Buscar

educacao nutricional pre escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PREVALÊNCIA, FATORES ETIOLÓGICOS E TRATAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL PRÉ ESCOLAR
Nos últimos anos, o interesse sobre os efeitos do ganho de peso excessivo na infância tem aumentado consideravelmente .Na idade pré-escolar, a ocorrência precoce da adiposidade corporal e um ganho de peso rápido representaram fatores de risco devido ao fato que o desenvolvimento da celularidade adiposa neste período ser determinante nos padrões de composição corporal de um indivíduo adulto.
A obesidade é uma das enfermidades nutricionais que mais têm apresentado aumento de sua prevalência, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Em relação aos fatores etiológicos relacionados com o desenvolvimento da obesidade na infância são determinantes o desmame precoce, introdução de alimentos inadequados e a inatividade física.
Para o tratamento do obeso infantil, é importante a atuação de equipe multiprofissional (médico, nutricionista, psicólogo, e o educador físico). Existem, porém, algumas recomendações gerais a serem seguidas: dieta balanceada que determine crescimento adequado e manutenção de peso; exercícios físicos controlados além do apoio emocional individual e familiar. Para melhores resultados no tratamento é importante a cooperação dos pais. A escola tem papel fundamental ao modelar as atitudes e comportamentos das crianças sobre a atividade física e nutrição.
Ambientes infantis têm sido relativamente desatenciosos na luta contra a obesidade infantil, mas estão se tornando cada vez mais importantes com a percepção de que os hábitos alimentares das crianças não são apenas formados em casa, mas também pela convivência em um ambiente escolar. Durante os anos pré-escolares, os padrões alimentares das crianças estão em desenvolvimento ainda, e muitas vezes precisam de incentivo para comer refeições e lanches saudáveis. Nessa fase é a melhor forma de educar as crianças sobre os princípios da boa nutrição .
Com a educação nutricional, torna-se possível motivar a curiosidade e o interesse das crianças pelos alimentos e mostrar a importância de cada um para a saúde humana. Nessa fase que os pré-escolares apresentam maior facilidade em assimilar conceitos e aprender as normas sociais de comportamento inclusive o alimentar. Estratégias de educação nutricional tornam-se fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem sobre nutrição, pois prendem a atenção do ouvinte e fazem interagir por meio das atividades .
A formação dos hábitos alimentares na infância sofre a influência dos fatores fisiológicos e ambientais. A experiência com diferentes sabores inicia-se desde a gestação e a lactação. Para facilitar a aceitação dos novos alimentos, as crianças devem ser expostas a diferentes tipos de alimentos com freqüência a partir dos seis meses.
Fatores fisiológicos: Experiências intra-uterinas, Paladar do recém-nascido, Aleitamento materno, Neofobia, Regulação da ingestão de alimentos.
Fatores ambientais: Alimentação dos pais, Comportamento do cuidador, Condições sócio- econômicas , influência da televisão, Alimentação em grupo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
A FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO DE ALGUNS ASPECTOS ABORDADOS NA LITERATURA NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. Disponível em: <https://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/Hinfancia.pdf.
Efeitos da educação nutricional em pré-escolares: uma revisão de literatura. . Disponível em:http://www.escs.edu.br/pesquisa/revista/2013Vol24_2_6_Efeitoseducacao.pdf

Continue navegando

Outros materiais