Buscar

Estudo Dirigido Bioletrogenese e Sistema Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Biofísica de Sistemas
Onde são mais concentrados os íons Na+ e K+, no meio intra ou extracelular?
Na+ é mais concentrado fora da células do que dentro, enquanto que o K+ é mais concentrado no interior da célula do que fora
Explique o equilíbrio Donnan:
 é caracterizado pelo equilíbrio entre íons que podem atravessar a membrana e os que não podem, ocorrendo um equilíbrio entre as cargas das soluções. O “efeito Donnan” é responsável pela concentração de íons ser maior dentro da célula, em relação ao meio extracelular. Isso contribui para manutenção da osmolaridade da célula
O que é potencial de equilíbrio de um íon?
É o valor de potencial que torna o fluxo de íon através da membrana devido ao campo elétrico igual ao seu fluxo difusional devido ao gradiente de concentração
De que forma é realizado o transporte de gás carbônico na corrente sanguínea?
Uma pequena parte é dissolvida no plasma. Outra pequena parte se prende à hemoglobina, formando a carboemoglobina. A maior parte, porém, é carregada na forma de íons bicarbonato dissolvidos no plasma.
A respiração é controlada pelo bulbo raquidiano que controla os movimentos dos músculos intercostais e do diafragma, e que reage aos altos teores de CO2, baixos teores de O2 ou ao aumento da acidez do sangue, mantendo a homeostase (equilíbrio interno).
Como regula o pulmão o pH?
O sistema respiratório pode ser representado simplificadamente, por uma membrana com enorme superfície em que, de um lado existe o ar atmosférico e do outro lado o sangue venoso. Através desta membrana, ocorrem as trocas gasosas. A enorme superfície disponível para as trocas gasosas permite que em um minuto o organismo possa eliminar até 200 mL de dióxido de carbono (CO2). Por esta grande capacidade de eliminar o CO2 do sangue, o pulmão é o mais importante regulador do equilíbrio ácido-básico do organismo. O mecanismo regulador respiratório pode manter o pH na faixa normal, variando a quantidade de dióxido de carbono eliminada nos alvéolos.
Quais formas de alcalose e acidose você conhece?
Quando o pH do sangue está baixo (acidose), o centro respiratório aumenta a frequência respiratória e, desse modo, acentua a eliminação do CO2. Acidose é o excesso de ácido no sangue.
Quando o pH do sangue está elevado (alcalose), o centro respiratório diminui a frequência respiratória e, desse modo, acumula CO2 no sangue, reduzindo a sua eliminação.
Alcalose é o excesso de base no sangue.
Observando a seguinte figura, onde a velocidade e a pressão são maiores. Justifique.
P
1
P
2
P
3
V
1
V
2
V
3
A velocidade é maior em V2, pois, quanto menor a pressão, maior será a velocidade, a pressão será maior em p1 e p3, sendo assim, a velocidade v1, v3 serão menores.

Continue navegando