Buscar

slide embrio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

13º a 20º semana
13º semana de gestação
1- se for menina já tem alguns óvulos sendo produzidos.
2- Sua bexiga urinária já funciona normalmente, como ele ingere líquido amniótico a cada 30 minutos é normal ele eliminar através da urina.
14º semana de desenvolvimento
1- Seus órgãos sexuais estão bem definidos e já é possível verificar através do exame de ultrassom. Falando nisso, as 14 semanas de gravidez, é o limite para realização do exame de translucência nucal.
2- Como os cabelos já surgiram nas semanas anteriores, agora já possui uma pequena camada de pêlos que forma a sobrancelha e pequena penugem por toda extensão do corpo.
3- O cordão umbilical já se desenvolveu e agora é o responsável por levar a nutrição e oxigenio para o bebê.
15º semana de gestação
1- Seus dedos já estão formados e separados. O bebê já chupa seus dedinhos.
2- O tubérculo genital fetal está quase formado e é possível dar palpites sobre o sexo durante a realização do ultrassom.
3- O bebê pode se mexer muito, algumas vezes a mamãe tem a impressão de um peixinho se mexendo por dentro, outras vezes pode ser apenas uma sensação diferente.
Está do tamanho de uma maçã.
16º semana de desenvolvimento
1- Suas unhas continuam em processo de formação e as orelhas já estão no local correto da cabeça. Porém, os olhos continuam seu caminho rumo a fronte. Além disso, seu bebê começa a desenvolver o sentido do paladar. Isso porque, nesta idade, as papilas gustativas já estão desenvolvidas e surgem as primeiras preferências. Ele faz caretas e para de engolir quando uma gota de qualquer substância amarga é introduzida no líquido amniótico, enquanto uma gota de substância doce, provoca a aceleração da ingestão do líquido.
2- Agora ele esvazia a bexiga a cada 40 ou 45 minutos e surgem os primeiros movimentos, pois seus principais músculos estão reagindo aos estímulos cerebrais. 
17º semana de desenvolvimento
1- Os bebês, mesmo durante a sua estadia intra-uterina, já se revelam uns brincalhões! É possível que, por sua altura, alguns já tenham descoberto o seu primeiro brinquedo: o cordão umbilical. De facto, puxar e agarrar o cordão umbilical é a sua brincadeira favorita. Por vezes, o feto pode agarrar o cordão com tanta força, que o oxigênio passa em menores quantidades que o normal. Porém, não é preocupante dado que o espaço de tempo em que o feto agarra o cordão é demasiado limitado para ser prejudicial.
2-Abaixo da pele do seu bebê estão se formando depósitos de gordura na cor castanho. Isto lhe ajudará a manter a temperatura corporal quando nascer e no final da gravidez corresponderá de 2 a 6% de seu peso. 
18º semana de desenvolvimento
1- Seu bebê mede cerca de 14 centímetros, contando do alto da cabeça até o bumbum, e pesa quase 200 gramas. O peito dele imita o movimento da respiração, mas ele não inspira ar, e sim o líquido amniótico.
2- Intestino grosso e muitas glândulas digestivas estão se desenvolvendo cada vez mais. O intestino começa a formar o mecônio, que são as primeiras fezes. O feto engole o líquido amniótico, que passará pelo estômago e intestino, sendo em seguida, combinado com células mortas e secreções para formar o mecônio.
3- Impressões digitais começam a desenvolver-se através do acumulo de gordura nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, que posteriormente serão transformadas em linhas onduladas e únicas.
19º semana de desenvolvimento
1- Com 19 semanas o rosto do bebê está em contínuo desenvolvimento e uma pequena camada de pelos macia passa a cobrí-lo. As sobrancelhas e cílios começam a crescer. As pálpebras já estão formadas, mas os olhos do bebê ainda não estão abertos, apesar de já ser capaz de perceber a luz intensa fora do útero. O cabelo começa a nascer, mas a cor e a textura podem alterar após o nascimento.
2- Se já sabe o sexo do bebê, caso seja uma menina, ela já possui o sistema reprodutivo estabelecido com órgão genital, útero, trompas de Falópio e aproximadamente 6 milhões de óvulos primitivos nos ovários. Quando o bebê nascer, esse número será reduzido para 1 milhão e já não produzirá mais óvulos durante toda a vida.
3- Para o cérebro é uma fase muito importante pois irá desenvolver os sentidos, designando áreas específicas para o paladar, olfato, tato, audição e visão.
20º semana de desenvolvimento
1- Quanto ao desenvolvimento do bebê com 20 semanas de gestação é esperado que sua pele esteja vermelho-clara e um pouco de cabelo pode aparecer na cabeça.
2- Alguns órgãos internos estão se desenvolvendo rapidamente, mas os pulmões ainda estão imaturos e as pálpebras ainda estão fundidas e por isso não consegue abrir os olhos.
3- Braços e pernas já estão mais desenvolvidos e pode-se observar uma fina sobrancelha, através do exame de ultrassom morfológico que deve ser feito, idealmente, entre as 20 e as 24 semanas de gestação.
ALUNOS: ANA CLARA, BEATRIZ SILVA, ELENISE, GIOVANNA, REBECCA E RUBENS
DATA: 17/11/2017
ORIENTADORA: FERNANDA
EMBRIOLOGIA E GENÉTICA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais