Buscar

Prova discursiva Fundamentos Filosoficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 
Leia o fragmento de texto a seguir: Prova discursiva
"Como já afirmamos, durante a Idade Média a filosofia não era vista como uma disciplina particular, mas como o conjunto das disciplinas científicas. A obra de Boécio não somente não foge a essa regra. Mais do que isso, constitui um esforço para determinar o lugar da teologia cristã entre as ciências antigas. Esse lugar, Boécio encontrou interpretando os escritos de Aristóteles".
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, é possível dizer que durante o período medieval a filosofia tratou de muitos tópicos tratados pelos filósofos da Antiguidade. Cite, no mínimo quatro deles, relacionando-os com a religião:
Resposta: O que é o ser?; Qual é a natureza do pensamento?; Qual é o sentido da vida?; Qual é o fundamento dos valores?. Todos os pensamentos dizem respeito à relação entre a razão humana, conhecimento da verdade e a motivação da fé.
leia o fragmento de texto a seguir:
"Foucault [...] destaca que as disciplinas são um mecanismo de poder que controla o corpo social em seus elementos mais tênues: os indivíduos. Trata-se de uma técnica de poder cujo efeito é o de individualização e que responde às questões de como vigiar alguém, de como controlar sua conduta, seu comportamento, suas atitudes, de como intensificar seus rendimentos, de como multiplicar suas capacidades, de como colocar seu corpo em um lugar que seja mais útil".
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro Fundamentos filosóficos da educação, é possível afirmar que, a partir do conceito de disciplina, Foucault identifica características comuns a diversas instituições sociais. Quais instituições são essas? Cite-as.
Resposta: As instituições sociais eram, hospícios, hospitais, o exército, prisões e a escola.

Outros materiais