Buscar

G1 Aventura Sociológica

Prévia do material em texto

1 – QUESTÃO SOBRE O TEXTO LONDRES E PARIS NO SÉCULO XIX 
 Algo relacionado ao surgimento da sociologia e da diferenciação entre o contexto dessas cidades.
Ao passo que em Londres se analisava a multidão com vistas ao aspecto econômico, em Paris a observação da coletividade constituía-se essencial ao viés político. A pobreza e a violência constituíam a maior preocupação do governo londrino, pelo que foram criadas as chamadas “workhouses” objetivando diferenciar o ‘homem pobre’ do ‘vagabundo’. Já na capital francesa, a preocupação estava voltada ao surgimento de um movimento revolucionário nos seios da sociedade, de sorte que se mostrou necessário o mapeamento dos costumes e cotidiano dos pobres para que fosse possível evitar a revolução. 
Nesse sentido, a observação da multidão foi utilizada como ferramenta para a compreensão dos costumes e hábitos sociais das populações londrina e parisiense. E é daí que surge a sociologia, desse momento histórico em que há a fundamentalidade de compreender o indivíduo no meio social, já que as forças impessoais (multidões, coletividade) ficam evidentes nessas grandes cidades.
2 – QUESTÃO SOBRE O TEXTO HOMO HIERARCHICUS
Sobre a apercepção sociológica.
A apercepção sociológica é a percepção consciente, por parte do indivíduo, da grande influência que a sociedade exerce sobre ele. Apercepção esta que atua, nitidamente, contra a visão individualista do homem. Consoante exposto por Louis Dumont em seu texto, “a consciência individual provém do adestramento social”. O indivíduo já age com uma ideia na cabeça, e, mesmo quando produz novos pensamentos, já o faz guiado por categorias impostas pela sociedade. Se retirado o material social do indivíduo, ele não será nada mais que uma virtualidade de organização pessoal.
3 – QUESTÃO SOBRE O TEXTO DO FOUCAULT – A VERDADE E AS FORMAS JURÍDICAS
Sobre as instituições disciplinares, ou algo do gênero.
Vivemos em uma sociedade onde reina o panoptismo. O panoptismo é a forma de poder que se exerce sobre os indivíduos em forma de vigilância individual e contínua e em forma de correção, isto é, de formação e transformação dos indivíduos em função de certas normas.
As instituições disciplinares – escolas, hospitais, prisões, fábricas – podem ser também chamadas de instituições de sequestro, que têm obsessão por disciplinar e controlar os indivíduos. A todo o tempo visam fixar o cidadão – não mais excluí-lo, como tinha por objetivo a reclusão do século XVII -, contudo, apreendendo seus corpos para transformá-los em força de trabalho e apreendendo suas mentes visando dali extrair um saber. Vale destacar que, por óbvio, valendo-se desse controle exercido sobre o indivíduo, tinham também objetivos políticos e econômicos e chegavam a exercer também um certo poder judiciário sobre os cidadãos.
4 – QUESTÃO SOBRE O MANIFESTO COMUNISTA – MARX
Algo relacionado ao elogio à burguesia, sua importância.
Historicamente, a burguesia desempenhou um papel revolucionário. Ela substituiu a exploração encoberta pelas ilusões religiosas e políticas, pela exploração aberta, única, direta e brutal. Converteu o homem de ciência (médicos, advogados, padres) em trabalhadores assalariados. (Burguês – dono de meio de produção / Proletário – vende sua mão de obra de trabalho). O dono de produção, e só ele, pode ser considerado um burguês. Independe do seu estilo de vida, se ganha muito ou pouco, e sim como se ganha. Se for trabalhador assalariado, vendendo sua mão de obra, independente de quanto ganhe, é proletário.
A burguesia durante seu domínio criou forças produtivas mais poderosas e colossais do que todas as gerações em conjunto. (Subordinação às forças da natureza ao homem, a maquinaria, a navegação a vapor, as vias férreas)
Marx e Engels relatam a burguesia: “Ela suprimia cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da população. Aglomerou as populações, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos”.
“Com o desenvolvimento da burguesia, isto é, do capital, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos operários modernos, que só podem viver se encontrarem trabalho, e que só encontram trabalho na medida em que aumenta o capital”.
QUESTÃO DO TEXTO “A IDEOLOGIA ALEMÔ – MARX
Algo relacionado ao surgimento da consciência, relações de produção, forças produtivas.

Continue navegando