Buscar

Metodologia de Esportes Coletivos - Handebol

Prévia do material em texto

Metodologia de Esportes Coletivos-Handebol
Acadêmicos: Anderson Bier, Cláudia E. Lemke, Fábio Ávila Silva, Janaína Ozório e Mônica Mousquer.
Passe:
1º Exercício: os alunos dispostos em duas colunas de quatro componentes cada coluna, uma de frente para a outra, executando passes do tipo: longo, curo, quicado, pelo alto, pela lateral. O aluno dá o passe para a coluna da frente e corre para trás de sua coluna.
2º Exercício: os alunos dispostos em duas colunas de 6 componentes cada uma, uma de frente para a outra, onde os alunos trocam diversos tipos de passes, passam para o colega frente e após isso correm para a coluna da frente.
3º exercício: os alunos estão dispostos em seis colunas onde ficam de frente uma para a outra três colunas em linha, onde os alunos trocam passes entre si na diagonal, passando a bola e se direcionando para a coluna que passou a bola.
4º exercício: dividir o grupo em trios onde cada trio executara passes por trás dos quadris, eles estarão dispostos em um triangulo.
1º jogo: os alunos serão divididos em dois grupos e cada grupo receberá uma bola diferente da do jogo, os alunos deverão trocar passes com essas bolas, cada qual com a bola do seu time, além de acontecer o jogo normalmente com a outra bola.
2º jogo: dividindo-se a turma em dois grupos onde cada grupo terá um colega no centro da quadra, onde só poderá ocorrer o gol quando a bola passar por este colega.
Drible:
1º exercício: cada aluno com uma bola executa dribles quicados espalhados pela quadra;
2º exercício: os alunos em duplas um de frente para o outro onde um aluno vai driblando a bola e o outro tenta marca-lo.
3º exercício: os alunos em trios, onde abrem se cada aluno em uma lateral e um aluno no meio o aluno da lateral vem driblando até o meio onde executa um passe para o colega e desloca-se para o local onde passou e assim fazem os demais.
4º exercício: em trios, cada trio com uma bola, onde os alunos permanecem dispostos um na lateral um no meio e o outro na outra lateral da quadra, um aluno das laterais vem com a bola quicando, executa uma finta no aluno do meio e tenta passar a bola para o aluno da outra lateral.
1º jogo: acontece um jogo com quatro equipes dispostas em quadra, onde estão duas bolas em jogo, os alunos deverão para marcar o ponto entrar dentro da área delimitada quicando a bola.
2º jogo: jogo das três equipes, onde uma equipe fica ao meio da quadra e esta esta encarregada somente de marcação, as outras equipes que jogam o jogo , só marcarão o ponto quando passarem da meia quadra de posse da bola, sendo que um aluno deverá passar com a bola, de seu domínio, quicando por exemplo, ela não poderá ultrapassar a quadra com um passe.
Recepção:
1º exercício: cada aluno com uma bola, joga a bola para cima e bate palmas e recebe a bola novamente;
2º exercício: o aluno com uma bola, quica a bola no chão dá um giro e pega ela de volta para si.
3º exercício: em duplas, cada dupla com uma bola, um de frente para o outro, ou lateralmente, em deslocamento trocam passes enquanto o outro recepciona a bola.
4º exercício: em duplas, cada dupla com uma bola, há uma distancia de uns 4 metros mais ou menos, um aluno fica de costas para o que esta com a bola, este faz o sinal de foi e neste momento arremessa a bola para o colega, que deverá girar e receber a bola.
1º jogo: acontece um jogo onde estão dispostas três equipes em quadra, onde há um cone em cada canto da quadra, para pontuar as equipes deverão receber a bola, atrás dos cones.
2º jogo: jogo onde quem recebe a bola permanece parado, não podendo movimentar-se apenas podendo tocar a bola e após isso acontece o jogo normal.
Arremesso:
1º exercício: três colegas onde um destes será o pivô que ficará de costas para o gol imaginário, ou para um cone, os dois colegas trocaram passes e após isso tocaram a bola para esse colega que girará e arremessará marcando o ponto ou acertando o cone.
2º exercício: em duas colunas em cada meta da quadra, os alunos trocam passes onde um dos alunos finalizará ao gol, dentro de um dos bambolês amarrados em diversas partes da meta.
3º exercício: em um coluna disposta em cada meta ou em diversos cones espalhados, o alunos toca a bola primeiramente para o professor, que devolvera a bola e o aluno deverá saltar sobre uma linha onde ele arremessará ao gol, após isso, quem vai para o lugar do professor é o aluno que arremessou.
4º exercício: em diversas colunas espalhadas pela quadra com um cone a cerca de uns 6 metros da coluna, o aluno vem quicando a bola, salta por dentro dos bambolês , três bambolês para os três passes e então tenta arremessar no cone.
1º jogo: acontece um jogo com dois grupos de alunos, onde o aluno poderá arremessar somente das zonas marcadas com giz no chão.
2º jogo: acontece um jogo com duas equipes , onde um aluno receberá um colete e somente este poderá arremessar no gol, vai mudando o aluno de colete de tempo em tempo.
Progressão:
1º exercício: colocam-se os alunos na meia quadra de ataque, onde enfrentaram situações de 4x3 onde os alunos com quatro dispõem da posse de bola e os alunos com três tentaram roubar a bola.
2º exercício: colocam-se quatro alunos em linha na frente da área e mais quatro alunos na meia quadra de frente para estes, cada aluno da meia quadra é responsável por um dos alunos da linha da área, o goleiro alcança a bola para um dos alunos da linha da área, o aluno que marcava este vem correndo e passa pelo cone que esta dentro da área, enquanto isso os demais atacam temporariamente quatro contra três, ate este que fez o contorno retornar a marcação.
3º exercício: os alunos dispostos como no exercício anterior, so que desta vez a bola é lançada para os alunos da linha da meia quadra, estes atacaram quatro contra quatro.
4º exercício: os alunos são dispostos em colunas ao lado de cada meta, cada aluno terá uma bola, inicialmente sai dois alunos contra um aluno da outra equipe, depois que estes dois atacam saí um da coluna do aluno que marcava e atacam dois contra dois e assim sucessivamente até estarem atacado seis contra seis.
1º jogo: os alunos divididos em duas equipes, somente poderão avançar, os alunos deverão sempre progredir com o passe a frente ou na mesma linha, não podendo tocar ou passar a bola para trás da linha desta.
2º jogo: acontece o jogo com coringa, porém o coringa somente poderá ser acionado com o passe para frente, o passe para o coringa jamais poderá ser feito atrás da linha da bola.

Continue navegando