Buscar

direito empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNINASSAU
GESTÃO PÚBLICA EAD
DIREITO EMPRESARIAL
PROF.ª GISELE PASSADOR LOMBARDI 
TUTORA VIVIANE PORTELA
ALUNA CAROLINA DIAS FRANCISCO
Nesta unidade, vimos que o Direito Internacional Privado pode ser definido basicamente como um direito em que as partes estão envolvidas em uma situação jurídica internacional. Ele busca regularizar a situação jurídica civil de brasileiros no exterior e de estrangeiros em nosso país. Em relações particulares, os conflitos podem ser maiores, pois as leis dos Estados soberanos podem divergir.
Nas situações que envolvam estrangeiros em outros países – por exemplo, um cidadão brasileiro que se casa com uma cidadã italiana em solo norte-americano – qual legislação será aplicada? A lei de qual país será aplicada?
Este tipo de situação pode dar noção de quantos conflitos podem ocorrer nas relações de particulares que envolvam Estados soberanos diferentes. Porém, há situações em que pode se aplicar mais de um ordenamento jurídico. Cada país tenta resolver os conflitos internacionais a sua própria maneira, determinando qual lei deve se aplicar em cada situação. No Brasil, há uma lei que introduz o CC: a LICC (Lei de Introdução ao Código Civil), na qual encontramos elementos de conexão, que tornam clara a situação jurídica e qual direito deve ser aplicado a ela.
São considerados elementos de conexão: a nacionalidade; o domicílio; o local de celebração do ato; local de cumprimento das obrigações; o local da situação da coisa; o local do ato ou do fato ilícito.
Considerando as informações acima sobre o Direito Internacional, e considerando a LICC, tente solucionar a seguinte situação: Um italiano comete um crime no Brasil. Supondo que a sociedade brasileira tenha sido ofendida, as leis que devem ser aplicadas são as brasileiras ou as italianas?
De acordo com a nova Lei nº 12.376, de 30 de dezembro de 2010, entrando em vigor em 31 de dezembro de 2010, alterou-se a ementa da “Lei de Introdução ao Código Civil” – LICC (Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942), passando a vigorar com a seguinte redação: “Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.” - LINDB, espancando-se qualquer dúvida acerca da amplitude do seu campo de aplicação. Portanto, esta passou a ser a denominação oficial da referida norma. 
A LINDB, disciplina a aplicação das normas jurídicas brasileiras de uma maneira geral, sendo considerada uma norma sobre normas. Seu objetivo foi orientar a aplicação do código civil, dirimindo controvérsias que foram surgindo desde a edição do primeiro código civil, em 1916. É uma lei de introdução às leis, por conter princípios gerais sobre as normas sem qualquer discriminação. É aplicável a todos os ramos do direito. 
Analisando as normas trazidos na LINDB, tem-se o Direito Internacional Privado que traz princípios que determina a lei aplicável as relações jurídicas entre pessoas pertencentes a Estados ou Territórios diferentes, aos atos praticados em países estrangeiros e, em suma, a todos os casos em que deve-se aplicar a lei de um Estado no Território de outro. No Brasil, em princípio, a lei deve ser aplicada a todos os brasileiros e estrangeiros que se encontrem em território brasileiro (regra da territorialidade), devendo os mesmos serem investigados, julgados e punidos de acordo com o Direito Penal Brasileiro. Os casos envolvendo estrangeiros devem ser encaminhados para a Justiça estadual ou federal, dependendo do tipo e da gravidade do crime, mas toda prisão deve ser comunicada à Polícia Federal, porque cabe a ela verificar se o estrangeiro entrou ou permanece no Brasil de forma ilegal. O estrangeiro vai ser enquadrado nessa situação de deportação, expulsão ou extradição dependendo do crime cometido ou da situação irregular infringida perante a lei dos estrangeiros. 
Portanto, os estrangeiros que se encontrarem no Brasil deverão agir em conformidade com os preceitos da ordem pública brasileira, que reflete as normas de Direito público e os valores dominantes no país. Se, ao contrário, não observar estes preceitos será punido e julgado conforme as leis brasileiras.
BIBLIOGRAFIA
	Enciclopédia Wikipédia
	Artigo escrito pela Professora Doutorada Ideli R. Di Tizio – Site Direito do Estado
	Artigo sobre Aplicação da Lei Penal – Blog Penal em resumo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando