Buscar

avaliativa2 correios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIÊNCIAS
EMPRESARIAIS– FACE
ENTREGA DE ATIVIDADE
	Aluno(a): Daniela Arantes Pedrosa
	Professor(a): Adriana de Andrade Solé
	Disciplina: Mapeamento do Ambiente Estratégico
	Atividade: Avaliativa 02
Dentre vários problemas detectados na estatal Correios, segue abaixo a relação e meu posicionamento sobre a falta de visão estratégica nos últimos 20 anos.
Como grande fator e também definidor para a trágica situação atual do Correios foi à falta no monitoramento do ambiente interno e externo da corporação, onde os três ambientes corporativos não foram devidamente analisados, sendo que o mais agravante se concretiza com a indicação de pessoas a direção conforme o cenário político (aparelhamento político) e não por requisitos e atribuições do cargo.
Entendo que este seja o primeiro e o principal problema de toda a empresa, não colocando uma pessoa capacitada, comprometida e com total foco, o que certamente ocorre nas grandes empresas privadas. Com a falta destas atribuições a empresa não conseguiu segundo seu atual gestor Guilherme Campos “a estatal demorou a se preparar para as mudanças geradas pelo avanço tecnológico”, diferente de outros países que tiveram esta percepção e começaram a encarar esta nova realidade há pelo menos 10 anos.
Segundo DRSKA (2017), a atividade postal passou por uma grande revolução no mundo. A transformação digital na área de comunicação mudou uma série de paradigmas. E as principais empresas do setor fizeram a lição de casa que o Brasil não fez. Boa parte delas procurou alternativas para diminuir a participação desse monopólio em suas receitas. Cada país achou sua solução. Nós não demos esse passo.
Diante deste cenário a empresa esta mergulhada em dividas (Prejuízo acumulado de R$ 4,1 bilhões, somando os resultados de 2015 e 2016) e passa por uma grande reestruturação para encontrar uma formula para se manter.
Referencias.
DRSKA, Moacir. O fardo pesado dos correios. Disponível em http://www.istoedinheiro.com.br/o-fardo-pesado-dos-correios/. Acesso em: 24/04/2017.
Agencia Brasil. Disponível em http://exame.abril.com.br/negocios/presidente-dos-correios-defende-ampliacao-de-servicos-na-estatal/. Acesso em: 24/04/2017
	
	Página 1

Continue navegando