Buscar

Tecnologia Teste mod.04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O uso da Tecnologia na educação
Atualmente a internet é uma das ferramentas mais utilizada pelo homem moderno e contribui ainda mais para a construção de um mundo globalizado onde os saberes culturais são compartilhados a uma velocidade que faz com que o planeta pareça menor. Tudo isso se deve à ampliação do acesso das tecnologias da informação e comunicação, as chamadas TIC.
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem ser definidas como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum, são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no sector de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino-aprendizagem).
A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação. 
As Tecnologias da Informação e Comunicação vieram ocupar um lugar de destaque na sociedade moderna, de tal forma que, nenhum ser humano residente em zona urbano ou rural, vive sem essas ferramentas.
 Hoje em dia elas fazem parte da vida de todos direta ou indiretamente, causaram e causarão grandes mudanças, impactos sobre a sociedade contemporânea. Muitos se deparam com as dificuldades apresentadas por elas, pois para dominá-las, faz-se necessário um acompanhamento minucioso, para não ficar de fora desse “novo mundo” 
 A popularização e expansão da internet potencializou o uso das TIC nos diversos setores da sociedade, trazendo mudanças na forma das relações econômicas, sociais e culturais. 
Todo esse dinamismo cultural que afeta a sociedade repercute na escola e na educação também, sente os efeitos da ampliação desses mecanismos tecnológicos. Uma prova disso é o crescimento do ensino à distância no país, por exemplo. À informatização das unidades públicas escolares em todo Brasil vem aumentado, contudo, o processo de incorporação de instrumentos multimidiáticos por parte das escolas ainda é lento e tem encontrado uma série de dificuldades na sua implantação.
Isso porque as tecnologias entram nos ambientes escolares contrastando com os antigos modelos existentes. É o “novo” contrastando com o “velho” e o novo assusta. Assusta porque desafia aqueles que já estão acomodados a saírem de sua zona de conforto, desequilibra as estruturas existentes para que essas venham a ser construída de uma nova forma.
 Isso exige trabalho árduo: demolir, limpar, planejar um novo projeto e pôr em prática. Requer mudança de paradigmas que estão há tanto tempo engessados tornando-se monumentos cultuados como absolutos, inquebráveis, inquestionáveis. 
Novas tecnologias devem fazer parte do cotidiano escolar como é o livro, o quadro negro e o giz., estas oferecem todos os tipos de ferramentas novas e altamente eficientes para que os alunos possam aprender, uma transformação muito proveitosa tanto para aluno como para professor.
Com isso, todos saem ganhando, já que o tempo de aula passa a ser mais bem aproveitado, as semanas e meses rendem mais e todos se sentem mais envolvidos e pertencentes àquela realidade que a tecnologia permitiu criar por meio das suas ferramentas.
Os professores podem utilizar as ferramentas e os recursos digitais na educação, principalmente a internet como o apoio para pesquisa, para realização de atividades discentes, para comunicação com os alunos e dos alunos entre si, para integração entre grupos dentro e fora da turma, para publicação de páginas web, blogs, vídeos, para participação em redes sociais entre muitas outras possibilidades. 
A forma como cada profissional utilizará a tecnologia em suas salas varia bastante de acordo com as experiências, recursos e estrutura organizacional.
Temos como recursos e ferramentas mais recentes,
Tablets
A utilização de tablets em sala de aula já é uma realidade em algumas escolas da rede pública e privada do país.
Lousa Digital
Além da função básica de escrita, permite a abertura de programas específicos para essa plataforma, com ferramentas úteis para professores de todas as matérias.
Além disso, a lousa digital permite a reprodução de vídeos, músicas, fotos e o desenvolvimento de atividades personalizadas, facilitando o entendimento dos conteúdos por parte dos alunos de uma forma que dificilmente seria possível em uma lousa convencional.
Celular: 
Aproveitar os recursos tecnológicos pode ser possível até mesmo com as ferramentas que cada aluno possui. O uso desses recursos em sala de aula não é obrigatório, mas a adequação ao uso desse tipo de tecnologia é primordial para que seja possível acompanhar as demandas e necessidades do estudante.
Tais recursos não têm por finalidade substituir a presença do professor, mas auxiliá-lo na mediação eficiente do conhecimento, ajudando a otimizar o tempo em sala de aula e melhorando sua qualidade no exercício profissional
Para o uso destas ferramentas e necessário que se ofereça os recursos que contribuam para o trabalho do professor em atividades que ele já realiza dentro de sala, faz com que ele se sinta mais confortável em um primeiro momento, investindo na sua constante formação, pois antes de ensinar, os professores precisam aprender como usar e se familiarizar com as novas tecnologias. Estar atualizado sobre os avanços tecnológicos e novos recursos disponíveis sempre.
“O professor precisa passar pelo processo que quer fazer seus alunos passarem. E o diretor precisa recriar esse ambiente usando tecnologia para dar mais confiança e segurança para os docentes
É fundamental que o professor se torne mediador e principalmente orientador na aprendizagem mediada pelas novas tecnologias, pois é seu papel criar novas possibilidades para ensinar e aprender
 O professor ao não se apropriar das tecnologias e não perceber os ganhos reais para a prática pedagógica com estas ferramentas, com certeza elas serão apenas um amontoado de caixas nas escolas, ele é o ator central do processo de inserção das tecnologias na escola.
“Mesmo que todos os alunos tenham computadores, se o professor não é capaz de fazer uma relação educativa consistente do seu trabalho com as ferramentas, nada funcionará. 
O professor é o elemento mais importante, é o mediador e principalmente orientador na aprendizagem mediada pelas novas tecnologias, ele é quem dá o sentido pedagógico às coisas, pois é seu papel criar novas possibilidades para ensinar e aprender
 Qualquer recurso tecnológico tem de ser dominado por ele primeiro.
Para esta atividade ser producente, antes de qualquer coisa ele precisa conhecer a classe de alunos, isto é uma parte importante do trabalho, já que torna mais fácil o entendimento acerca de quando, e como intervir no processo de aprendizagem da turma, pois ele poderá analisar o desempenho de cada um e intervir da melhor forma possível, esta tecnologia lhe fornece condições precisa para esta intervenção, neste aspecto tem muito a contribuir. 
Muitos recursos tecnológicos oferecem relatórios de aprendizagem, mostrando, de maneira individual ou coletiva, em que pontos da matéria os alunos têm maior índice de acertos e em quais outros precisam estudar mais.
O computador ligado a internet propicia ao professor atuar de forma diferente em sala de aula, é possível instigar os alunos a desenvolver pesquisas, investigações, criticas, reflexões, aprimorar e transformar ideias e experiencias.
 Não é preciso que professores se tornem donos da verdade e do conhecimento, mas sim parceiros de seus alunos, andando juntos em busca de um mesmo proposito o conhecimento e a aprendizagem. Essa atuação leva os profissionais da educação a se desprender do livro didático, que deixa de ser o guia da pratica do professor.
Docentes que resistem à inclusão da tecnologia em sua pratica pedagógica acabam por tornarem-se obsoletos. Por outro lado, professores capazes de tirar proveito dos benefícios quea tecnologia pode trazer aos processos de ensino e aprendizagem são capazes de atuar de maneira mais atraente e inovadora junto aos seus alunos.
Atualmente o professor não é um mero propagador de conhecimento, mas sim ambos (aluno e professor) são parceiros do ensino-aprendizagem, o professor tem o papel de planejar a aula de acordo com a necessidade de seus alunos e estes também têm seu papel que é contribuir com aquilo que deseja aprender, como por exemplo, o tema a ser abordado, no qual se leva em conta dúvidas, curiosidades, indagações, conhecimentos prévios, valores, descobertas, interesses.  
O professor é desafiado a conhecer seu aluno, este não é mais apenas um aprendiz de conteúdo, temos uma situação que não é mais o professor o único a planejar as aulas para os alunos executar, e sim ambos trabalham em busca de aprendizagem, cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.
Acredito que é a partir do respeito e da confiança que aluno e professor caminharão para uma escola nova e avançada,
Não há mais como omitir ou negar o benefício que as tecnologias podem oferecer ao processo de ensino e aprendizagem, devendo o professor se apropriar delas de forma a potencializá-las enquanto ferramentas que propiciem práticas pedagógicas significativas de construção e transformação. Precisa planejar minuciosamente a sua utilização, criando situações de aprendizagens a fim de não se tornar só mais um modelo de ensinar.

Outros materiais