Buscar

Exercicios Fixação - Farmacologia - Avaliando

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: SDE0092 - FARMACOLOGIA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
		1.
		Com referência às vias de administração de fármacos são dadas as afirmativas: I. A via de administração intravenosa é capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. II) A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área de capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento. III) A via intramuscular é útil para a administração de volumes moderados de fármacos que contenham veículos que impeçam o uso de outras vias (soluções oleosas). Apesar de ser destituída de riscos de dor ou de lesões localizadas, a absorção do fármaco por essa via é relativamente lenta. IV) A administração subcutânea de fármacos permite uma absorção lenta e sustentada dos mesmos, principalmente quando são utilizadas formas farmacêuticas de liberação prolongada. V. A absorção de medicamentos tópicos aplicados na pele é geralmente muito rápida devido às características da epiderme, não sendo a ação dos mesmos afetada pelas propriedades da molécula administrada. Estão corretas:
		
	
	
	
	 
	I e III
	
	
	III e V
	
	
	II e V
	
	 
	I e IV
	
	
	II e IV
	
	
		2.
		As moléculas pequenas dos fármacos para serem absorvidas atravessam as membranas celulares que constituem barreiras a essas moléculas. Essa moléculas dos fármacos podem cruzar essas membranas através de mecanismos fisiológicos que são:
		
	
	
	
	
	Através da ligação às proteínas plasmáticas
	
	
	Junções comunicantes; difusão e proteínas canais.
	
	 
	Difusão; através das proteínas transportadoras; e pinocitose ou transcitose.
	
	
	Receptores associados a proteína G; receptores ionotrópicos e fagocitose.
	
	
	Somente através das aquaporinas e pela difusão.
	
	
		3.
		Um fármaco foi administrado por via oral e sofrerá então metabolismo de primeira passagem. Contudo, uma fração intacta dessa dose irá alcançar a corrente sanguínea sistêmica. Essa sentença se refere ao termo:
		
	
	
	
	 
	Biotransformação
	
	
	Heterogeneidade
	
	
	Bioequivalência.
	
	
	Depuração.
	
	 
	Biodisponibilidade.
	
	
		4.
		Os fármacos podem ser administrados por vias diversas. Dentre estas, existe a via oral. Quanto à absorção dos fármacos administrados pela via oral, é CORRETO afirmar que ____________. Assinale a ÚNICA alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
		
	
	
	
	
	Serão absorvidos no estômago e, por isso, não passarão pelo fígado.
	
	
	Sofrem metabolismo no estômago e são encaminhados diretamente para a circulação sanguínea.
	
	
	Não passarão pelo fígado.
	
	 
	Serão absorvidos no intestino e, obrigatoriamente, serão absorvidos para a circulação porta-hepática e passarão pelo fígado.
	
	
	Sofrem biotransformação na cavidade oral e serão absorvidos no estômago.
	
		5.
		Alguns fármacos são lipossolúveis, o que os inviabiliza de serem eliminados através da urina. Todavia, existe um processo que é responsável por alterar a molécula destes fármacos a fim de propiciar a sua eliminação através da urina. Assinale a alternativa que apresenta o nome do referido processo.
		
	
	
	
	
	Transcitose.
	
	 
	Biotransformação.
	
	
	Distribuição.
	
	
	Absorção.
	
	
	Biodisponibilidade.
	
		6.
		Enalapril é um medicamento utilizado para o tratamento da hipertensão arterial. Quando este passa pelo fígado, é hidrolizado em enalaprilato, seu metabólito ativo. Com base nesta afirmação, assinale a ÚNICA alternativa correta, quanto aos metabólitos ativos.
		
	
	
	
	 
	Os metabólitos ativos podem ter ações semelhantes as do fármaco original.
	
	
	Os metabólitos ativos não têm ações semelhantes as do fármaco original.
	
	
	Os metabólitos não são farmacologicamente ativos.
	
	
	Os metabólitos ativos sempre têm ações mais potentes do que o fármaco original.
	
	
	Os metabólitos ativos sempre têm ações menos potentes do que o fármaco original.
	
	
		7.
		Para que um fármaco seja absorvido a partir do seu local de administração ele deve atravessar barreiras representadas pelos tecidos. Um dos métodos consiste em que o fármaco sendo lipossolúvel atraveesse livremente as membranas pelo processo denominado de:
		
	
	
	
	
	fagocitose
	
	
	pinocitose
	
	
	difusão através de canais ou facilitada
	
	
	através de transporte ativo
	
	 
	difusão direta ou simples
	
	
		8.
		Os fármacos para serem absorvidos para o sangue precisam transpor várias barreiras celulares. O nome desse processo é translocação e ele pode ser de vários tipos. Na difusão direta através da bicamanda lipídica é exigido que o fármaco seja:
		
	
	
	
	
	Carboidrato
	
	
	Hidrofílico
	
	
	Hidrossolúvel
	
	 
	Lipossolúvel
	
	
	Íon
	
	
		1.
		As vias de administração são importantes para a maioria dos fármacos, pois irão definir como esse fármaco será absorvido do seu local de administração até o plasma sanguíneo. Além disso, determina se o fármaco será metabolizado pelo fígado antes ou depois de chegar ao se local de ação. Quando o fármaco sofre metabolismo antes de chegar ao plasma ou circulação é denominado:
		
	
	
	
	
	Ciclo monooxigenase P450.
	
	
	Metabólitos farmacologicamente ativos.
	
	
	Reação de fase I e II.
	
	
	Indução das enzimas microssomais.
	
	 
	Metabolismo de primeira passagem.
	
	
		2.
		A translocação é um processo que envolve a passagem dos fármacos através das membranas das células para que possam alcançar a corrente sanguínea. Dos itens abaixo, assinale aquele que faz parte da translocação de um fármaco lipossolúvel.
		
	
	
	
	 
	Difusão simples
	
	
	Através de proteínas transportadoras
	
	
	Endocitose
	
	
	Translocação epidérmica
	
	
	Difusão facilitada
	
	
		3.
		A forma química de que um medicamento precisa para fazer efeito nem sempre é a melhor para ser eliminada. Sendo assim, o fármaco necessita se transformar em uma molécula apta a ser excretada. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta o termo referente ao processo descrito no enunciado da questão.
		
	
	
	
	
	Difusão direta.
	
	
	Distribuição.
	
	
	Pinocitose.
	
	
	Absorção.
	
	 
	Biotransformação.
	
	
		4.
		A intoxicação aguda pelo Paracetamol, em função de dose(s) excessiva(s), pode causar danos significativos a uma estrutura/órgão específica. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta a referida estrutura/órgão.
		
	
	
	
	
	Cérebro.
	
	 
	Fígado.
	
	
	Intestino grosso.
	
	
	Intestino delgado.
	
	
	Mucosa gástrica.
	
		5.
		A perda da eficácia de fármacos antimicrobianos e antitumorais é comumente referida como resistência a um fármaco. Este fenômeno pode ser originado por diferentes mecanismos, tais como: aumento da degradação metabólica do fármaco, ___________, alteração nos receptores, _____________, extrusão ativa de fármacos das células e _____________. Assinale a alternativa com as respostas que preenchem corretamente as lacunas.
		
	
	
	
	
	Antagonismo químico, depleção de mediadores, eficácia reversa.
	
	 
	Perda de receptores, depleção
de mediadores, adaptação fisiológica.
	
	
	Perda de receptores, adaptação fisiológica, antagonismo químico.
	
	
	Adaptação fisiológica, antagonismo não-competitivo, eficácia reversa.
	
	 
	Depleção de mediadores, eficácia reversa, perda de receptores.
	
		6.
		Dois fármacos foram comparados e apresentaram tanto a mesma biodisponibilidade, quanto a mesma velocidade e extensão de absorção. A agência reguladora Anvisa garante que quando duas especialidades farmacêuticas possuem todas essas características podem ser substituídas uma pela outra, como regula a lei dos medicamentos genéricos. Isto é, esses medicamentos são considerados:
		
	
	
	
	
	Interdependentes.
	
	
	Homogeneizados.
	
	
	Heterólogos.
	
	
	Sinérgicos.
	
	 
	Bioequivalentes.
	
	
		7.
		Entende-se por ________________ a fração da dose oral do fármaco que chega à circulação sistêmica na forma intacta. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
		
	
	
	
	
	Metabólito.
	
	 
	Biodisponibilidade.
	
	
	Biotransformação.
	
	
	Pinocitose.
	
	
	Metabolismo.
	
		8.
		Em um órgão específico, considerado o principal, os fármacos sofrem um processo denominado de biotransformação (ou metabolização). Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta o órgão onde acontece o processo de biotransformação.
		
	
	
	
	
	Pâncreas.
	
	
	Intestino grosso.
	
	
	Cérebro.
	
	
	Estômago.
	
	 
	Fígado.
	
	 1a Questão (Ref.: 201608315059)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 17)       Saiba  (0)
	
	Qual a principal via de eliminação dos fármacos?
		
	 
	Hepatobiliar.
	
	Fezes.
	
	Respiratória.
	
	Suor.
	 
	Urina.
	
	 2a Questão (Ref.: 201608945326)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 17)       Saiba  (0)
	
	Alguns fatores físicos podem alterar a absorção do fármaco já administrado. Esses fatores normalmente diminuem a concentração absorvida e por tanto diminuem a biodisponibilidade do fármaco. Assinale abaixo a alternativa que mostra um fator físico que reduz a absorção do fármaco:
		
	
	Antagonista
	
	Estado emocional do paciente.
	 
	Via de administração
	 
	Vascularização.
	
	Proteínas plasmáticas.
	
	 3a Questão (Ref.: 201608390175)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 17)       Saiba  (0)
	
	As membranas celulares funcionam como barreiras entre os compartimentos intracelular e extracelular. Fármacos de tamanho pequeno podem atravessar as membranas de diferentes maneiras, tais como as descritas nas alternativas abaixo. Dessa forma, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Difusão através de poros aquosos
	
	Difusão direta através dos lipídeos
	 
	Neurotransmissão
	
	Por proteína transportadora na membrana
	
	Pinocitose
	
	 4a Questão (Ref.: 201608390079)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 17)       Saiba  (0)
	
	A perda da eficácia de fármacos antimicrobianos e antitumorais é comumente referida como resistência a um fármaco. Este fenômeno pode ser originado por diferentes mecanismos, tais como: aumento da degradação metabólica do fármaco, ___________, alteração nos receptores, _____________, extrusão ativa de fármacos das células e _____________. Assinale a alternativa com as respostas que preenchem corretamente as lacunas.
		
	 
	Depleção de mediadores, eficácia reversa, perda de receptores.
	 
	Perda de receptores, depleção de mediadores, adaptação fisiológica.
	
	Adaptação fisiológica, antagonismo não-competitivo, eficácia reversa.
	
	Perda de receptores, adaptação fisiológica, antagonismo químico.
	
	Antagonismo químico, depleção de mediadores, eficácia reversa.
	
	 5a Questão (Ref.: 201608315054)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 17)       Saiba  (0)
	
	As moléculas pequenas dos fármacos para serem absorvidas atravessam as membranas celulares que constituem barreiras a essas moléculas. Essa moléculas dos fármacos podem cruzar essas membranas através de mecanismos fisiológicos que são:
		
	
	Receptores associados a proteína G; receptores ionotrópicos e fagocitose.
	
	Junções comunicantes; difusão e proteínas canais.
	 
	Difusão; através das proteínas transportadoras; e pinocitose ou transcitose.
	
	Através da ligação às proteínas plasmáticas
	
	Somente através das aquaporinas e pela difusão.
	
	 6a Questão (Ref.: 201608315073)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 17)       Saiba  (0)
	
	Um fármaco foi administrado por via oral e sofrerá então metabolismo de primeira passagem. Contudo, uma fração intacta dessa dose irá alcançar a corrente sanguínea sistêmica. Essa sentença se refere ao termo:
		
	 
	Biotransformação
	
	Depuração.
	 
	Biodisponibilidade.
	
	Heterogeneidade
	
	Bioequivalência.
	
	 7a Questão (Ref.: 201608318070)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 17)       Saiba  (0)
	
	Com referência às vias de administração de fármacos são dadas as afirmativas: I. A via de administração intravenosa é capaz de desencadear efeitos rápidos, sendo particularmente útil em situações de emergência. Deve-se, porém, ter cuidado quanto ao veículo dos medicamentos administrados e, também, ao maior risco de ocorrência de efeitos colaterais. II) A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área de capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento. III) A via intramuscular é útil para a administração de volumes moderados de fármacos que contenham veículos que impeçam o uso de outras vias (soluções oleosas). Apesar de ser destituída de riscos de dor ou de lesões localizadas, a absorção do fármaco por essa via é relativamente lenta. IV) A administração subcutânea de fármacos permite uma absorção lenta e sustentada dos mesmos, principalmente quando são utilizadas formas farmacêuticas de liberação prolongada. V. A absorção de medicamentos tópicos aplicados na pele é geralmente muito rápida devido às características da epiderme, não sendo a ação dos mesmos afetada pelas propriedades da molécula administrada. Estão corretas:
		
	
	II e IV
	 
	I e IV
	
	III e V
	
	I e III
	
	II e V
	
	 8a Questão (Ref.: 201608941731)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 17)       Saiba  (0)
	
	Farmacocinética é a alteração que o corpo promove sobre os fármacos. Quanto à farmacocinética, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
		
	
	A farmacocinética envolve absorção, distribuição e eliminação dos fármacos.
	
	A farmacocinética envolve as vias de administração, a distribuição e a eliminação dos fármacos apenas.
	
	A farmacocinética envolve apenas os processos de biotransformação (ou metabolismo) e eliminação dos fármacos.
	 
	A farmacocinética envolve absorção, vias de administração, distribuição, biotransformação (ou metabolismo) e eliminação dos fármacos.
	
	Absorção, vias de administração, distribuição, biotransformação e eliminação dos fármacos são conceitos diretamente relacionados com a farmacodinâmica, e não com a farmacocinética.
	
		1.
		Quando ocorre a ação de duas substâncias que se combinam e, em consequência, o efeito de uma destas substancias,o fármaco ativo, é anulado. Assinale a alternativa correta quanto ao enunciado.
		
	
	
	
	
	Antagonista competitivo
	
	
	Antagonista fisiológico
	
	
	Agonista fisiológico
	
	 
	Antagonista químico
	
	
	Agonista químico
	
	
		2.
		De acordo com suas propriedades, os fármacos agonistas são classificados como parciais ou plenos. Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA quanto aos agonistas plenos.
Alguns agonistas possuem atividade tão baixa que são mais utilizados como antagonistas do que como agonistas.
	
	
	Ativam respostas baixas do receptor.
	
	 
	São capazes de ativar a resposta máxima do receptor.
	
	
	Sempre são utilizados como antagonistas porque apresentam baixa eficácia.
	
	
	Apresentam eficácia muito menor do que a da molécula endógena.
	
	
		3.
		Em uma situação na qual duas substâncias se combinam e nessa combinação uma substância anula a outra substância. Isto é, o efeito do fármaco ativo é perdido. O texto se refere a qual tipo de antagonista?
		
	
	
	
	
	Fisiológico
	
	 
	Químico
	
	
	Competitivo
	
	
	Farmacociético
	
	
	Parcial
	
	
		4.
		Os fármacos são classificados em agonistas e antagonistas, conforme a ação destes. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA correta quanto aos fármacos agonistas.
		
	
	
	
	
	Todos os fármacos agonistas possuem atividade muito baixa. Por isso, são sempre utilizados como antagonistas.
	
	
	Os fármacos agonistas podem são classificados em: químicos, competitivos, fisiológicos e não competitivos.
	
	 
	Alguns agonistas possuem atividade tão baixa que são mais utilizados como antagonistas.
	
	
	Fármacos agonistas são aqueles que se ligam ao receptor e impedem a sua ativação.
	
	
	Os fármacos agonistas não se ligam a um receptor. Esta é uma característica apenas do fármaco antagonista.
	
	
		5.
		Para que um fármaco possa induzir suas ações dentro do corpo, esse fármaco deve ser ligar a estruturas biológicas, isto é, a estruturas celulares. A essas estruturas é dado o nome geral de receptores farmacológicos ou alvo para ação dos fármacos. Quais estruturas podem ser alvos da ação dos fármacos?
		
	
	
	
	
	Somente as enzimas e moléculas transportadoras.
	
	
	Cílios e flagelos.
	
	 
	Receptores, canais iônicos, e moléculas transportadoras.
	
	
	Somente canais iônicos e moléculas transportadoras.
	
	
	Somente receptores de hormônios e neurotransmissores.
	
	
		6.
		O efeito de um fármaco pode ser diminuído ou abolido na presença de um outro fármaco. Esse mecanismo é chamado de antagonismo e pode ser classificado em antagonismo químico, antagonismo _____________, antagonismo não-competitivo, antagonismo ______________ e antagonismo ______________. Assinale a alternativa com as respostas que preenchem as lacunas corretamente.
		
	
	
	
	
	por bloqueio de receptores, hidrofóbico, farmacocinético.
	
	
	por impedimento estéril, por bloqueio de receptores, psicológico.
	
	
	farmacocinético, por impedimento estéril, fisiológico.
	
	
	por bloqueio de receptores, fisiológico, anestésico.
	
	 
	fisiológico, por bloqueio de receptores, farmacocinético.
	
	
		7.
		A interação de fármacos com receptores transmembrana é um dos tipos de interações fármaco-receptor que podem ocorrer. Dentre este tipo de receptores podemos citar os canais iônicos, que participam de diversos processos fisiológicos como, por exemplo, a neurotransmissão e o acoplamento excitação-contração nos músculos, e os receptores acoplados a proteína G, que possuem a capacidade de amplificar sua ação pela ativação de mensageiros intracelulares. Segundo as características específicas dos receptores transmembrana citados acima podemos afirmar:
		
	
	
	
	 
	Ambos podem ser ativados por ligantes, e a ativação tanto do canal iônico quanto do receptor acoplado à proteína G leva à alteração da condutância iônica da membrana.
	
	
	A interação fármaco-receptor ocorre na porção intracelular para ambos os receptores.
	
	
	A interação do fármaco com os diferentes tipos de receptores ocasiona respostas intracelulares iguais.
	
	
	A interação fármaco-receptor ocorre somente na porção extracelular para ambos os receptores.
	
	
	Ambos podem ser ativados por ligantes, mas só a ativação do canal iônico leva à alteração da condutância iônica da membrana.
	
	
	
		8.
		Assinale a alternativa correta: A ligação do fármaco a um receptor controla a abertura de um canal iônico permitindo o fluxo de ínos através da membrana, se refere ao receptor do tipo:
		
	
	
	
	 
	Ionotrópico.
	
	
	Enzimático
	
	
	Metabotrópico.
	
	
	Receptor da quinase
	
	
	Moléculas transportadoras.
	
	
		1.
		Qual a alternativa que apresenta uma característica exclusiva de receptores metabotrópicos:
		
	
	
	
	 
	Acoplados à proteína G.
	
	
	Resposta intracelular idêntica à ativação de receptores ionotrópicos.
	
	
	Formados por proteínas transmembrana.
	
	
	Ativação por ligante.
	
	 
	Abertura de canais iônicos.
	
	
		2.
		De acordo com suas propriedades, os fármacos agonistas são classificados como parciais ou plenos. Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA quanto aos agonistas plenos.
		
	
	
	
	 
	São capazes de ativar a resposta máxima do receptor.
	
	
	Apresentam eficácia muito menor do que a da molécula endógena.
	
	
	Alguns agonistas possuem atividade tão baixa que são mais utilizados como antagonistas do que como agonistas.
	
	
	Ativam respostas baixas do receptor.
	
	
	Sempre são utilizados como antagonistas porque apresentam baixa eficácia.
	
		3.
		O neurotransmissor GABA possui duas famílias de receptores o GABA A e o GABA B. O receptor GABA A ao ser ativado irá induzir a abertura de um canal de cloro (Cl-) permitindo a entrada desse íon em neurônios que por sua vez irão hiperpolarizar. Assinale a alternativa correta: Essa descrição equivale ao mecanismo de ação de qual tipo de receptor:
		
	
	
	
	
	Transativação de receptores.
	
	
	Receptor intracelular
	
	
	Metabotrópico
	
	 
	Ionotrópico
	
	
	Ligado a cinase
	
		4.
		Quanto aos receptores intracelulares, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	 
	A formação do complexo receptor-ligante (fármaco) inicia a transcrição gênica.
	
	
	Estão presentes na membrana plasmática e expôe seu sítio de ligação ao fármaco para o meio extracelular.
	
	
	Fosforilam resíduos de serina e treonina.
	
	
	Induzem a produção de segundos mensageiros.
	
	
	Ativam a proteína G.
	
		5.
		Podemos definir receptor farmacológico como:
		
	
	
	
	 
	Toda molécula ao qual o fármaco se liga para induzir sua ação.
	
	
	Somente os receptores de neurotransmissores e hormônios.
	
	
	Toda estrutura não celular.
	
	
	Qualquer receptor da célula.
	
	
	Membrana de qualquer célula.
		6.
		As ligações dos fármacos com seus receptores farmacológicos é a área de estudo da:
		
	
	
	
	
	Farmacognosia
	
	
	Famacovigilância
	
	 
	Famacodinâmica
	
	
	Famacocinética
	
	
	Toxicologia
	
	
		7.
		Assinale a alternativa correta: A ligação do fármaco a um receptor controla a abertura de um canal iônico permitindo o fluxo de ínos através da membrana, se refere ao receptor do tipo:
		
	
	
	
	 
	Metabotrópico.
	
	
	Enzimático
	
	
	Moléculas transportadoras.
	
	
	Receptor da quinase
	
	 
	Ionotrópico.
	
	
		8.
		O efeito de um fármaco pode ser diminuído ou abolido na presença de um outro fármaco. Esse mecanismo é chamado de antagonismo e pode ser classificado em antagonismo químico, antagonismo _____________, antagonismo não-competitivo, antagonismo ______________ e antagonismo ______________. Assinale a alternativa com as respostas que preenchem as lacunas corretamente.
por impedimento estéril, por bloqueio de receptores, psicológico.
	
	 
	fisiológico, por bloqueio de receptores, farmacocinético.
	
	
	por bloqueio de receptores, fisiológico, anestésico.
	
	
	farmacocinético, por impedimento estéril, fisiológico.
	
	
	por bloqueio de receptores, hidrofóbico, farmacocinético.
	
		1.
		Qual a alternativa que apresenta uma característica exclusiva de receptores metabotrópicos:
		
	
	
	
	
	Resposta intracelular idêntica à ativação de receptores ionotrópicos.
	
	
	Ativação por ligante.
	
	 
	Acoplados à proteína G.
	
	
	Abertura de canais iônicos.
	
	
	Formados por proteínas transmembrana.
	
	
		2.
		O neurotransmissor GABA possui duas famílias de receptores o GABA A e o GABA B. O receptor GABA A ao ser ativado irá induzir a abertura de um canal de cloro (Cl-) permitindo a entrada desse íon em neurônios que por sua vez irão hiperpolarizar. Assinale a alternativa correta: Essa descrição equivale ao mecanismo de ação de qual tipo de receptor:
		
	
	
	
	
	Transativação de receptores.
	
	
	Ligado a cinase
	
	 
	Ionotrópico
	
	
	Receptor intracelular
	
	
	Metabotrópico
	
		3.
		O efeito de um fármaco pode ser diminuído ou abolido na presença de um outro fármaco. Esse mecanismo é chamado de antagonismo e pode ser classificado em antagonismo químico, antagonismo _____________, antagonismo não-competitivo, antagonismo ______________ e antagonismo ______________. Assinale a alternativa com as respostas que preenchem as lacunas corretamente.
		
	
	
	
	
	por bloqueio de receptores, fisiológico, anestésico.
	
	 
	fisiológico, por bloqueio de receptores, farmacocinético.
	
	
	por impedimento estéril, por bloqueio de receptores, psicológico.
	
	
	por bloqueio de receptores, hidrofóbico, farmacocinético.
	
	
	farmacocinético, por impedimento estéril, fisiológico.
	
	
		4.
		Assinale a alternativa correta: A ligação do fármaco a um receptor controla a abertura de um canal iônico permitindo o fluxo de ínos através da membrana, se refere ao receptor do tipo:
		
	
	
	
	
	Moléculas transportadoras.
	
	 
	Ionotrópico.
	
	
	Enzimático
	
	
	Receptor da quinase
	
	
	Metabotrópico.
	
	
		5.
		As ligações dos fármacos com seus receptores farmacológicos é a área de estudo da:
		
	
	
	
	
	Famacocinética
	
	
	Famacovigilância
	
	 
	Famacodinâmica
	
	
	Toxicologia
	
	
	Farmacognosia
	
	
		6.
		A interação de fármacos com receptores transmembrana é um dos tipos de interações fármaco-receptor que podem ocorrer. Dentre este tipo de receptores podemos citar os canais iônicos, que participam de diversos processos fisiológicos como, por exemplo, a neurotransmissão e o acoplamento excitação-contração nos músculos, e os receptores acoplados a proteína G, que possuem a capacidade de amplificar sua ação pela ativação de mensageiros intracelulares. Segundo as características específicas dos receptores transmembrana citados acima podemos afirmar:
		
	
	
	
	 
	Ambos podem ser ativados por ligantes, e a ativação tanto do canal iônico quanto do receptor acoplado à proteína G leva à alteração da condutância iônica da membrana.
	
	
	A interação fármaco-receptor ocorre somente na porção extracelular para ambos os receptores.
	
	
	A interação do fármaco com os diferentes tipos de receptores ocasiona respostas intracelulares iguais.
	
	
	Ambos podem ser ativados por ligantes, mas só a ativação do canal iônico leva à alteração da condutância iônica da membrana.
	
	
	A interação fármaco-receptor ocorre na porção intracelular para ambos os receptores.
	
		7.
		Os fármacos são classificados em agonistas e antagonistas, conforme a ação destes. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA correta quanto aos fármacos agonistas.
		
	
	
	
	
	Fármacos agonistas são aqueles que se ligam ao receptor e impedem a sua ativação.
	
	
	Todos os fármacos agonistas possuem atividade muito baixa. Por isso, são sempre utilizados como antagonistas.
	
	
	Os fármacos agonistas podem são classificados em: químicos, competitivos, fisiológicos e não competitivos.
	
	
	Os fármacos agonistas não se ligam a um receptor. Esta é uma característica apenas do fármaco antagonista.
	
	 
	Alguns agonistas possuem atividade tão baixa que são mais utilizados como antagonistas.
	
	
		8.
		Um esportista faz uso de drogas depressoras do sistema nervoso central e ingere bebida alcoólica concomitantemente. A interação do álcool no mecanismo de ação do medicamento pode resultar no processo denominado:
		
	
	
	
	
	Sinergismo
	
	
	Antagonismo
	
	
	Neutralização
	
	 
	Potencialização
	
	
	Precipitação
	
	1.
		Os receptores colinérgicos são agrupados em famílias ou subtipos. Quanto aos receptores do tipo nicotínicos é correto afirmar apenas que ______ . Assinale, dentre as alternativas abaixo, a ÚNICA que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
		
	
	
	
	
	estão localizados nas glândulas. Produzem secreção glandular, contração dos músculos lisos e relaxamento vascular (de forma indireta).
	
	 
	estão localizados na junção neuromuscular, nos gânglios autonômicos (simpáticos e parassimpáticos) e em várias regiões do SNC.
	
	
	estão localizados nos órgãos e células efetoras e são os responsáveis pelas ações do parassimpático nesses tecidos.
	
	
	estão localizados nos nervos, neurais. Produzem excitação lenta dos gânglios.
	
	
	estão localizados no coração, principalmente nos átrios. Produzem a diminuição da frequência cardíaca e da força de contração.
	
	
		2.
		Assinale a alternativa correta quanto ao potencial pós-sináptico excitatório (PEPS):
		
	
	
	
	 
	Provoca uma resposta de hiperpolarização na célula alvo.
	
	 
	É induzido pela entrada de sódio na célula alvo.
	
	
	A célula alvo perde K+ ou ganha Cl-
	
	
	É uma resposta hiperpolarizante
	
	
	É induzido pelo neurotransmissor GABA.
	
		3.
		Leia o trecho a seguir e, depois, assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna observada no referido trecho. "Para um neurônio poder produzir o neurotransmissor acetilcolina (ACh), ele deve possuir em seu citoplasma uma enzima denominada colina-acetiltransferase (CAT). Essa enzima está localizada no citoplasma dos terminais sinápticos dos neurônios, denominados __________, isto é, produtores de acetilcolina (ACh)".
		
	
	
	
	
	gabaminérgicos.
	
	 
	colinérgicos.
	
	
	adrenérgicos.
	
	
	catecolaminas.
	
	
	dopaminérgicos.
	
	
		4.
		O receptor de acetilcolina que está localizado no coração e é responsável pela diminuição da frequência cardíaca é o:
		
	
	
	
	
	M3
	
	
	Alfa-1
	
	 
	M2.
	
	
	M1
	
	 
	Nicotínico
	
	
		5.
		Diferenças entre as duas divisões do sistema nervoso autonômico determinam dois sistemas de receptores muito importantes: os sistemas de receptores adrenérgicos e colinérgicos. A maioria das funções da divisão simpática é derivada da interação do neurotransmissor _______________ com receptores adrenérgicos. Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA completa adequadamente a lacuna do enunciado. Assinale-a.
		
	
	
	
	
	GABA.
	
	 
	Adrenalina.
	
	
	Acetilcolina.
	
	
	Histamina.
	
	
	Serotonina.
	
	
		6.
		O neurotransmissor do parassimpático é a acetilcolina que uma vez ao ser liberada para s víceras
irá se ligar e ativar os receptores muscarínicos nesses tecidos. Os neurônios colinérgicos produzem principalmente o neurotransmissor acetilcolina pela presença em seu citolasma de uma enzima que é o que o caracteriza como um neurônio do tipo colinérgico. Essa enzima responsável pela produção da acetilcolina é a:
		
	
	
	
	
	Carbacol
	
	 
	Acetilcolinesterase
	
	 
	Colina acetiltransferase
	
	
	Galamina
	
	
	Colinase
	
	
		7.
		Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA NÃO apresenta um nervo craniano parassimpático. Assinale-a.
		
	
	
	
	 
	Olfatório (I).
	
	
	Oculomotor (III).
	
	
	Vago (X).
	
	
	Glossofaríngeo (IV).
	
	
	Facial (VII).
	
		8.
		O sistema nervoso autonômico é dividido em simpático e parassimpático. Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA traz informações corretas quanto aos SNA parassimpático. Assinale-a.
		
	
	
	
	
	O SNA parassimpático está classicamente relacionado aos mecanismos de respostas de luta e fuga/estresse.
	
	 
	Os neurônios pré-ganglionares da divisão parassimpática do SNA estão localizados no tronco encefálico, isto é, possuem raízes surgindo desta região e passando por forames do crânio e também da região sacra da medula espinhal (craniossacral).
	
	
	A ativação do neurônio pós-ganglionar (ou ganglionar) é feita através do neurotransmissor acetilcolina (ACh), que é liberada pelas terminações sinápticas do neurônio pré-ganglionar.
	
	
	Como os gânglios estão bem próximos à medula espinhal, o neurônio ou nervo pré-ganglionar é curto, enquanto que o neurônio ou nervo pós-ganglionar é longo, para alcançar o órgão efetor.
	
	
	Os neurônios pré-ganglionares estão localizados na região torácica e lombar da medula espinhal.
	
	
		1.
		Os receptores colinérgicos são agrupados em famílias ou subtipos. Quanto aos receptores do tipo nicotínicos é correto afirmar apenas que ______ . Assinale, dentre as alternativas abaixo, a ÚNICA que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
		
	
	
	
	
	estão localizados nos órgãos e células efetoras e são os responsáveis pelas ações do parassimpático nesses tecidos.
	
	
	estão localizados nos nervos, neurais. Produzem excitação lenta dos gânglios.
	
	
	estão localizados nas glândulas. Produzem secreção glandular, contração dos músculos lisos e relaxamento vascular (de forma indireta).
	
	
	estão localizados no coração, principalmente nos átrios. Produzem a diminuição da frequência cardíaca e da força de contração.
	
	 
	estão localizados na junção neuromuscular, nos gânglios autonômicos (simpáticos e parassimpáticos) e em várias regiões do SNC.
	
	
		2.
		Assinale a alternativa correta quanto ao potencial pós-sináptico excitatório (PEPS):
		
	
	
	
	
	É induzido pelo neurotransmissor GABA.
	
	
	A célula alvo perde K+ ou ganha Cl-
	
	
	Provoca uma resposta de hiperpolarização na célula alvo.
	
	
	É uma resposta hiperpolarizante
	
	 
	É induzido pela entrada de sódio na célula alvo.
	
		3.
		Leia o trecho a seguir e, depois, assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna observada no referido trecho. "Para um neurônio poder produzir o neurotransmissor acetilcolina (ACh), ele deve possuir em seu citoplasma uma enzima denominada colina-acetiltransferase (CAT). Essa enzima está localizada no citoplasma dos terminais sinápticos dos neurônios, denominados __________, isto é, produtores de acetilcolina (ACh)".
		
	
	
	
	
	catecolaminas.
	
	
	gabaminérgicos.
	
	 
	colinérgicos.
	
	
	adrenérgicos.
	
	
	dopaminérgicos.
	
	
		4.
		O receptor de acetilcolina que está localizado no coração e é responsável pela diminuição da frequência cardíaca é o:
		
	
	
	
	
	M1
	
	 
	M2.
	
	
	M3
	
	
	Alfa-1
	
	
	Nicotínico
	
	
		5.
		Diferenças entre as duas divisões do sistema nervoso autonômico determinam dois sistemas de receptores muito importantes: os sistemas de receptores adrenérgicos e colinérgicos. A maioria das funções da divisão simpática é derivada da interação do neurotransmissor _______________ com receptores adrenérgicos. Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA completa adequadamente a lacuna do enunciado. Assinale-a.
		
	
	
	
	
	GABA.
	
	
	Histamina.
	
	 
	Adrenalina.
	
	
	Acetilcolina.
	
	
	Serotonina.
	
	
		6.
		O neurotransmissor do parassimpático é a acetilcolina que uma vez ao ser liberada para s víceras irá se ligar e ativar os receptores muscarínicos nesses tecidos. Os neurônios colinérgicos produzem principalmente o neurotransmissor acetilcolina pela presença em seu citolasma de uma enzima que é o que o caracteriza como um neurônio do tipo colinérgico. Essa enzima responsável pela produção da acetilcolina é a:
		
	
	
	
	
	Acetilcolinesterase
	
	
	Galamina
	
	
	Carbacol
	
	
	Colinase
	
	 
	Colina acetiltransferase
	
	
	
		7.
		Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA NÃO apresenta um nervo craniano parassimpático. Assinale-a.
		
	
	
	
	
	Oculomotor (III).
	
	
	Glossofaríngeo (IV).
	
	
	Vago (X).
	
	
	Facial (VII).
	
	 
	Olfatório (I).
	
	
		8.
		O sistema nervoso autonômico é dividido em simpático e parassimpático. Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA traz informações corretas quanto aos SNA parassimpático. Assinale-a.
		
	
	
	
	 
	Os neurônios pré-ganglionares da divisão parassimpática do SNA estão localizados no tronco encefálico, isto é, possuem raízes surgindo desta região e passando por forames do crânio e também da região sacra da medula espinhal (craniossacral).
	
	
	O SNA parassimpático está classicamente relacionado aos mecanismos de respostas de luta e fuga/estresse.
	
	
	A ativação do neurônio pós-ganglionar (ou ganglionar) é feita através do neurotransmissor acetilcolina (ACh), que é liberada pelas terminações sinápticas do neurônio pré-ganglionar.
	
	
	Como os gânglios estão bem próximos à medula espinhal, o neurônio ou nervo pré-ganglionar é curto, enquanto que o neurônio ou nervo pós-ganglionar é longo, para alcançar o órgão efetor.
	
	
	Os neurônios pré-ganglionares estão localizados na região torácica e lombar da medula espinhal.
Simpático – Luta/fuga – estresse
Parassimpático – descanso/disgetão – repouso
Ações antagônicas na maioria das vezes.
		1.
		A intoxicação com antilcolinesterásicos provoca aumento da atividade de qual sistema? E por quê?
		
	
	
	
	 
	Simpático, pois aumenta a disponibilidade de adrenalina
	
	 
	Parassimpático, pois impedem a degradação de acetilcolina
	
	
	Parassimpático, pois reduz a moradrenalina
	
	
	Simpático, pois aumenta a produção de ACh
	
	
	Entérico, pois estimulam as funções digestivas
	
	
		2.
		O enunciado a seguir apresenta uma lacuna que deverá ser preenchida com uma das alternativas abaixo apresentadas. Sendo assim, leia o enunciado, com atenção, e, depois, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna. Enunciado: ________ é um fármaco agonista muscarínico parcial (não é um agonista potente) que apresenta seletividade quanto às glândulas sudoríparas, salivares, lacrimais e brônquicas (possui preferência por estes tecidos) e estimula a contração do músculo ciliar, tornando o cristalino mais abaulado, o que reduz a distância focal.
		
	
	
	
	 
	Atropina.
	
	
	Betanecol.
	
	 
	Pilocarpina.
	
	
	Tiotrópio.
	
	
	Pirenzepina.
	
	
		3.
A pilocarpina é um fármaco que possui preferência pelos tecidos glandulares e sua ação é como agonista muscarínico. Qual a sua indicação clínica?
		
	
	
	
	
	Hipotensão
	
	
	Choque hipovolêmico
	
	
	Arritmia cardíaca
	
	 
	Bronquite asmática
	
	 
	Glaucoma
	
		4.
		O betanecol é um fármaco agonista muscarínico utilizado para ativar a contração da musculatura lisa visceral. Entretanto, possui como efeitos adversos salivação, diarreia, bradicardia, rubor... Esses efitos decorrem de sua ação como:
		
	
	
	
	
	Não interfere na ação autonômica.
	
	
	Antagonista do simpático.
	
	
	Agonista do simpático.
	
	 
	Agonista do parassimpático.
	
	
	Antagonista do parassimpático.
		5.
		O fármaco de escolha para o tratamento do choque cardiogênico e da insuficiência cardíaca congestiva é um agonista adrenérgico denominado ____________________. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
		
	
	
	
	 
	Dopamina.
	
	
	Adrenalina.
	
	
	Anfetamina.
	
	
	Histamina.
	
	
	Atenolol.
	
		6.
		Os fármacos anticolinesterásicos atuam como:
		
	
	
	
	
	Bloqueadores ganglionares
	
	
	Agonistas adrenérgicos
	
	
	Antagonistas diretos dos receptores beta adrenérgicos
	
	
	Antagonistas muscarínicos diretos
	
	 
	Agonistas muscarínicos indiretos
	
		7.
		Em procedimentos clínicos, a fim de bloquear os estímulos dolorosos, é possível utilizar fármacos destinados a esta função: os anestésicos. Quanto aos usos clínicos da anestesia, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	
	Anestesia infiltrativa ¿ normalmente aerossol - nariz, boca, árvore brônquica, córnea ¿ não é eficaz na pele.
	
	 
	Anestesia espinhal ¿ injetada no espaço subaracnoide, onde há líquor, para atuar nas raízes nervosas e medula espinhal.
	
	
	Anestesia por bloqueio nervoso ¿ injetada no espaço epidural, para bloquear as raízes nervosas.
	
	
	Anestesia superficial ¿ injetada diretamente nos tecidos, em pequenas cirurgias.
	
	
	Anestesia epidural ¿ injetada no espaço aracnoide, onde há líquor, para atuar nas raízes.
	
	
		8.
		A pilocarpina é um agonista colinérgico muscarínico não seletivo. Assinale a alternativa verdadeira: É utilizada para o tratamento de:
		
	
	
	
	
	Retenção urinária
	
	
	Dores abdominais
	
	
	Constipação intestinal
	
	 
	Glaucoma
	
	
	Bronquite asmática
	
		1.
		Os anticolinesterásicos são fármacos de ação em uma das divisões do sistema nervoso autonômico. Estes fármacos também são conhecidos como __________. Assinale a ÚNICA alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do enunciado.
		
	
	
	
	
	bloqueadores neuromusculares.
	
	
	antagonistas muscarínicos.
	
	 
	agonistas colinérgicos indiretos.
	
	
	bloqueadores ganglionares.
	
	 
	agonistas muscarínicos diretos.
	
	
		2.
		Assinale a alternativa correta: A droga antimuscarínica utilizada para o tratamento da cinetose (enjôo ¿de barco¿) e possui ação antiespasmódica (cólica) é:
		
	
	
	
	 
	Escopolamina
	
	
	Salbutamol
	
	
	Adrenalina
	
	 
	Pilocarpina
	
	
	Succinilcolina
	
	
		3.
		Existem fármacos cuja ação se dá no sistema parassimpático (ou sistema colinérgico). Dentre eles, os agonistas muscarínicos diretos. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta um fármaco do tipo agonista muscarínico direto.
		
	
	
	
	
	Pirenzepina (Gastrozepin®).
	
	 
	Pilocarpina (Isopto CarpineR).
	
	
	Atropina.
	
	
	Escopolamina ou hioscina (Buscopan®).
	
	
	Ipratrópio (Atrovent®).
	
	
		4.
		Os agentes bloqueadores não despolarizantes agem bloqueando o receptor nicotínico. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um exemplo de bloqueador despolarizante.
		
	
	
	
	
	Decametônio.
	
	
	Succinilcolina.
	
	 
	Pancurônio.
	
	
	Suxametônio.
	
	
	Pempidina
	
	
		5.
		Os agonistas colinérgicos indiretos atuam através da elevação dos níveis de acetilcolina na fenda sináptica. Podem ser divididos em reversíveis ou irreversíveis. Os reversíveis podem ser utilizados no tratamento da doença autoimune:
		
	
	
	
	
	Esclerose múltipla.
	
	
	Lúpus eritematoso.
	
	 
	Parkinson.
	
	
	Alzheimer.
	
	 
	Miastenia Gravis.
	
	
		6.
		O IPRATRÓPIO (Atrovent) é indicado no tratamento de bronquite. Seu mecanismo de ação é:
		
	
	
	
	
	Agonista muscarínico indireto
	
	
	Agonista muscarínico direto
	
	
	Bloqueador neuromuscular
	
	 
	Antagonista muscarínico
	
	
	Anticolinesterásico
	
		7.
		Uma pessoa que possui uma doença chamada de xerostomia (significa boca seca), apresenta dificuldade de deglutir alimentos, cáries, e infecções recorrentes da boca e língua. A essa pessoa foi prescrito bochechos diários com pilocarpina. Esse fármaco estimula a produção de saliva - salivação. Então podemos concluir que a pilocarpina é um (a):
		
	
	
	
	
	Antagonista nicotínico
	
	
	Agonista adrenérgico
	
	 
	Agonista muscarínico
	
	
	Agonista nicotínico direto
	
	
	Antagonista adrenérgico
	
	
		8.
		A pilocarpina é um agonista colinérgico muscarínico não seletivo. Assinale a alternativa verdadeira: É utilizada para o tratamento de:
		
	
	
	
	
	Dores abdominais
	
	
	Retenção urinária
	
	
	Bronquite asmática
	
	 
	Glaucoma
	
	
	Constipação intestinal
	
		1.
		Os agonistas muscarínicos indiretos aumentam a concentração de acetilcolina, pois atuam através:
		
	
	
	
	 
	Do bloqueio de enzima de degradação acetilcolinesterase
	
	 
	Do aumento da enzima de produção colina acetiltransferase
	
	
	Do aumento de enzima acetilcoenzima A
	
	
	Do bloqueio de alguns receptores nicotínicos
	
	
	Do bloqueio de bomba de recaptação de acetilcolina
	
	
	
		2.
		A escopolamina é um antagonista muscarínico semelhante à atropina. Seu principal uso clínico é:
		
	
	
	
	
	Broncodilatador
	
	 
	Antiespasmódico ¿ cólicas abdominais
	
	
	Anti-inflamatório
	
	
	Tratamento do íleo paralítico
	
	 
	Tratamento do glaucoma
	
	
	
		3.
		Quanto ao propranolol assinale a alternativa correta: I- É um agonista β-adrenérgico II- Utilizado para o tratamento da bronquite asmática pois é broncodilatador III- Possui ação vasodilatadora IV- Sua ação antihipertensiva é devido ao bloqueio do receptor β1. V- Pode causar crise de bronquite
		
	
	
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão certas
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão certas
	
	 
	As afirmativas IV e V estão corretas
	
	
		4.
		Os agonistas muscarínicos diretos são fármacos que atuam no SNA parassimpático. Assinale a alternativa CORRETA quanto aos agonistas muscarínicos diretos.
		
	
	
	
	
	São fármacos que se ligam e bloqueiam a ativação dos receptores adrenérgicos.
	
	
	São fármacos que provocam um aumento da disponibilidade do neurotransmissor acetilcolina e, então, a acetilcolina (ACh) irá ativar os seus próprios receptores.
	
	 
	Os agonistas diretos são aqueles onde o próprio fármaco se liga ao receptor muscarínico e o ativa.
Os agonistas diretos também recebem o nome de anticolinesterásicos.
	
	
	São fármacos que ativam os receptores adrenérgicos.
	
	
		5.
		As drogas anticolinesterásicas são também usadas para tratamento de:
		
	
	
	
	
	Asma brônquica
	
	
	Insuficiência renal crônica
	
	
	Insuficiência cardíaca congestiva
	
	 
	Miastenia gravis
	
	
	Hipertensão arterial
	
	
		6.
		A intoxicação com antilcolinesterásicos provoca aumento da atividade de qual sistema? E por quê?
		
	
	
	
	
	Parassimpático, pois reduz a moradrenalina
	
	 
	Parassimpático, pois impedem a degradação de acetilcolina
	
	
	Entérico, pois estimulam as funções digestivas
	
	
	Simpático, pois aumenta a produção de ACh
	
	
	Simpático, pois aumenta a disponibilidade de adrenalina
	
	
		7.
		O agonista muscarínico direto é aquele que se liga diretamente ao receptor e provoca sua ação. Um exemplo de agonista muscarínico direto é:
		
	
	
	
	 
	Betanecol
	
	
	Edrofônio
	
	
	Piridostigmina
	
	
	Fisiostigmina
	
	
	Malation
	
	
	
		8.
		Assinale a alternativa correta: A droga antimuscarínica utilizada para o tratamento da cinetose (enjôo ¿de barco¿) e possui ação antiespasmódica (cólica) é:
		
	
	
	
	
	Salbutamol
	
	
	Adrenalina
	
	 
	Escopolamina
	
	
	Pilocarpina
	
	
	Succinilcolina
	
	 1a Questão (Ref.: 201608942896)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sabe-se que o sistema nervoso autonômico se divide em simpático e parassimpático. Quanto ao sistema nervoso autonômico PARASSIMPÁTICO, é CORRETO afirmar que _______. Assinale a ÚNICA alternativa que preenche adequadamente a lacuna do enunciado.
		
	
	É responsável pela dilatação da pupila (receptor M3).
	 
	É responsável pela diminuição da freqüência cardíaca (somente nos átrios) (receptor M2).
	 
	É responsável pelo aumento da freqüência cardíaca (somente nos átrios) (receptor M2).
	
	É responsável pelo relaxamento da bexiga e estímulo à micção (receptor M3).
	
	É responsável pela diminuição do peristaltismo e das secreções intestinais (receptor M3).
	
	 2a Questão (Ref.: 201609015568)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O enunciado a seguir apresenta uma lacuna que deverá ser preenchida com uma das alternativas abaixo apresentadas. Sendo assim, leia o enunciado, com atenção, e, depois, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna. Enunciado: ________ é um fármaco agonista muscarínico parcial (não é um agonista potente) que apresenta seletividade quanto às glândulas sudoríparas, salivares, lacrimais e brônquicas (possui preferência por estes tecidos) e estimula a contração do músculo ciliar, tornando o cristalino mais abaulado, o que reduz a distância focal.
		
	 
	Pilocarpina.
	
	Tiotrópio.
	 
	Betanecol.
	
	Atropina.
	
	Pirenzepina.
	
	 3a Questão (Ref.: 201608779460)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A pilocarpina é um fármaco que possui preferência pelos tecidos glandulares e sua ação é como agonista muscarínico. Qual a sua indicação clínica?
		
	
	Choque hipovolêmico
	
	Bronquite asmática
	 
	Glaucoma
	
	Hipotensão
	
	Arritmia cardíaca
	
	 4a Questão (Ref.: 201608945395)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O betanecol é um fármaco agonista muscarínico utilizado para ativar a contração da musculatura lisa visceral. Entretanto, possui como efeitos adversos salivação, diarreia, bradicardia, rubor... Esses efitos decorrem de sua ação como:
		
	
	Não interfere na ação autonômica.
	
	Agonista do simpático.
	
	Antagonista do parassimpático.
	
	Antagonista do simpático.
	 
	Agonista do parassimpático.
	
	 5a Questão (Ref.: 201608909114)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O fármaco de escolha para o tratamento do choque cardiogênico e da insuficiência cardíaca congestiva é um agonista adrenérgico denominado ____________________. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que preenche corretamente a lacuna do enunciado.
		
	 
	Dopamina.
	 
	Adrenalina.
	
	Histamina.
	
	Anfetamina.
	
	Atenolol.
	
	 6a Questão (Ref.: 201608779452)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Os fármacos anticolinesterásicos atuam como:
		
	 
	Agonistas muscarínicos indiretos
	
	Antagonistas diretos dos receptores beta adrenérgicos
	
	Antagonistas muscarínicos diretos
	
	Agonistas adrenérgicos
	
	Bloqueadores ganglionares
	
	 7a Questão (Ref.: 201609042129)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Em procedimentos clínicos, a fim de bloquear os estímulos dolorosos, é possível utilizar fármacos destinados a esta função: os anestésicos. Quanto aos usos clínicos da anestesia, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
		
	
	Anestesia epidural ¿ injetada no espaço aracnoide, onde há líquor, para atuar nas raízes.
	 
	Anestesia espinhal ¿ injetada no espaço subaracnoide, onde há líquor, para atuar nas raízes nervosas e medula espinhal.
	
	Anestesia por bloqueio nervoso ¿ injetada no espaço epidural, para bloquear as raízes nervosas.
	
	Anestesia infiltrativa ¿ normalmente aerossol - nariz, boca, árvore brônquica, córnea ¿ não é eficaz na pele.
	
	Anestesia superficial ¿ injetada diretamente nos tecidos, em pequenas cirurgias.
	
	 8a Questão (Ref.: 201608834937)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A intoxicação com antilcolinesterásicos provoca aumento da atividade de qual sistema? E por quê?
		
	 
	Parassimpático, pois impedem a degradação de acetilcolina
	
	Simpático, pois aumenta a disponibilidade de adrenalina
	
	Parassimpático, pois reduz a moradrenalina
	
	Simpático, pois aumenta a produção de ACh
	
	Entérico, pois estimulam as funções digestivas
	
	
		1.
		Qual o risco de intoxicação por paracetamol? Por quê?
		
	
	
	
	
	Isquemia cardíaca pela vasoconstrição coronariana
	
	
	Edema cerebral por reação alérgica
	
	
	Necrose de pele pela vasoconstrição e isquemia
	
	
	Hemorragia gástrica pelo bloqueio de COX-1
	
	 
	Necrose hepática pela produção de metalólito tóxico
	
	
	
		2.
		Como efeitos adversos comuns dos AINES podemos citar:
		
	
	
	
	
	Broncodilatação
	
	
	Aumento do fluxo sanguíneo renal
	
	
	Proteção gástrica
	
	
	Proteção hepática
	
	 
	Inibição de agregação plaquetária
	
	
	
		3.
		A cicloxigenase (COX) apresenta importantes isoformas (ou isozimas): COX-1 e COX-2. Quanto à COX-2, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	
	É responsável pela manutenção fisiológica da estrutura de órgãos-chave como, por exemplo, da mucosa gastrointestinal.
	
	 
	É responsável pela inflamação, já que é induzida por gatilhos inflamatórios.
	
	 
	É a provável isoforma da cicloxigenase encontrada no sistema nervoso central.
	
	
	É responsável por inibir a agregação plaquetária.
	
	
	É responsável por impedir a formação do ácido aracdônico (ou araquidônico).
	
		4.
		A inflamação apresenta fases com características próprias que nos permitem identificá-las. Sendo assim, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA quanto à fase da inflamação denominada proliferativa crônica.
		
	
	
	
	
	Fase caracterizada pela infiltração de células fagocitárias e pelo aumento da permeabilidade capilar.
	
	 
	Fase caracterizada pela degeneração tissular e fibrose.
	
	
	Fase caracterizada por vasoconstrição local transitória e diminuição
da permeabilidade capilar.
	
	 
	Fase caracterizada por infiltração de leucócitos e células fagocitárias.
	
	
	Fase caracterizada por vasodilatação local transitória e aumento da permeabilidade capilar.
	
	
		5.
		A fase 3 da reação inflamatória é caracterizada por:
		
	
	
	
	
	Finalização da reação inflamatória.
	
	
	Vasodilatação local transitória e aumento da permeabilidade capilar.
	
	 
	Edema, dor, rubor e calor.
	
	
	Infiltração de leucócitos e células fagocitárias.
	
	 
	Degeneração tissular e fibrose.
	
	
		6.
		Recebe a classificação de CONSTITUTIVA, desempenha função homeostática nas células, como: agregação plaquetária; produção de muco gástrico (proteção da mucosa gástrica); modulação dos vasos sanguíneos do rim (vasodilatação) e responde aos fatores de crescimento a hormônios. As características descritas dizem respeito a quê? Assinale a alternativa adequada que responde à pergunta feita.
		
	
	
	
	
	Cascada do ácido aracdônico (ou araquidônico).
	
	
	Prostaglandina.
	
	 
	COX-2.
	
	 
	COX-1.
	
	
	Acetilcolina.
		7.
		Os AINES são anti-inflamatórios inibidores da COX o que acarreta a diminuição da produção de prostaglandinas e tromboxanos. Sabemos que os AINES não seletivos inibem ambas as isoformas de COX 1 e 2 e por isso atuam em graus diferentes na agregação plaquetária. De todos os AINES não seletivos qual é o mais potente bloqueador da COX-1 e que por isso é utilizado como antiagregante plaquetário?
		
	
	
	
	 
	Ibuprofeno
	
	
	Paracetamol
	
	
	Indometacina
	
	 
	Ácido acetilsalicílico
	
	
	Nimesulida
	
	
		8.
		A aspirina ou ácido acetilsalicílico é contra indicado para menos de 05 (cinco) anos, por causar:
		
	
	
	
	
	Produção de uratos
	
	 
	Síndrome de Reye
	
	
	Tinido
	
	 
	Síndrome hipertensiva
	
	
	Síndrome nefrótica
		1.
		Recebe a classificação de CONSTITUTIVA, desempenha função homeostática nas células, como: agregação plaquetária; produção de muco gástrico (proteção da mucosa gástrica); modulação dos vasos sanguíneos do rim (vasodilatação) e responde aos fatores de crescimento a hormônios. As características descritas dizem respeito a quê? Assinale a alternativa adequada que responde à pergunta feita.
		
	
	
	
	
	COX-2.
	
	
	Prostaglandina.
	
	 
	COX-1.
	
	
	Acetilcolina.
	
	
	Cascada do ácido aracdônico (ou araquidônico).
	
		2.
		Os AINES são anti-inflamatórios inibidores da COX o que acarreta a diminuição da produção de prostaglandinas e tromboxanos. Sabemos que os AINES não seletivos inibem ambas as isoformas de COX 1 e 2 e por isso atuam em graus diferentes na agregação plaquetária. De todos os AINES não seletivos qual é o mais potente bloqueador da COX-1 e que por isso é utilizado como antiagregante plaquetário?
		
	
	
	
	
	Ibuprofeno
	
	 
	Ácido acetilsalicílico
	
	
	Nimesulida
	
	
	Paracetamol
	
	
	Indometacina
	
	
		3.
		Como efeitos adversos comuns dos AINES podemos citar:
		
	
	
	
	
	Aumento do fluxo sanguíneo renal
	
	
	Proteção hepática
	
	 
	Inibição de agregação plaquetária
	
	
	Broncodilatação
	
	
	Proteção gástrica
	
	
		4.
		Qual o risco de intoxicação por paracetamol? Por quê?
		
	
	
	
	
	Necrose de pele pela vasoconstrição e isquemia
	
	
	Edema cerebral por reação alérgica
	
	
	Hemorragia gástrica pelo bloqueio de COX-1
	
	 
	Necrose hepática pela produção de metalólito tóxico
	
	
	Isquemia cardíaca pela vasoconstrição coronariana
	
	
	
		5.
		A aspirina ou ácido acetilsalicílico é contra indicado para menos de 05 (cinco) anos, por causar:
		
	
	
	
	
	Síndrome nefrótica
	
	
	Tinido
	
	
	Síndrome hipertensiva
	
	
	Síndrome de Reye
	
	
	Produção de uratos
	
		6.
		Os AINES são anti-inflamatórios inibidores da COX o que acarreta a diminuição da produção de prostaglandinas e tromboxanos. Sabemos que os AINES não seletivos inibem ambas as isoformas de COX 1 e 2 e por isso atuam em graus diferentes na agregação plaquetária. São eficazes na dor leve a moderada, especialmente aquela originada de inflamação ou lesão tecidual. Assinale seus usos clínicos:
		
	
	
	
	
	Analgésico; anestésico e imunossupressor
	
	
	Anti-inflamatório; broncoespasmo
	
	 
	Antipirético (febre); analgésico; anti-inflamatório
	
	
	Insuficiência respiratória; antipirético; analgésico
	
	
	Anestésico; Broncoespasmo e imunossupressor
	
	
		7.
		O ácido aracdônico é um mensageiro químico importante no processo inflamatório e fisiológico celular. Sua produção ocorre quando:
		
	
	
	
	
	Sua produção é induzida no retículo endoplasmático.
	
	 
	A fosfolipase A quebra os fosfolipídeos da membrana plasmática.
	
	
	Há um aumento da síntese de RNAm para essa molécula.
	
	
	As lipoxigenases atuam sobre as prostaglandinas.
	
	
	As enzimas ciclooxigenases quebram os lipídeos da membrana.
	
	
		8.
		O processo inflamatório é caracterizado por fases. Dentre estas, a fase subaguda. Quanto à fase subaguda, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
		
	
	
	
	
	A fase subaguda da inflamação é caracterizada pela vasoconstrição local transitória e diminuição da permeabilidade capilar.
	
	 
	A fase subaguda da inflamação é caracterizada pela degeneração tissular e fibrose.
	
	 
	A fase subaguda da inflamação é caracterizada por infiltração de leucócitos e células fagocitárias.
	
	
	A fase subaguda da inflamação é caracterizada pela vasodilatação local transitória e pela degeneração tissular.
	
	
	A fase subaguda da inflamação é caracterizada pela vasodilatação local transitória e aumento da permeabilidade capilar.
	
		1.
		Como efeitos adversos mais comuns dos corticoides podemos assinalar:
	
	
	
	
	
	Inibição da agregação plaquetária.
	
	
	Síndrome nefrótica e necrose renal.
	
	 
	Hiperglicemia a aumento da reabsorção de sódio.
	
	
	Gastrite e úlcera gástrica.
	
	 
	Síndrome de Reye.
	
	
		2.
		Os anti-inflamatórios esteroidais são fármacos análogos quimicamente ao hormônio cortisol. São usados em várias situações clínicas. Assinale abaixo a alternativa onde podem ser empregados como tratamento:
	
	
	
	
	 
	Depressão da medula óssea e câncer
	
	 
	Transfusão de sangue e doenças autoiminues
	
	
	Hipertensão essencial e infecções bacterianas
	
	
	Enxaqueca e edema generalizado
	
	
	hiperglicemia e hipercolesterolemia (colesterol alto)
	
	
		3.
		Algumas vezes os anestésicos locais podem vir associados à adrenalina. Nestes casos, a adrenalina terá um papel muito importante. Assinale a alternativa CORRETA quanto à referida associação.
	
	
	
	
	
	A adrenalina evitará possíveis efeitos adversos decorrentes do anestésico local.
	
	
	A adrenalina associada com um anestésico local promoverá um importante relaxamento da musculatura.
	
	
	A adrenalina terá ação vasodilatadora, diminuindo a absorção do anestésico local.
	
	 
	A associação do anestésico local com a adrenalina aumentará o tempo da anestesia local.
	
	 
	A adrenalina terá ação vasoconstritora, aumentando a absorção do anestésico local.
	
	
		4.
		Anestésicos locais são fármacos que determinam bloqueio reversivo da condução nervosa, com perda de sensações em área circunscrita do organismo, sem
alteração do grau de consciência do paciente. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta um exemplo de anestésico local.
	
	
	
	
	
	Acetilcisteína.
	
	
	Ambroxol.
	
	
	Metilxantina.
	
	
	Tretinoína.
	
	 
	Tetracaína.
	
	
		5.
		Um paciente sofreu um grave acidente com traumatismo craniano. No momento apresenta-se em estado de coma induzido. Um dos sintomas é o edema cerebral devido ao traumatismo craniano. Foi administrado a esse paciente um fármaco que reduz a reação inflamatória e portanto a vasodilatação. O observado foi a redução do edema cerebral. Assinale o fármaco que foi utilizado:
	
	
	
	
	
	Colecoxibe
	
	
	Captopril
	
	
	Losartana
	
	 
	Dexametasona
	
	
	Furosemida
	
	
		6.
		Os anti-inflamatórios esteroidais ou coritcóides possuem como efeitos adversos:
	
	
	
	
	
	Hipertensão arterial; doenças autoimunes; e urticárias
	
	 
	Osteoporose; hiperglicemia e supressão da supra-renal
	
	
	hipertensão; enxaqueca, náuseas e vômitos
	
	
	Supressão da supra-renal; doença autoimune; e urticárias
	
	
	Síndrome de Reye; depressão da medula óssea e osteoporose.
	
	
		7.
		Com relação aos anti-inflamatórios esteroidais, assinale a alternativa correta: I- Estão relacionados quimicamente com o hormônio testosterona. II- Possuem ações supressoras sobre o sistema imunológico como a inibição da fagocitose por macrófagos. III- Estimulam o crescimento muscular por hipertrofia. IV- Estimulam a a produção do surfactante pelos pneumócitos do tipo II a partir do 6 mês de gestação. V- Seu uso causa supressão do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal o que faz com que sua retirada NÃO possa ser abrupta.
	
	
	
	
	 
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	 
	As afirmativas III, IV e V estão corretas
	
	
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas
	
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	
		8.
		Os corticoides sintéticos podem apresentar ação de mineralocorticoide, isto é, sobre o metabolismo do sódio. Por isso irão provocar alteração sobre qual função corporal?
	
	
	
	
	
	Frequência respiratória
	
	 
	Pressão arterial
	
	
	Produção de urina
	
	
	Agregação plaquetária
	
	
	Frequência cardíaca
	
	
		1.
		Os corticóides ou anti-inflamatórios esteroidais são administrados, atualmente, como forma de tratamento de diversas doenças pela sua ação anti-inflamatória. Das opções abaixo, assinale a correta quanto ao uso dos corticóides:
	
	
	
	
	 
	Doenças auto-imunes - pois causam supressão do sistema imunológico.
	
	
	Insuficiência renal - pois estimulam a função renal.
	
	 
	Osteoporose - pois estimulam a produção da matriz óssea calcificada.
	
	
	Hipertensão - pois diminuem a retensão de água nos vasos e tecidos.
	
	
	Aumentam a imunidade - em doenças debilitantes como o estresse.
	
	
		2.
		Os anti-inflamatórios esteroidais são fármacos análogos quimicamente ao hormônio cortisol. São usados em várias situações clínicas. Assinale abaixo a alternativa onde podem ser empregados como tratamento:
	
	
	
	
	
	hiperglicemia e hipercolesterolemia (colesterol alto)
	
	
	Depressão da medula óssea e câncer
	
	
	Enxaqueca e edema generalizado
	
	 
	Transfusão de sangue e doenças autoiminues
	
	 
	Hipertensão essencial e infecções bacterianas
	
	
		3.
		Os corticoides sintéticos podem apresentar ação de mineralocorticoide, isto é, sobre o metabolismo do sódio. Por isso irão provocar alteração sobre qual função corporal?
	
	
	
	
	
	Agregação plaquetária
	
	
	Frequência respiratória
	
	
	Frequência cardíaca
	
	
	Produção de urina
	
	 
	Pressão arterial
	
	
		4.
		Um atleta sofreu uma leve contusão muscular. A área afetada apresenta-se muito vermelha, quente, edemaciada e muito dolorida. Foi recomendado além do tratamento de apllicação de gelo, que o aleta utiliza-se o medicamento DICLOFENACO DE SÓDIO de 8 em 8 horas. Após alguns dias, houve uma grande melhora do quadro com total remissão dos sintomas. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	O diclofenaco é um anestésico que promoveu a anestesia no local da lesão.
	
	
	O diclofenaco é um antihistamínico que somente auxilia nos quadros alérgicos.
	
	
	O diclofenaco não auxiliou no processo de cura já que não atua em qualquer parte de lesões inflamatórias.
	
	 
	O diclofenaco é um AINES que diminuiu o quadro de inflamação e a dor.
	
	
	O diclofenaco vai prejudicar a recuperação da lesão do atleta pois aumenta a resposta inflamatória.
	
	
		5.
		A ação da dexametasona sobre traumas cranioencefálicos é que reduz o edema diminuindo a pressão intracraniana (PIC). Esse efeito ocorre pois:
	
	
	
	
	 
	Impede a ativação da COX-1
	
	
	Bloqueia a transmissão elétrica neuronal.
	
	
	Diminui a transcrição do gene da COX-2
	
	 
	Provoca redução da permeabilidade do endotélio capilar ¿ inibe a vasodilatação
	
	
	Inibe a fosfolipase A2 inibindo a produção de ácido aracdônico
	
	
		6.
		Qual a finalidade da associação da adrenalina a um anestésico local?
	
	
	
	
	 
	Causar vasoconstrição e aumentar o tempo da anestesia.
	
	
	Impedir o infarto do paciente.
	
	
	Manter o paciente em estado de alerta durante o procedimento.
	
	
	Impedir hipotensão e arritimais provocadas pelo anestésico local.
	
	
	Causar vasodilatação e reduzir o tempo de anestesia.
	
	
		7.
		A medula espinhal apresenta raízes nervosas. Quanto à raiz motora ou ventral, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	
	Os nervos motores aferentes levam informação aos músculos estriados ou lisos.
	
	 
	Os nervos motores eferentes levam informação aos músculos estriados ou lisos.
	
	
	Os nervos motores eferentes levam informação apenas aos músculos lisos.
	
	
	Os nervos motores eferentes trazem informação dos músculos estriados ou lisos.
	
	
	Os nervos motores aferentes trazem informação apenas dos músculos lisos.
	
	
		8.
		Os nervos aferentes sensoriais são responsáveis pela entrada das informações sensoriais no SNC (sistema nervoso central). Esses nervos são formados por um conjunto de neurônios específicos, cujo corpo celular está fora da medula espinhal. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta o referido tipo de neurônio.
	
	
	
	
	 
	Neurônios pseudounipolares.
	
	
	Neurônios bipolares.
	
	
	Neurônios polares.
	
	
	Neurônios multipolares.
	
	
	Neurônios espelho.
	
		1.
		Como efeitos adversos mais comuns dos corticoides podemos assinalar:
	
	
	
	
	 
	Síndrome nefrótica e necrose renal.
	
	 
	Hiperglicemia a aumento da reabsorção de sódio.
	
	
	Inibição da agregação plaquetária.
	
	
	Gastrite e úlcera gástrica.
	
	
	Síndrome de Reye.
	
		2.
		Algumas vezes os anestésicos locais podem vir associados à adrenalina. Nestes casos, a adrenalina terá um papel muito importante. Assinale a alternativa CORRETA quanto à referida associação.
	
	
	
	
	
	A adrenalina evitará possíveis efeitos adversos decorrentes do anestésico local.
	
	
	A adrenalina terá ação vasodilatadora, diminuindo a absorção do anestésico local.
	
	 
	A associação do anestésico local com a adrenalina aumentará o tempo da anestesia local.
	
	 
	A adrenalina terá ação vasoconstritora, aumentando a absorção do anestésico local.
	
	
	A adrenalina associada com
um anestésico local promoverá um importante relaxamento da musculatura.
	
		3.
		Anestésicos locais são fármacos que determinam bloqueio reversivo da condução nervosa, com perda de sensações em área circunscrita do organismo, sem alteração do grau de consciência do paciente. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta um exemplo de anestésico local.
	
	
	
	
	
	Metilxantina.
	
	
	Tretinoína.
	
	
	Ambroxol.
	
	
	Acetilcisteína.
	
	 
	Tetracaína.
	
	
		4.
		Um paciente sofreu um grave acidente com traumatismo craniano. No momento apresenta-se em estado de coma induzido. Um dos sintomas é o edema cerebral devido ao traumatismo craniano. Foi administrado a esse paciente um fármaco que reduz a reação inflamatória e portanto a vasodilatação. O observado foi a redução do edema cerebral. Assinale o fármaco que foi utilizado:
	
	
	
	
	
	Losartana
	
	
	Furosemida
	
	
	Captopril
	
	 
	Dexametasona
	
	
	Colecoxibe
	
	
		5.
		Os corticoides podem ocasionar alguns efeitos adversos. Quanto aos efeitos adversos dos corticoides, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	
	Diminuem a gliconeogênese de todos os tecidos.
	
	
	Aumentam a produção de matriz óssea e colágeno ósseo.
	
	 
	Diminuem a reabsorção de Na+ (todos os glicocorticoides possuem ação de mineralocorticóides).
	
	 
	Hiperglicemia (estimulam a quebra de proteínas e de lipídeos e a conversão destes em glicose).
	
	
	Desencadeia edema cerebral.
		6.
		Os anti-inflamatórios esteroidais ou coritcóides possuem como efeitos adversos:
	
	
	
	
	 
	Osteoporose; hiperglicemia e supressão da supra-renal
	
	
	hipertensão; enxaqueca, náuseas e vômitos
	
	
	Supressão da supra-renal; doença autoimune; e urticárias
	
	
	Síndrome de Reye; depressão da medula óssea e osteoporose.
	
	
	Hipertensão arterial; doenças autoimunes; e urticárias
	
	
		7.
		Com relação aos anti-inflamatórios esteroidais, assinale a alternativa correta: I- Estão relacionados quimicamente com o hormônio testosterona. II- Possuem ações supressoras sobre o sistema imunológico como a inibição da fagocitose por macrófagos. III- Estimulam o crescimento muscular por hipertrofia. IV- Estimulam a a produção do surfactante pelos pneumócitos do tipo II a partir do 6 mês de gestação. V- Seu uso causa supressão do eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal o que faz com que sua retirada NÃO possa ser abrupta.
	
	
	
	
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas
	
	 
	As afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	
	As afirmativas III, IV e V estão corretas
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
		8.
		A atividade elétrica ou despolarização que ocorre no nervo ou neurônio se propaga através da membrana, abrindo canais iônicos de sódio que dependem de voltagem. Quanto à condução do potencial de ação, assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.
	
	
	
	
	 
	A condução saltatória acontece em axônios que possuem bainha de mielina.
	
	 
	A condução saltatória exige que o potencial de ação despolarize canal por canal de sódio voltagem dependente da membrana do axônio.
	
	
	Na condução ponto a ponto, a velocidade é mais rápida.
	
	
	Em axônios sem bainha de mielina, acontece a condução saltatória.
	
	
	A condução ponto a ponto acontece em axônios com bainha de mielina.
	
		1.
		Os agonistas adrenérgicos beta2 possuem como efeitos adversos:
	
	
	
	
	
	Salivação
	
	 
	Tremores e taquicardia
	
	
	Sedação
	
	
	Vasoconstrição
	
	
	Broncoespasmos
	
	
		2.
		As metilxantinas ou inibidores da fosfodiesterase aumentam a produção de AMPc o que relaxa o músculo liso, são drogas potentes tanto em sua ação quanto nos efeitos adversos. Provocam taquicardia, anorexia e arritmias cardíacas, irritação e insônia.São empregadas no tratamento:
	
	
	
	
	
	Parkinson
	
	
	Retenção urinária
	
	 
	Crise aguda de bronquite
	
	
	Doença cardíaca congestiva
	
	
	Paralisia facial
	
	
		3.
		Os descongestionantes nasais são agonistas adrenérgicos de ação predominante sobre os receptores α1. Estes fármacos podem provocar alguns efeitos adversos. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta efeitos adversos típicos dos descongestionantes (via tópica).
	
	
	
	
	 
	Desconforto gástrico e náuseas (efeitos raros).
	
	
	Hipersensibilidade e broncorreia.
	
	
	Anorexia e desconforto abdominal.
	
	 
	Congestão de rebote e paralisia ciliar.
	
	
	Taquicardia e arritmias cardíacas.
	
	
		4.
		As metilxantinas melhoram o quadro dos pacientes em DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), pois além de aturem como broncodilatadores potentes também vão:
	
	
	
	
	
	Aumentam a contração dos músculos abdominais.
	
	
	Estimulam a ação do parassimpático
	
	 
	Redução do fluxo sanguíneo para os pulmões
	
	
	Produzir vasoconstrição
	
	 
	Diminuir a fadiga do diafragma
	
	
		5.
		Leia o trecho a seguir e, depois, assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna. "O ipratrópio é um antimuscarínico utilizado, na maioria das vezes, em associação aos ____________".
	
	
	
	
	
	antagonistas beta 2.
	
	
	agonistas alfa 2.
	
	 
	agonistas beta 2.
	
	
	agonistas alfa 1.
	
	
	agonistas beta 1.
	
	
		6.
		Os descongestionantes são drogas que causam a vasoconstrição da mucosa nasal e dos seios paranasais, desobstruindo a passagem do ar pela cavidade nasal. Assinale a ÚNICA alternativa que apresenta um exemplo de descongestionante nasal.
	
	
	
	
	
	Ambroxol.
	
	
	Teofilina.
	
	 
	Oximetazolina.
	
	
	Acetilcisteína.
	
	
	Aminofilina.
	
	
		7.
		Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta a doença respiratória caracterizada por promover alteração de toda a região distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos ou por destruição dos alvéolos.
	
	
	
	
	 
	Enfisema pulmonar.
	
	
	Rinite.
	
	
	DPOC.
	
	
	Asma.
	
	
	Bronquite crônica.
	
	
		8.
		A retenção de muco, juntamente com o broncoespasmo, consiste em uma importante dificuldade respiratória para o paciente. Para o tratamento destes problemas, existem vários fármacos. Dentre estes fármacos, as metilxantinas. Leia com atenção as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA CORRETA quanto às metilxantinas.
	
	
	
	
	 
	As metilxantinas exercem efeitos na melhora da contratilidade e na reversão da fadiga do diafragma em pacientes com DPOC e aumentam a depuração mucociliar.
	
	
	As metilxantinas são broncodilatadores pouco potentes.
	
	
	A teobromina é a metilxantina mais utilizada, apesar de causar efeitos adversos.
	
	
	As metilxantinas são muito utilizadas porque causam efeitos adversos mínimos, praticamente irrelevantes.
	
	
	A teofilina é uma mexilxantina pouco utilizada.
	 1a Questão (Ref.: 201609042126)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Anestésicos locais são fármacos que determinam bloqueio reversivo da condução nervosa, com perda de sensações em área circunscrita do organismo, sem alteração do grau de consciência do paciente. Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA que apresenta um exemplo de anestésico local.
		
	
	Tretinoína.
	 
	Tetracaína.
	
	Ambroxol.
	
	Metilxantina.
	
	Acetilcisteína.
	
	 2a Questão (Ref.: 201608952798)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando