Buscar

Anatomia locomotora BDQ

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308352519)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma luxação é o deslocamento de um osso da sua articulação. Quando um osso sai da sua articulação, ligamentos e tendões geralmente são rompidos. As luxações geralmente ocorrem em resposta a um trauma. Quando o ombro sofre uma luxação anterior, quase sempre ocorre a lesão de um importante ligamento, chamado de gleno-umeral ântero-inferior. Quando o ombro se desloca, este ligamento se rompe, e este rompimento é chamada de lesão de Bankart. Baseado nessa informação, marque a alternativa correta nas afirmativas abaixo:
		
	
	O ligamento trapezóide faz parte da articulação ombro.
	
	O bíceps braquial faz a flexão do ombro.
	
	A articulação do ombro é classificada com sinovial condilar.
	 
	Abdução, adução, flexão, extensão e circundução podem ser realizados pela articulação do ombro.
	
	Os ossos que se articulam no ombro são a clavícula e o úmero.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309155627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação a coluna vertebral NÃO podemos afirmar que:
		
	
	a)São características gerais das vértebras, a presença do corpo vertebral, processo espinhal, processo transverso, forame vertebral, pedículo e lâmina.
	
	e)A coluna sacral é formada por cinco vértebras, sem a presença de disco intervertebral entre as vértebras.
	
	d)As vértebras cervicais possuem forame do processo transverso para a passagem da artéria vertebral
	 
	b)As vértebras lombares apresentam fóvea costal no processo transverso
	
	c)As vértebras torácicas são em total de 12 vértebras e possuem forame vertebral redondo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308353913)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	
Fonte: http://patologiasemovimentos.blogspot.com/2009/08/
Esta figura representa uma das principais causas de dor articular crônica, causada pela inflamação de uma estrutura formada de tecido conjuntivo e preenchida com líquido sinovial presente em articulações onde tendões musculares estão em contato com superfícies ósseas. O nome dessa patologia é:
		
	 
	Bursite
	
	Lesão por esforço repetitivo (LER)
	
	Osteomielite
	
	Síndrome do túnel do carpo
	
	Tendinite
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308925912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crânio forma uma caixa óssea destinada , funcionalmente , a abrigar e proteger o encéfalo.Pode-se dividir o crânio em duas grandes regiões :neurocrânio e viscerocrânio.Após analisar essas asserções , assinale a alternativa correta.
		
	
	O neurocrânio protege o encéfalo e as regiões faciais
	
	Os ossos hióide , etmóide e esfenóide estão situados nas duas regiões : neurocrânio e viscerocrânio
	
	Fazem parte do viscerocrânio: osso frontal , osso temporal e osso esfenóide
	 
	Os ossos , etmóide , esfenóide e temporal fazem parte tanto do neurocrânio quanto do viscerocrânio.
	
	Os ossos parietais estão situados nas duas regiões : neurocrânio e viscerocrânio
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309235419)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A parte muscular da parede abdominal é formada por quatro músculos: reto abdominal (o que da a aparência dos gomos), oblíquo interno, oblíquo externo e transverso do abdômen. Estes músculos possuem um papel importante nos movimentos do tronco. A Distensão dos Músculos Abdominais é um estiramento brusco de um músculo gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o músculo envolvido. Os músculos que normalmente podem distender-se durante atividades de extremo esforço são o reto abdominal e os oblíquos. Sobre o tema, marque a alternativa correta, em relação ao estudo das origens e inserções.
		
	
	Inserção Superior: Face externa das 7 últimas costelas Inserção Inferior: ½ anterior da crista ilíaca, EIAS, tubérculo do fêmur e linha alba Ação: Contração Unilateral: Rotação com tórax girando para o lado oposto, Contração Bilateral: Flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal.
	
	Inserção Superior: Face externa das 8 últimas costelas Inserção Inferior: ½ anterior da crista sacral, EIAS, tubérculo do púbis e linha alba Ação: Contração Unilateral: Rotação com tórax girando para o lado oposto, Contração Bilateral: Flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal.
	 
	Inserção Superior: Face externa das 7 últimas costelas Inserção Inferior: ½ anterior da crista ilíaca, EIAS, tubérculo do púbis e linha alba Ação: Contração Unilateral: Rotação com tórax girando para o lado oposto, Contração Bilateral: Flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal.
	
	Inserção Superior: Face externa das 5 últimas costelas Inserção Inferior: ½ anterior da crista ilíaca, EIAI, tubérculo do Ilíaco Ação: Contração Unilateral: Rotação com tórax girando para o lado oposto, Contração Bilateral: Flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal.
	
	Inserção Superior: Face externa das 1 últimas costelas Inserção Inferior: ½ anterior da crista ilíaca, EIAS, tubérculo do púbis e linha alba Ação: Contração Unilateral: Rotação com tórax girando para o lado oposto, Contração Bilateral: Flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal.

Continue navegando