Buscar

Atividade 3 produtos e serviços bancários fmu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
“São Paulo - O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu, nesta quarta-feira (20/06/16), manter a taxa básica de juros da economia em seu atual patamar, de 14,25% ao ano. Com a Selic inalterada, a poupança continua rendendo menos que outras aplicações de renda fixa, que são beneficiadas pelo juro alto.”
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/veja-quanto-r-5-mil-rendem-hoje-com-a-selic-em-14-25
O que é o Selic e a taxa Selic?
Seu texto será avaliado a partir dos seguintes critérios:
Deverá conter no mínimo 3 parágrafos;
O texto deverá ser redigido de forma coesa e coerente.
Orientações importantes:
Elabore um texto próprio, a partir das suas reflexões e leituras. Não copie, de forma alguma, textos da internet. Caso você decida enriquecer seu texto com citações, forneça os créditos ao autor da produção original seguindo as normas da ABNT-Associação Brasileira das Normas Técnicas.
Se você optar por usar palavras de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque a passagem entre aspas e indique sua fonte. Textos compostos por trechos não autorais que não forem devidamente identificados não serão considerados para nota na sua reflexão e adequação em relação a questão.
SELIC é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é um sistema computadorizado, gerido pelo Banco Central do Brasil e operado em parceria com a Associação Nacional das Instituições dos Mercados Abertos, criado em 1980.
Tem por objetivo custodiar títulos do tesouro nacional, bem como ao registro e a liquidação de operações realizadas com esses títulos. É o sistema pelo qual banco efetuam operações de compra e venda de títulos públicos em tempo real.
Os operadores das instituições (bancos, caixas econômicas, distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central) transferem ao SELIC, on line, os negócios relativos a títulos públicos envolvendo bancos que compram e que vendem esses títulos.
O Selic é o depositário central dos títulos que compõem a dívida pública federal interna de emissão do Tesouro Nacional e, nessa condição, processa a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia desses títulos. É também um sistema eletrônico que processa o registro e a liquidação financeira das operações realizadas com esses títulos pelo seu valor bruto e em tempo real, garantindo segurança, agilidade e transparência aos negócios.
A taxa SELIC é obtida através das operações que são realizadas diariamente no sistema Selic, todas as noites a Selic analisa as operações realizadas de compra e venda de títulos públicos no sistema e determina o valor da Taxa Selic.
O Copom (Comitê de Política Monetária) por sua vez determina a Meta da taxa Selic e sob essa meta oscilam os valores de compra e venda de títulos públicos.
Quando a taxa Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao Governo porque ele paga bem e, quando cai, preferem emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior. Assim, quanto maior a taxa, mais caro fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores. Quanto mais alta for, menos dinheiro se terá circulando no mercado, conseqüentemente menos procura por produtos e serviços.

Continue navegando