Buscar

Atividade 3 ..

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
ROSIANE DE MORAIS SANTOS
	
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SÃO GABRIEL DO OESTE/MS
2016
ROSIANE DE MORAIS SANTOS
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atividades apresentadas à disciplina de Práticas Pedagógicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para fins de avaliação parcial, sob a orientação do (a) prof(a) Thaís Cardozo de Souza dos Santos no curso de Pedagogia, modalidade à distância, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
SÃO GABRIEL DO OESTE/MS
2016
SUMÁRIO
	Atividade 
	..............................................................................................................
	03
	Referências
	..............................................................................................................
	05
Atividade 3: Após ler os textos da bibliografia obrigatória e assistir aos vídeos indicados, elabore um texto, de no mínimo 30 linhas sobre o seguinte tema: “Letramento, alfabetização e ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental: conceitos,concepções e importância”. 
Neste texto devem ser destacados os seguintes pontos:
-Diferenciação entre letramento e alfabetização;
-Origens e significado da concepção de letramento;
-O letramento e a alfabetização a partir do PNAIC;
-Importância do uso do lúdico e da percepção do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental e bases necessárias ao professor deste nível de ensino para tanto.
Letramento, alfabetização e ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental: conceitos, concepções e importância
A medida que a sociedade vai se tornando cada vez mais centrada na escrita e no alfabetismo, começa a surgir um novo fenômeno necessário para a incorporação da prática de leitura e escrita.
Pensar em alfabetização e letramento é remeter-se a diversas fronteiras as quais se delineiam os termos alfabetização e letramento. A alfabetização diz respeito à aquisição do sistema convencional de escrita e envolve a consciência fonológica e fonêmica, a identificação das relações fonema-grafema, bem como habilidades de codificação e decodificação da língua escrita. 
Já o letramento refere-se ao desenvolvimento de aptidões de uso do sistema convencional de escrita em atividades de leitura e escrita, vai além do domínio do código, estabelecendo enquanto técnica social, de uso do código escrito, em várias situações da vida do indivíduo.
Assim sendo; 
A alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonemagrafema, isto é, em dependência da alfabetização. (SOARES, 2004, p. 14.)
Cabe lembrar que o termo letramento agrega há pouco tempo o discurso de especialistas das áreas de educação e de lingüística. Foi na segunda metade do século passado, mais especificamente em 1986 por Mary Kato, no livro “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”, que o termo letramento surgia no cenário educacional brasileiro. 
Assim sendo é importante despertar o interesse dos educadores quanto a tarefa de alfabetizar, pois os mesmos devem ter uma postura consciente sobre a necessidade da formação constante, do estudo e da reflexão sobre a sua prática.
Buscando a partir das teorias a compreensão dos contextos históricos, sociais e culturais em que está centrado sua atuação, cooperando para que o educando reflita e seja sujeito consciente desta realidade, atuando nela e transformando-a. 
Entretanto compreende que a ação pedagógica deve-se relacionar com o processo de uma alfabetização lúdica na forma de brincadeiras, despertando o interesse das crianças, tornando este um processo significativo.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Básica.Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na alfabetização : concepções e princípios : ano 1 : unidade 1. Brasília : MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica.Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na alfabetização : concepções e princípios : ano 1 : unidade 2. Brasília : MEC, SEB, 2012.
BITTENCOURT, Glaucimar Rodrigues; FERREIRA, Mariana Denise Moura. A importância do lúdico na alfabetização. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade da Amazônia,Belém, 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.Alfabetização e letramento na infância. Programa Salto para o futuro. TV Escola: Boletim 09, jun. 2005.
SOZIM, M.M.Alfabetização e letramento: uma possibilidade de intervenção. Revista Conexão,Ponta Grossa, v.4 , p. 44-48, 2008.
VARGAS, J.C.; FELLER,E.L.; GUTERRES, C. R.J. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: a contribuição dos jogos, brinquedos e brincadeiras de diferentes épocas. Travessias: revista eletrônica de pesquisas em educação, cultura, linguagem e artes da Unioeste,Cascavel, v. 6, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2011.
Vídeos - Salto para o futuro
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa TV Escola - Salto para o Futuro. Alfabetização e letramento: os desafios contemporâneos(Alfabetização, leitura e escrita). Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22241 >.Acesso em: 10 dez. 2013.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa TV Escola - Salto para o Futuro. Alfabetização: uma perspectiva histórica. (partes 1, 2 e 3). Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do>. Acesso em: 10 dez. 2013.

Continue navegando