Buscar

Apostila doses II (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Farmacologia e Toxicologia Veterinária I
Profa. Letícia Santos Rezende
Lista de Exercícios II
Diluição e Concentração
Introdução
A concentração de uma preparação farmacêutica é baseada na quantidade de ingrediente primário em relação à quantidade da preparação total. A alteração de uma dessas duas quantidades resulta em uma preparação de maior ou menor concentração.
Neste contexto, o termo diluição significa diminuir a concentração da preparação pela adição de solvente ou veículo. A concentração significa tornar uma preparação mais concentrada por meio de retirada relativa de solvente ou veículo.
As concentrações das preparações sujeitas ao procedimento de diluição e concentração geralmente são expressas em termos de porcentagem.
Se uma preparação líquida for diluída em duas vezes a sua quantidade original, seu ingrediente primário estará contido em duas vezes mais parte do total e portanto sua concentração será reduzida à metade. De modo contrário, se uma preparação líquida for concentrada por evaporação à metade de sua quantidade inicial, o ingrediente primário estará contido na metade da quantidade de partes totais e sua concentração será dobrada. Por exemplo, se 50 mL de uma solução contendo 10 g de ingrediente ativo forem diluídos a 100 ml, o volume total é dobrado, mas a concentração original é reduzida pela metade. Se, por evaporação do solvente, o volume da solução for reduzido a 25 ml, ou metade da quantidade original, a concentração será dobrada. Da mesma forma, para preparações sólidas, tais como as pomadas e os pós, o aumento da quantidade do veículo, enquanto a quantidade da substância ativa é mantida, resulta em redução inversamente proporcional na concentração.
O médico veterinário pode utilizar os cálculos e os procedimentos de diluição e concentração necessários para alterar a concentração de uma preparação pra o valor desejado utilizando a seguinte fórmula:
C1 x V1 = C2 x V2
Onde:
Concentração inicial = C1
Concentração final = C2
Volume inicial = V1
Volume final = V2
Exercícios
Se 500 ml de uma solução a 15% forem diluídos a 1500 ml, qual será a concentração percentual resultante?
A dose para felinos de Lidocaína em procedimentos de anestesia peridural é de 2 mg/Kg. Como proceder se a forma comercial disponível é a 2% e o animal pesa 3 Kg?
Prepare 300 ml de uma solução de glicose a 5%, partido de um frasco com 500 ml de solução fisiológica e ampolas de 10 ml de glicose a 50% ou a 5%.
Prepare 45 ml de uma solução hipertônica de cloreto de sódio a 7.5% a partir de 500 ml de solução fisiológica e ampolas de 10 ml de cloreto de sódio a 20%.
Prepare 200 ml de uma solução de Povidine a 0,1% partindo-se de uma solução de Povidine tópico comercial a 10% e 500ml de solução fisiológica.

Outros materiais