Buscar

AULA SOBRE O APOCALIPSE

Prévia do material em texto

APOCALIPSE 	 - PROF. JONAS ROBERTO SANTIN
AULA 3
Nesta última aula, estudaremos os fatos contidos no período escatológico chamado de Tribulação.
Objetivo: compreender que os salvos vivos serão arrebatados e em seguida, a Terra será assolada pela Tribulação.
Conteúdos: o período de Tribulação e suas características; seus participantes, o anticristo, o falso profeta e o número da besta.
Síntese: a Tribulação será um período futuro de grande aflição e angústia, e está profetizado que virá.
Aplicação: ao se estudar que os não salvos entrarão na Tribulação ao passo que os salvos serão arrebatados, cresce a importância da santificação pessoal.
Conversa Inicial
Olá! Seja bem-vindo à terceira aula da disciplina de Escatologia, com ênfase no Apocalipse!
Chegamos a um momento delicado de ser estudado: a Tribulação. Há na Bíblia a revelação do plano de Deus, e este está apresentado em diversas fases, isto é, períodos que têm um início e um fim bem definidos.
O período da Igreja iniciou no evento de Pentecostes, e terminará com o seu arrebatamento por Jesus Cristo. Encerrada essa etapa, terá início a fase da Tribulação, que será um período tenebroso na Terra. Juízos divinos, perseguições ferrenhas, o surgimento do Anticristo e do Falso Profeta, personagens que trarão consigo uma maldade nunca vivida pela humanidade. Então, prepare-se para entramos no estudo do período da Tribulação.
Tema 01: O que é a Tribulação
A Tribulação será um período de grande angústia e sofrimento que se dará após o arrebatamento da Igreja. Essa visão escatológica vem da teoria pré-tribulacionista – que leva em consideração que a igreja será arrebatada antes da Tribulação.
Conforme as profecias bíblicas, esse período será de sete anos, e surgirá um líder mundial, o Anticristo. É chamado de Tribulação, pois, além das perseguições, guerras e a maldade que acontecerá, haverá juízos divinos sobre a terra, tais como a abertura dos sete selos, o tocar das sete trombetas e o derramar das sete taças da ira de Deus. Também nesse período surgirá o Falso Profeta e o número da besta.
Contudo, a igreja estará em festas nas Bodas do Cordeiro, que acontecerá depois do arrebatamento e será nos céus, mais precisamente, no terceiro céu. Enfrentar a Tribulação será para os incrédulos e os infiéis. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”; (Hb 12.14)
Tema 02: Teorias tribulacionistas
Da mesma forma como há teorias arrebatamentistas, há as teorias tribulacionistas. Na realidade, são muito parecidas, porém, as primeiras são focadas no arrebatamento da igreja, ao passo que as segundas tratam dos eventos que acontecerão dentro de cada teoria arrebatamentista.
Na teoria meso-tribulacionista, acredita-se que a igreja precisa ser purificada pelas provações que virão na Tribulação. A pós-tribulacionista, propõe que assim como Deus protegeu Israel das dez pragas do Egito, protegerá a Igreja durante todo o período tenebroso da Tribulação.
Tema 03: Septuagésima semana de Daniel
O livro do profeta Daniel é considerado como sendo o Apocalipse do Antigo Testamento. Não se pode entender este livro sem compreender o livro de Daniel. Muitas profecias vaticinadas pelo profeta se relacionam e se completam no Apocalipse.
Uma delas é a profecias das setenta semanas. Elas estão divididas em três grupos e trazem consigo eventos proféticos que já se cumpriram e eventos que ainda hão de se cumprir. Dois grupos dessas semanas já se cumpriram e equivalem a 69 semanas, restando, portanto uma ainda a ser cumprida. Essa semana ocorrerá no futuro, e diz respeito exclusivamente à nação de Israel. Como são semanas proféticas, estas podem ser semanas de anos, isto é, cada dia corresponde, no cenário profético, a um ano. A septuagésima semana equivale aos sete anos do período de Tribulação.
Tema 04: Teorias acerca do Milênio
O Milênio, na teologia dispensacionalista, será um período literal de mil anos em que Jesus e os salvos governarão as nações da Terra. Todas as correntes teológicas acreditam num Milênio, porém surgem algumas teorias relativas de como ele será. A teoria amilenista crê que não existirá um Milênio literal na terra, e sim que ele apenas deve ser estudado e compreendido no sentido literal, assim como todo o Apocalipse.
Os pós-milenistas defendem que a igreja assumirá o comando do mundo e, portanto, o Milênio seria uma extensão do período da igreja atual. A teoria pré-milenista tem relação com o arrebatamento da igreja. Essa teoria crê que a igreja será arrebatada antes do Milênio e retornará com Cristo para governar a terra por mil anos. “[...] mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”. (Ap 20.6)
Tema 05: Esquema escatológico
Os esquemas escatológicos são bem característicos na teologia dispensacionalista. Eles têm por objetivo mostrar de forma geral e ordenada os eventos em sua sequência. Desta forma, o estudante pode ter uma visão dos fatos escatológicos proféticos como um todo. O esquema apresentado mostrará, de forma geral, a sequência dos fatos do período da igreja até o final do período do Milênio.
Na Prática
Prezados alunos e alunas, para a vida espiritual, o estudo do período da Tribulação deve servir como um alerta para que a vida espiritual do cristão não seja negligenciada.
Já o Milênio, serve como motivação para que seja conservada uma vida de espiritualidade sadia, a fim de governar com Cristo nesse período. Sendo assim, faça de tudo em sua vida espiritual para ser arrebatado antes da Tribulação, conservando-se irrepreensível no espírito, na alma e no corpo, e não sofrerás os tormentos deste tempo terrível, e além disso, governará o Milênio com Jesus, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores.
Na esfera ministerial, ensine, pregue e alerte as pessoas de que a Tribulação será real e está destinada a todos os que não têm Cristo como salvador. “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um [..]”. (Ap 22.12)
Finalizando
Para se ter uma visão geral dos eventos proféticos escatológicos, faça um esquema teológico ordenando os eventos na sequência: Jesus arrebata a igreja; os arrebatados passam pelo Tribunal de Cristo; estes vão para as Bodas do Cordeiro; inicia-se a Tribulação na terra; fim da Tribulação e início do Milênio; fim do Milênio e início do Juízo Final; criação do Novo Céu e da Nova Terra.
“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. (2 Pe 3.13)

Continue navegando

Outros materiais