimentos do coração e respiração reduzidas e temperatura do corpo diminuída, mas essas mudanças são muito leves comparadas à hibernação. O sono é consideravelmente fácil de ser interrompido. Vários animais: Mamíferos, aves.
Sono de inverno: Um sono por um longo período, onde a temperatura corporal cai apenas uns poucos graus, não oferecendo o mesmo grau de economia de energia de uma hibernação, mas já é suficiente para poupar um pouco de energia. Condição: Baixa na temperatura – inverno. Os ursos fazem isso, onde permanecem enrolados em um micro-habitat protegido como uma caverna ou um tronco oco e são capazes de acordar e se tornar ativos rapidamente a qualquer momento durante o inverno. 
Estivação: Inatividade durante o verão, é como hibernar em tempo quente. Animais que vivem em desertos ou em climas tropicais praticam a estivação. Ela pode ocorrer não somente devido a questões de suprimento de comida, como na hibernação, mas porque as condições se tornam muito quentes e secas para o animal sobreviver. O processo normalmente envolve fazer covas no solo, onde a temperatura permanece fria, e reduzir a atividade metabólica de maneira similar à hibernação. Animais: Caracois, esquilos do solo, peixe dipnoico.
Como se classifica um animal quanto à tolerância ao congelamento?
R.: São possíveis duas estratégias gerais para a resistência ao frio:
- O animal pode ser tolerante ao congelamento, o que significa que sobrevive ao congelamento prolongado e formação de gelo no seu corpo. 
- Ou o animal pode ser tolerante ao congelamento e morrer se houver a formação interna de gelo.
O que é e como funciona uma substância “anticongelativa”?
R.: É uma substância que reduz o ponto de congelamento, sem afetar o ponto de fusão. É uma glicoproteína ou polipeptídios que atuam impedindo a adição de moléculas de água a matriz de cristais de gelo, pois se liga a superfície do cristal e bloqueia o seu desenvolvimento/crescimento.
Nos animais em que ocorre o congelamento dos tecidos internos, qual o principio físico garante não ocorrer dano as células? Explique o porquê.
R.: A tolerância ao congelamento compreende mecanismos ou restringem a formação de gelo no fluido extracelular. Quando o gelo começa a ser formado no compartimento extracelular, a fração ainda descongelada do fluido extracelular torna-se osmoticamente mais concentrada e retira água das células, deixando o fluido intracelular mais concentrado, de modo que permaneça descongelado. Alguns animais possuem uma alta concentração de glicerol e sorbitol em seus líquidos corpóreos que os protegem contra os danos do congelamento. Os danos causados pelo congelamento podem ser evitados também pela presença de agentes nucleadores, proteínas hidrofílicas que auxiliam na formação de gelo.
Diferencie e explique os termos aclimatização e aclimatação.
Na aclimatização, o organismo se ajusta a certo clima, digamos a alterações sazonais e inverno. Por exemplo, um peixe apanhado no inverno em água fria está aclimatizado em água fria.
Na aclimatação, o organismo se ajusta a uma condição imposta artificialmente. Por exemplo, um peixe dourado mantido em laboratório por 2 meses em água a 10ºC é dito estar aclimatado a 10ºC.

Outros materiais