Buscar

HIV (Síndrome da Imunodeficiência Humana - SIDA)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIV/ AIDS
Ac. ENF: Carolina m eisenhut, Orlandinho soder e teresinha
Prof. Silvana dos Santos Zanotelli
O que é HIV?
 HIV é a sigla em inglês do "Vírus da Imunodeficiência Humana". Causador da aids e ataca o sistema imunológico. HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
 A AIDS, sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV.
O que é AIDS?
Como o HIV provoca imunossupressão?
Imunossupressão é o nome dado à queda das defesas do nosso sistema imunológico, que é o responsável por nos proteger de infecções causadas por germes, como vírus, bactérias e fungos.
Lento e Gradual
(assintomático)
O HIV (vírus) age infectando e destruindo os linfócitos CD4.
OBS:. Um paciente só é considerado como portador de AIDS quando o vírus HIV tiver atacado e destruído uma quantidade tão grande de linfócitos que o sistema imunológico já encontra-se debilitado. Com poucos linfócitos viáveis, o organismo se torna mais vulnerável a infecções, ficando susceptível a diversos tipos de vírus, bactérias, fungos e até tumores.
Sintomas:
O vírus HIV em si, provoca poucos sintomas. 
Infecção aguda pelo HIV 
Febre 38 – 40 graus
 Mal-estar
Indisposição
Cefaleia 
Dor nas articulações
Manchas de RASH - costumam durar 5 a 8 dias.
Teste para HIV
Estima-se que mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo estejam atualmente contaminadas com o vírus HIV. Anualmente, entre 2,5 e 3 milhões de novas pessoas se infectam com o vírus.
Cerca de 1/3 dos indivíduos contaminados  não sabem que são portadores do HIV, pois nunca realizaram um teste para o diagnóstico, chamado sorologia para o HIV.
 Sorologia para HIV ELISA (Enzyme-Linked Immunoabsorbent Assay) - a detecção de anticorpos específicos no sangue. 
ELISA NEGATIVO PARA HIV:  sempre que um paciente faz uma sorologia para HIV e o ELISA é negativo, este resultado é liberado para o paciente sem necessidade de outros testes. O protocolo indicado é fornecer o resultado com a seguinte frase: “Amostra Não Reagente para HIV”.
ELISA POSITIVO PARA HIV:
– Western blot – 99,7%
– Imunoblot
– Imunofluorescência indireta para o HIV-1
ELISA INDETERMINADO – Repetir exame
AIDS
O HIV ataca e destrói as células de defesa chamadas linfócitos CD4. A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS) é um quadro de imunossupressão causado por níveis baixos de linfócitos CD4, o que favorece o surgimento de infecções oportunistas.
Ter uma contagem de linfócitos CD4 menor que 200 células/mm3;
As doenças mais típicas da AIDS são a candidíase de esôfago, a tuberculose (que na forma pulmonar pode ocorrer também em pessoas sem HIV), o Sarcoma de Kaposi, a toxoplasmose cerebral, a pneumonia pelo fungo P.carinii e a citomegalovirose.
 Transmissão
O vírus está presente no sangue, leite materno, sêmen e secreção vaginal, a doença pode ser transmitida de várias formas:
Sexo sem camisinha, por ser vaginal, anal e oral;
De mãe infectada para o filho durante a gestação;
Uso de seringa contaminada por mais de uma pessoa;
Transfusão de sangue contaminado com HIV;
Prevenção
Camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, tanto a masculina quanto a feminina;
Não compartilhar seringas e outros objetos que furam ou cortam;
Agulha, alicates, entre outros;
Fazer acompanhamento durante a gravidez;
Usar luvas.
 Tratamento
Medicamentos antirretrovirais
 TENOFOVIR + KALETRA + ABACAVIR + LAMIVUDINA – 2000,00 reais 
SUS - Gratuito
Não tem cura e Mata!
O que leva ao óbito são as doenças oportunistas adquiridas devido a imunossupressão.
Curiosidade
Quanto tempo o vírus pode sobreviver fora do organismo humano?
O vírus é bastante sensível ao meio externo, estima-se que ele possa viver em torno de uma hora fora do organismo humano.
 “Coquetel do dia seguinte”
A chamada profilaxia pós-exposição, também conhecida como coquetel do dia seguinte, tem como base uma combinação de três medicamentos antirretrovirais e deve ser iniciada até 72 horas após o evento considerado de risco e mantido durante 4 semanas.
Referências
Disponível em: http:///www.mdsaude.com/2009/07/sintomas-hiv-aids-sida.html Acesso em: 15/08/2017
Disponível em: http://giv.org.br/HIV-e-AIDS/O-Que-%C3%A9-a-AIDS/index.html Acesso em: 15/08/2017
Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/18876-sintomas-de-hiv-conheca-as-diferentes-fases-da-doenca Acesso em: 15/08/2017
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/12/01/coquetel-do-dia-seguinte-pode-evitar-infeccao-pelo-hiv-mas-estrategia-e-pouco-difundida-no-pais.htm Acesso em: 15/08/2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais