Buscar

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA AULA 1 A ...

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

DE0012 - História da Psicologia
Aula 01: A Importância do Passado para o Entendimento do Presente
Objetivos desta aula:
- Definir a importância do estudo e compreensão do passado para o entendimento do presente quer em nossa história pessoal quer na história das ciências ou mesmo na história da humanidade.
- Identificar a historiografia da psicologia.
- Conhecer um pouco da trajetória do Curso de Psicologia em nossa Universidade.
Compreender a história é um pré-requisito para compreendermos também o presente; quer estejamos falando de uma instituição ou mesmo de uma pessoa. Todas as características atuais podem ser compreendidas em função da trajetória histórica e das influências recebidas ao longo dos tempos. Desta forma, compreender a história da psicologia nos permitirá um posicionamento claro e crítico frente a mesma facilitando assim nosso desempenho profissional.
Ao negligenciarmos o estudo da história corremos o grande risco de não compreender toda a complexidade das teorias atuais e, portanto, a aplicabilidade das mesmas; isso faria com que o profissional passasse a reproduzir uma prática de forma automática e pouco produtiva tendo em vista que perderia o olhar crítico tão importante ao psicólogo não sabendo sequer explicar a fundamentação de sua prática profissional.
A história da psicologia é relativamente curta, pois a mesma é reconhecida como ciência em 1875, com a criação do laboratório de psicologia experimental em psicofisiologia, criado por Wundt em Leipzig, Alemanha.
No Brasil, a Psicologia foi como profissão apenas em 1962.
Suas origens mais remotas encontram-se na filosofia e na psicofisiologia. Desde os grandes filósofos como Platão e Aristóteles, as pessoas já se questionavam sobre a natureza humana e a motivação para determinados comportamentos que, por vezes, podem ser incompreensíveis em um primeiro momento. Na verdade a psicologia se dedica à questões que sempre instigaram a curiosidade humana e sobre as quais inúmeros questionamentos vem sendo feitos durante a própria história da humanidade.
Você já pensou sobre a importância de se estudar a história?
É muito comum que as pessoas negligenciem a importância da história para a compreensão dos fatos atuais e para o nosso próprio posicionamento frente aos mesmos.
Pense em qualquer fato e verá que é impossível entendê-lo sem conhecer a história da qual ele é fruto. Se eu te perguntasse hoje “quem é você? ” Muito provavelmente você recorreria à sua história para me responder a esta questão (citando, por exemplo, sua idade, sua cidade natal, sua filiação, seu nível de escolaridade ou outros fatores que remetem à nossa história pessoal)
Uma sugestão: realize uma rápida pesquisa sobre a origem e história de seu nome. O que significa; quem o escolheu; existem apelidos; é com posto ou simples; é agradável ou desagradável para você; como você gosta de ser chamado; qual a origem de sua família; existe algum brasão para o seu nome de família, etc.
Essas respostas nos ajudam a iniciar a compreensão do indivíduo tomando como base para tal a sua história. Note desta forma que, mesmo em nossa vida pessoal, a referência à história é de extrema importância, sendo igualmente importante para o estudo da ciência que escolhemos como profissão. Embora conhecer a história possa não nos dá respostas óbvias para os problemas atuais poderá nos ajudar a contextualizar adequadamente o presente, facilitando assim o alcance das respostas procuradas. Na medida em que a história envolve o comportamento humano, estudar história significa estudar e entender o próprio homem.
Presentismo
X Historicismo
História interna x História externa
História personalista x História naturalista
Existem diferentes formas de 
se estudar a história